Digite abaixo o que você procura

Como as smart homes serão usadas após a pandemia do COVID-19

22 de junho de 2021

A pandemia do covid-19 certamente trouxe muitas mudanças para as vidas de todos, algumas temporárias, outras definitivas. A crise de saúde global que vivemos nos últimos dois anos mudou a forma das pessoas trabalharem, consumirem, se relacionarem e tantos outros aspectos do cotidiano, mas certamente o que acabou sendo mais marcante ao longo de todo este período foi o isolamento social.

Por vários meses grande parte da população se viu forçada a ficar isolada em casa para evitar a transmissão do vírus. Para muitos isso foi uma grande reviravolta na rotina, já que seu lar passou a ser o único ambiente no qual passava tempo. Nossa casa passou a ser um local de trabalho, de descanso, de lazer – tudo simultaneamente! Foi a partir dessa medida de precaução que as pessoas começaram a reconhecer a importância de investir mais em sua própria residência a fim de morar em um lugar cada vez mais prático e confortável.

É aí que entram as casas inteligentes. As pessoas estão ficando cada vez mais em casa e isso tende a continuar no pós-pandemia, então as vantagens das tecnologias smart serão mais atrativas e muitos passarão a investir na automação de suas residências.

O que é uma smart home?

Apesar de pouco a pouco estar sendo integrado em mais lares brasileiros, as casas inteligentes ainda são uma novidade e muitos não conhecem bem esse conceito. Trata-se de residências adaptadas para automatizar diversos comandos simples do dia a dia como lâmpadas, eletroeletrônicos, trancas e outros fatores, tudo através da internet com a ajuda das tecnologias smart.

A ideia de smart home não é tão inédita assim e desde a década de 1970 já existem tecnologias capazes de realizar essa função de automatização, mas claro que hoje elas já estão incontáveis vezes mais evoluídas e práticas. Antigamente eram necessários diversos acessórios que deveriam ser ligados por cabeamento, o que tornavam as coisas bem mais difíceis de se instalar, principalmente porque exigia uma boa adaptação da casa para receber tantos cabos. Hoje em dia basta ter uma boa rede Wi-Fi para poder usufruir de todo o conforto possível sem dificuldades.

As tecnologias smart são caracterizadas justamente pela sua necessidade de estarem conectadas constantemente à internet. Se tratando de uma casa inteligente, os dispositivos conectados àquela rede podem se comunicar através de uma única central de comando, que costuma ser nosso smartphone, permitindo assim controlar tudo diretamente pelo celular.

São vários os benefícios proporcionados por esses dispositivos, indo desde a comodidade de ter total controle da casa na palma da sua mão até garantir um lar mais seguro, sustentável e econômico. É uma questão de tempo até que a maioria das casas já estejam integradas com algum tipo de dispositivo inteligente e sem dúvidas a pandemia do covid-19 ajudou a alavancar ainda mais essa tendência.

Como serão as smart homes no pós-pandemia?

É impossível falarmos de pandemia sem abordar o home office. Consequência do isolamento social, muitas empresas se viram forçadas a adotar um sistema de trabalho remoto, com seus funcionários trabalhando de casa, e viram que essa prática funciona mais que o esperado. Com isso, é evidente que o home office permanecerá sendo parte da vida de muitos mesmo após o fim da pandemia e esse será um fator determinante na automação de suas residências.

As pessoas buscarão montar um ambiente de trabalho mais confortável em suas casas e, consequentemente, também poderão tirar proveito disso em outros aspectos. Montar uma sala com lâmpadas, ar condicionado e cortinas automáticas é uma das formas de transformar o lugar e deixar as coisas mais simples no dia a dia do expediente. Tudo indica que os assistentes virtuais também serão uma parte importante do processo, já que os comandos de voz disponibilizados por essas inteligências artificiais proporcionam uma facilidade ainda maior no controle desses dispositivos smart.

Outro ponto vantajoso é a economia de energia, já que esses dispositivos não só garantem recursos que evitam desperdícios, mas também consomem menos energia que um modelo tradicional. As lâmpadas inteligentes, por exemplo, são mais econômicas e ainda possuem funções de desligamento programado ou funcionamento em horários específicos, dessa forma impedindo que elas fiquem ligadas desnecessariamente.

A segurança também não deve ser ignorada, já que com tantas pessoas trabalhando em suas próprias casas, é de esperar que guardemos alguns equipamentos e eletroeletrônicos caros. A simples adição de trancas automáticas ou um sistema de alarmes já faz toda a diferença e ajuda a manter a residência mais segura, além de proporcionar mais tranquilidade para todos os moradores.

Esses são apenas alguns dos recursos que já podemos encontrar hoje para adaptar nossa residência e torná-la mais automatizada, mas essa é uma tecnologia que segue em constante evolução e certamente teremos muito mais em um futuro próximo. Confira nossa linha de dispositivos inteligentes e comece a automatizar sua casa agora mesmo!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente