Consumo de energia elétrica consciente ajuda a equilibrar o orçamento…
Saiba porque as smart homes são o futuro das casas
Maior evento da América Latina do segmento confirma a tendência mundial de casas inteligentes
São Paulo recebeu no final de julho o maior evento B2B de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, celulares e TI da América Latina, a Eletrolar Show 2019. Em sua 14ª edição, a feira confirmou uma tendência mundial: o futuro das casas já está acontecendo e é inteligente.
“As pessoas querem ter suas casas ou empresas seguras e protegidas contra furtos. Querem sentir que estão próximas de seus familiares e animais de estimação, de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento”
José Ricardo Tobias – Head Positivo Casa Inteligente
Nós não ficamos de fora e apresentamos ao mercado a Positivo Casa Inteligente que atraiu milhares de olhares. “As smart homes dominaram e foram destaque isolado desta edição da Eletrolar, o que comprova que as pessoas estão buscando um novo jeito de viver e ele é bem mais confortável, prático e seguro”, conta José Ricardo Tobias, Head da Positivo Casa Inteligente.
Para se ter uma ideia da velocidade com que as casas conectadas estão avançando, 77% dos americanos imaginam que em menos de 10 anos as smart homes serão tão populares quanto os smartphones, os dados são da Intel Security.
SMART HOMES PARA TODOS
A ideia deste conceito é oferecer às pessoas mais conforto, praticidade e segurança em suas próprias casas. Como? Com tecnologia. Na prática, você pode instalar produtos que conectados à internet podem ser controlados à distância pelo celular.
Você escolhe, dentro da sua necessidade, o que quer tornar inteligente. São câmeras, fechaduras, plugs, lâmpadas, controles universais, sensores de presença e uma dezena de possibilidades.
“Pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente é possível ajustar a iluminação, ligar a televisão, desligar o ar condicionado e acompanhar o consumo de energia dos eletrodomésticos. Além de ter a certeza de que não esqueceu nenhuma janela aberta ou ferro de passar roupas ligado. As pessoas podem controlar a casa na palma da mão”, explica Tobias.
“As casas conectadas não só já são uma realidade como agora estão mais acessíveis para todas as pessoas”
José Ricardo Tobias – Head Positivo Casa Inteligente
Quer saber como é morar em uma smart home? Esse vídeo dá uma pitada de como é a rotina numa casa inteligente.
BENEFÍCIOS DE UMA SMART HOME
As vantagens em se ter uma casa inteligente são diversas e sentidas no dia-a-dia, mas entre as principais estão, com toda certeza, a segurança, a praticidade e a economia.
Segurança porque com as Smart Câmeras Wi-Fi você pode monitorar sua casa 24 horas por dia de onde estiver, além de contar com sensores de porta e janela que avisam caso alguém entre na casa, ou ainda lembram se você esqueceu de fechá-las. Você passa a contar com um sistema de segurança eficiente e acessível.
Quando o assunto é praticidade, nada bate as casas inteligentes, uma vez que é possível controlar todos os equipamentos por meio do celular, de qualquer lugar do mundo, além de contar também com o Smart Controle Universal, que acaba com aquela montoeira de controles espalhados pela casa e que nunca são encontrados quando precisamos.
E, para fechar o combo de benefícios, a economia não podia ficar de fora. Quando você passa a controlar e programar o uso dos seus eletrodomésticos com o Smart Plug Wi-Fi, isso garante uma economia de energia significativa no fim do mês.
Com esta iniciativa, a Positivo Casa Inteligente democratiza o acesso à automação residencial com uma linha acessível para todas as pessoas.
CASAS INTELIGENTES E O MERCADO DE IoT
O termo inglês IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas ainda está se popularizando no Brasil, mas de modo prático ele se refere à conexão digital dos objetos; uma extensão da internet que possibilita dar “vida” aos mais variados equipamentos. E é este mercado que em 2022 projeta movimentar, em todo mundo, US$ 1 trilhão, segundo dados da IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria das indústrias de tecnologia e telecomunicações – o que equivale a quase a metade do produto interno brasileiro.
De olho neste segmento e seguindo a estratégia de diversificação do grupo, é que a Positivo Casa Inteligente marca sua entrada neste mercado. “Mesmo este termo ‘internet das coisas’ sendo muito amplo e complexo; estudando o comportamento do consumidor, percebemos que eles têm sede por inovação, principalmente na área de segurança, e é por isso que fizemos esta aposta de tornar a IoT mais acessível a todas as pessoas”, afirma Norberto Maraschin Filho, Vice-presidente de Negócios de Consumo da Positivo Tecnologia.
“Criamos um fundo para investir em inovação, analisamos mais de 100 startups e compramos algumas delas. Queremos fazer esse negócio [IoT] dar certo”
Norberto Maraschin Filho, Vice-presidente de Negócios de Consumo da Positivo Tecnologia
ELETROLAR 2019
A feira, que é realizada há 14 anos, recebeu mais de 29 mil visitantes e 700 marcas relevantes do mercado para apresentar as tendências do segmento. O evento conseguiu apresentar 10 mil produtos aos participantes, incluindo lançamentos exclusivos das empresas expositoras.