Digite abaixo o que você procura

Google adere a padrão de smart homes que aceita comandos da Alexa e Siri

16 de julho de 2021

O conceito de casa inteligente existe há muitos anos, mas se popularizou na última década, quando uma maior gama de produtos contendo tecnologia IoT (Internet das Coisas) foram lançados e a população em geral começou a se interessar e aderir esses aparelhos.

Devido ao sucesso e crescimento do mercado de smart homes, cada vez mais empresas buscam desenvolver e lançar produtos inteligentes. Por um lado, isso é ótimo, pois ajuda a popularizar esses aparelhos, com as marcas buscando preços mais atrativos para atrair mais clientes.

No entanto, um problema que pode surgir é a falta de comunicação, coisa totalmente necessária numa rede IoT, em produtos feitos por diferentes fabricantes. Com isso, muitas vezes um consumidor que compra uma lâmpada da marca A pode não ser capaz de comprar um assistente virtual da marca B.

Porém, o Google, um dos maiores fabricantes de produtos smart homes, anunciou uma medida que animou os entusiastas e usuários deste mercado. Em evento realizado neste ano, a gigante da tecnologia se comprometeu a trazer dispositivos Android e Nest para a certificação Matter, que visa unir toda essa indústria.

O que é a certificação Matter?

O Matter é uma certificação criada pela Connectivity Standarts Alliance, visando padronizar e permitir que produtos smart homes de diferentes marcas sejam capazes de se comunicar entre si.

Ao adotar esse padrão no sistema Android, o Google se compromete em facilitar o uso de aplicativos e aparelhos de outros fabricantes em seus produtos. Os produtos da empresa dessa forma serão compatíveis inclusive com os assistentes virtuais dos seus grandes concorrentes neste mercado, a Apple com a Siri, e a Amazon com a Alexa.

Além de facilitar o uso de aparelhos inteligentes, a decisão do Google pode abrir portas para que mais usuários busquem alternativas neste mercado. Segundo a empresa, mais de 1 bilhão de smartphones que usam o sistema Android irão poder controlar os produtos IoT de diversos fabricantes, desde que eles também possuam a certificação Matter.

Vale a pena investir em produtos inteligentes?

A cada dia que passa mais e mais pessoas decidem adquirir e usar produtos inteligentes. No entanto, boa parte da população ainda possui receios em entrar neste mercado. Um dos principais motivos seria por razões financeiras.

No entanto, contar com equipamentos inteligentes deixou de ser algo exclusivo das classes mais privilegiadas. Aparelhos contendo assistentes virtuais e tecnologia IoT estão atualmente sendo produzidos em massa, por preços que são acessíveis a boa parte da população.

Realmente, uma smart lâmpada, por exemplo, irá custar mais do que uma lâmpada comum, mas ela oferece muito mais vantagens, o que acaba fazendo o custo-benefício desses produtos valerem a pena. Vamos dar alguns exemplos:

Conforto e comodidade

Já imaginou não precisar levantar da cama para desligar a luz, ligar a TV da sala apenas com um comando de voz e programar a cafeteira para fazer o seu café na hora que você acorda? Tudo isso é possível contanto que você tenha um assistente virtual e demais equipamentos inteligentes.

google-adere-padrão-smart-homes

Com eles, diversas tarefas do seu dia a dia podem ser automatizadas, fazendo com que você tenha muito mais conforto e praticidade no seu dia a dia, sem falar em tempo para fazer o que gosta.

Segurança

Uma casa inteligente não é apenas mais prática, ela é também mais segura. Tendo um sistema de câmeras, interfones e sensores de movimentação inteligentes, você consegue estar a par de tudo o que está acontecendo no seu lar, mesmo quando estiver longe;

Já existem sensores que enviam mensagens simultâneas para celulares dos moradores da casa quando alguma atividade suspeita acontece, além das gravações ao vivo que as câmeras disponibilizam em qualquer dispositivo.

Corte de gastos

Os produtos inteligentes custam mais caro do que os normais, mas também oferecem uma maior economia de energia ao longo do tempo, sendo uma ótima opção para quem deseja economizar mais. Podendo controlar lâmpadas e demais aparelhos a distância, você nunca mais vai se preocupar se deixar uma luz ou TV ligada.

Além disso, você pode programar cenas para que termostatos e o ar-condicionado funcionem somente nos horários que realmente for necessário. Ainda é possível colocar smart plugs que desligam todos os aparelhos ligados nas tomadas em momentos onde ninguém estiver em casa para usá-los.

Por onde começar?

Conforme falamos anteriormente, existe uma boa quantidade de linhas de produtos inteligentes disponíveis no mercado, desenvolvidas por diversas empresas. Cada indivíduo deve analisar quais os motivos que o levaram a querer deixar a sua casa mais inteligente, seja por questões de segurança, conforto ou economia de energia.

Uma boa dica que podemos dar para você é começar aos poucos, adquirindo primeiramente produtos mais baratos e de fácil uso e instalação, com as smart lâmpadas por exemplo. Assim, você pode ir vendo como se adapta a essa tecnologia.

Você pode começar neste meio dando uma olhada nas lâmpadas e demais produtos smart ofertados pela Positivo Casa Inteligente. Todos os equipamentos, além de possuírem ótimos preços, são totalmente compatíveis com o Google Assistente e Amazon Alexa.

Outra ótima vantagem é o fato deles serem extremamente fáceis de serem usados e instalados. Assim, você economiza ainda mais não precisando contratar mão de obra especializada para fazer a instalação.

E se quiser saber ainda mais sobre esse mundo de smart homes, dê uma olhada nos conteúdos do nosso blog. Lá você vai contar com diversas dicas que podem te ajudar a ter uma vida muito mais segura e confortável em sua casa inteligente.

Links: Notícias Yahoo

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente