Digite abaixo o que você procura

Smart Home: a casa do futuro ao alcance das suas mãos

19 de julho de 2021

Se você possui um pouco mais de idade, deve se lembrar dos Jetsons. Caso nunca tenha ouvido falar, era um desenho animado de uma família que vivia no futuro, numa sociedade onde a tecnologia e robôs servem e facilitam a vida dos humanos.

Quem que nunca desejou viver algo parecido no dia a dia, não é mesmo? A boa notícia é que isso é possível. O conceito de Smart Home, que busca deixar nossos lares cada vez mais inteligentes e automatizados, já é uma realidade, e é mais acessível do que muitas pessoas pensam.

Vamos te mostrar as principais tendências deste mercado e como você pode usufruir deste mundo futurístico nos dias de hoje no seu lar.

Comande a sua casa com muito mais conforto

A possibilidade de comandar o lar e realizar diversas tarefas sem precisar sair do sofá, ou nem ao menos estar no local, já é uma realidade. Tudo isso graças aos assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Alexa.

Esses softwares, que podem ser utilizados pelo smartphone ou em caixas de som, operam como uma central de comando, sendo conectados a demais produtos que possuam tecnologia IoT, como lâmpadas, câmeras e aparelhos eletrônicos inteligentes.

Dessa forma, é possível programar cenas ou fazer com que os aparelhos da sua casa trabalhem para você sem a necessidade de ações suas, como ligar ou desligar uma luz ou então programar a cafeteira para fazer o café todo dia na hora que você acorda.

Nesse sentido, uma ótima opção é o Smart Controle Universal. Ele permite que você possa controlar os aparelhos inteligentes da sua casa, como os oferecidos pela Positivo Casa Inteligente, pelo seu celular.

Conte com a ajuda de robôs

Por falar em trabalhar por você, que tal contar com a ajuda de alguns robôs? Já existem diversos modelos, como aspiradores de pó por exemplo, que fazem as mais variadas atividades totalmente sozinhos.

Por que perder tempo fazendo uma atividade chata se um robô pode fazer ela por você? Use o tempo livre para descansar, aproveitar com a família ou então focar em alguma tarefa mais importante.

TVs por todo lugar

As TVs foram um dos produtos que mais evoluíram nos últimos anos. Atualmente, as smart TVs já oferecem diversos recursos e vantagens, mas as fabricantes já estão desenvolvendo e oferecendo opções ainda mais surpreendentes.

Existem TVs que quando desligadas transformam suas telas em uma bela pintura, podendo atuar como quadros, ou então que possuem telas transparentes e podem ser instaladas inclusive nos banheiros.

Com cada vez mais recursos e designs diferenciados, esses aparelhos vão se tornar cada vez mais instalados nas casas, não apenas para ver o noticiário, mas para valorizar a decoração do ambiente.

Segurança de última geração

Uma smart home não oferece somente mais automação e beleza para o seu lar, mas também muito mais segurança. Já existem diversos sensores de movimentos, interfones inteligentes e câmeras que emitem alertas para smartphones quando algo suspeito é detectado, além de ser possível visualizar tudo o que está acontecendo a qualquer hora, em qualquer lugar.

smart-home-a-casa-do-futuro-ao-alcance-das-suas-maos

Nesse sentido, a Positivo oferece ótimas opções de produtos que podem deixar a sua casa muito mais segura. Ainda são oferecidos Kits que deixam o preço de cada aparelho ainda mais atrativo.

Mais cuidado com a sua saúde

O cuidado com a saúde também é um dos focos do smart home. Produtos como relógios inteligentes e balanças conseguem detectar e informar dados como a taxa de gordura, frequência cardíaca e até mesmo a qualidade do sono. Com isso, é possível ver quais áreas do seu corpo estão sendo afetadas negativamente e tomar as devidas precauções.

Usando o Food Tech para comprar alimentos

Se você não gosta muito de ir no mercado, vai adorar esse tópico. Já existem geladeiras inteligentes, que ajudam os moradores a ter um controle muito melhor e prático sobre o estoque de alimentos disponíveis.

Além disso, é possível realizar compras pela própria tela da geladeira ou de qualquer outra TV da casa, sem que seja necessário ir até um mercado. Assistentes virtuais ainda ajudam na hora de cozinhar, informando boas receitas e modos de preparo de praticamente qualquer prato. 

Vivendo numa realidade aumentada

A realidade aumentada tem sido um dos tópicos futurísticos que estão sendo desenvolvidos por grandes empresas nos últimos anos. Atualmente, existem alguns óculos e headsets que são usados por simuladores e até mesmo videogames para aumentar a experiência das pessoas com esses produtos.

A tendência é que num futuro próximo essas simulações se tornem ainda mais realistas, gerando oportunidades de encontros e demais experiências. Já imaginou realizar uma reunião numa sala virtual como se tivesse em uma empresa, mas com cada membro em sua casa? É bem provável que isso logo se torne possível.  

Construção inteligente

O conceito Smart Home está deixando de ser algo usado apenas para decorar ou dar um upgrade na sua casa, e se tornando algo usado na construção do próprio imóvel. Impressoras 3D já estão sendo usadas em construções, e cada vez mais arquitetos e engenheiros buscam construir espaços que recebam o máximo de recursos inteligentes possível.  

Links: Showmetch

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente