Digite abaixo o que você procura

O que são as cenas em Automação Residencial?

15 de julho de 2021

Você sabe o que são cenas em Automação Residencial? Esses recursos estão evoluindo e oferecendo cada vez mais benefícios, conforme o conceito de possuir uma casa com produtos inteligentes vai se tornando algo mais acessível e buscado pelo público.

Neste artigo, vamos entender melhor o que são cenas automatizadas, quais as suas principais vantagens e como você pode hoje realizar uma Automação Residencial no seu lar.

O que são cenas automatizadas?

Você provavelmente já viu em algum lugar um produto inteligente. O exemplo mais comum são as lâmpadas, que podem ser ligadas e desligadas apenas com um comando de voz ou um clique pelo celular.

Aparelhos neste formato, que possuem a tecnologia IoT (Internet das Coisas) estão se popularizando cada vez mais, deixando de ser algo visto somente em filmes futurísticos ou usado pelas pessoas privilegiadas financeiramente.

Com isso, surgiu a possibilidade de criar cenas automatizadas, que basicamente são um conjunto de ações que são executadas simultaneamente após um determinado comando. Vamos dar um exemplo:

Em uma casa cheia de produtos inteligentes, é possível criar uma cena “Acordar”, e todos os dias na hora que o despertador foi programado para ser acionado, a lâmpada do quarto liga, a cortina abre e a cafeteira começa a preparar o café. Tudo isso sem que o indivíduo precise realizar ordens de comando separadas para cada aparelho.

Principais vantagens

Apesar de ser necessário investir em produtos e assistentes inteligentes, realizar uma Automação Residencial no seu lar oferece diversos benefícios no dia a dia. Vamos conhecer os principais:

Economia de tempo 

Ligar ou desligar luzes e aparelhos, programar o despertador e configurar a temperatura do ar-condicionado são tarefas fáceis de serem feitas, mas que quando somadas, demandam uma quantidade significativa de tempo. Se você calcular quantas horas perde num ano fazendo isso, irá se surpreender.

Já com uma residência automatizada, todo esse processo é feito sozinho, fazendo você ter muito mais tempo para se focar em tarefas mais complexas e importantes, ou poder desfrutar das atividades que você gosta.

Praticidade e conforto 

A Automação Residencial oferece muito mais conforto e praticidade em nossas rotinas. Usando o exemplo anterior, imagine acordar e já ter o café pronto te esperando, sem precisar fazer nada. Ou então, saber que com apenas uma palavra, a TV e todo o ambiente da sua sala estarão em sintonia perfeita para você curtir a sua série preferida após um longo dia de trabalho.

o-que-sao-as-cenas-em-automacao-residencial

Economia de energia 

Apesar de exigir um investimento inicial, a Automação Residencial gera a possibilidade de você economizar na conta de luz. Programando cenas e os seus horários de operação, você pode gastar muito menos energia, pois os equipamentos só irão funcionar quando realmente forem necessários.

Verificando sua rotina e criando cenas que se adequem a ela, você nunca mais vai correr o risco de esquecer uma lâmpada ou o ar-condicionado ligado quando não estiver em casa. Além disso, smart plugs podem ser usados para desligar os aparelhos de madrugada ou nos horários onde eles não são usados. 

Controle a distância 

Você sabia que pode criar cenas na sua casa sem nem ao menos estar nela? Isso é ótimo porque oferece diversas possibilidades de auxílio na sua rotina. Imagine que de última hora você combinou com os seus colegas de trabalho um jantar na sua casa.

Você pode programar uma cena para que o ar-condicionado, as luzes e o seu sistema de som sejam ligados em sintonia 5 minutos antes de você chegar. Assim, a sua casa já estará no ambiente perfeito quando você e seus convidados chegarem.

Como criar cenas?

Para começar a criar cenas, é preciso primeiramente contar com aparelhos inteligentes que estejam conectados à rede da sua casa. Além disso, você deve ter algum assistente que faça a sintonia entre os aparelhos e onde as cenas serão nomeadas e programadas.

Atualmente, a Amazon Alexa e o Google Assistente são os dois programas mais usados na Automação Residencial. Mas há outras ótimas opções disponíveis, que oferecem um ótimo custo benefício.

Uma delas é o Smart Controle Universal desenvolvido pela Positivo Casa Inteligente. Através do dispositivo, é possível controlar os dispositivos eletrônicos infravermelhos da sua casa, como TVs, ar-condicionado e muito mais.

Com ele, você pode começar a controlar os aparelhos da sua casa, inclusive a distância, criando cenas totalmente automatizadas pelo seu celular. Por apenas R$ 129,00, você pode adquirir o aparelho, que possui uma fácil e rápida instalação, fazendo com que você economize com mão de obra especializada.

Ele ainda é compatível com toda a linha de produtos da Positivo Casa Inteligente, que conta com diversos itens de iluminação, segurança, conforto e conectividade. Conheça o nosso catálogo e veja diversas dicas em nosso blog de como começar a viver em uma casa muito mais inteligente e automatizada. Seja bem-vindo e conte com a gente.

Links: Akilli, Positivo Casa Inteligente

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente