Digite abaixo o que você procura

Como funciona um sensor de movimento?

3 de outubro de 2022

Você sabe o motivo do sensor de movimento ser algo bastante útil na sua casa? 

Imagine que alguém tenta invadir a sua residência e que mesmo que a pessoa não encoste em nada, o alarme será disparado para sua segurança e dos demais moradores, afinal, esse tipo de tecnologia consegue ler os movimentos. Além disso, é um recurso bastante acessível. 

É importante destacar que nem todos os sensores de movimentos são iguais, e compreender a distinção entre cada um deles é algo essencial na hora de realizar a escolha de qual sensor de movimento adquirir. Ou seja, tudo vai depender da situação e de cada necessidade.

Se você não sabe o que é um sensor de movimento ou não entende muito bem as diferenças entre eles, acompanhe o conteúdo de hoje!

O que é um sensor de movimento?

Um detector de movimento é um dispositivo elétrico que usa um sensor para identificar algum movimento próximo. Esse aparelho normalmente é integrado como um componente de um sistema que realiza de forma automática uma tarefa ou notifica um usuário de um movimento em alguma área.

Como funciona um sensor de movimento?

A lógica de funcionamento de um sensor de movimento é basicamente a mesma dos nossos olhos. A diferença é que ele é capaz de detectar corpos seja em ambientes iluminados ou com completa ausência de luz. Algumas câmeras contam com sensores de movimento como forma de ativação da gravação de imagens.

Basicamente, os sensores de movimentos se dividem em ativos e passivos. Os ativos trabalham com emissão de um feixe de luz infravermelha enquanto os passivos fazem uma leitura das mudanças de luz no ambiente monitorado. A forma de funcionamento dessas tecnologias é determinante na escolha de qual tipo de equipamento você colocará na sua residência.

Sensor de movimentos: quais os tipos?

Antes de fazer a escolha do seu sensor, descubra a diferença entre eles:

Sensor de movimento ativo

Um sensor de movimento ativo depende de dois dispositivos para funcionar. Um deles emite um feixe de luz infravermelho enquanto o outro o recebe. Esse sinal é comparado constantemente entre o tempo da emissão e o do recebimento do feixe. Quando há alguma diferença entre esses tempos em comparação com o padrão isso significa que algum objeto se interpôs sobre a luz.

É por isso que eles são utilizados em locais como muros de residência, portas e janelas, portas de elevadores, áreas de acesso restrito ou locais sem muro de alvenaria que podem ser facilmente invadidos.

Os sensores do tipo ativo mais modernos são programados para não disparar o alarme quando o objeto que se interpõe sobre a luz é considerado de pequeno porte, como por exemplo: animais. Uma das grandes vantagens desse tipo de sensor é que o dispositivo reconhece quando se trata de uma pessoa pulando o muro ou quando é apenas um pássaro que passou por ali.

Sensor de movimento passivo

Os sensores de movimento passivo não emitem luz infravermelha, mas fazem uma leitura das mudanças da luz infravermelha no ambiente monitorado. A lógica é a seguinte: seres humanos e animais normalmente têm um corpo mais quente do que objetos e emitem radiação infravermelha.

Quando um corpo quente como o de um ser humano passa diante do sensor isso faz com que a intensidade de radiação infravermelha aumente em relação ao padrão. Quando isso acontece, um alarme é disparado e assim o usuário é avisado de que há algo errado no ambiente.

Por suas características, os sensores de movimento passivo são usados mais em ambientes residenciais como salas e quartos, corredores de acesso, varandas ou áreas de acesso restrito, mas de dimensões menores.

Ainda dentro dos sensores passivos existem variações. Alguns detectam movimentos num ângulo de 90° enquanto outros podem detectar interações em um raio de até 10 metros. Fontes de calor intenso ou equipamentos de refrigeração podem afetar diretamente o desempenho desses sensores.

Ao optar pela utilização de um sensor passivo, o ambiente de instalação deve ser estudado. Se isso não for feito há o risco de que você escolha um sensor de movimento inadequado ou incapaz de proteger a residência de maneira adequada.

Quais as vantagens em utilizar um sensor de movimento?

Conheça algumas vantagens ao optar por um sensor de movimentos em sua casa:

  • Supervisiona a saúde do idoso: quando um equipamento é baseado num hábito que o idoso realiza em condições regulares de saúde, é possível considerar que, enquanto ele mantiver essas atividades intactas, não há risco iminente de saúde;
  • Socorro imediato em emergências: se o dispositivo detectar qualquer irregularidade nas atividades comuns do idoso, subentende-se que algo grave aconteceu e ele precisa de ajuda. Ou seja, os contatos cadastrados serão informados imediatamente e poderão ir até a casa do idoso para garantir se está tudo bem;
  • Tranquilidade e segurança: em alguns casos o alerta não representa algum perigo, pode ser que o idoso ou a pessoa que você está cuidando tenha feito alguma atividade diferente nesse dia, como dormir até mais tarde ou sair de casa. O mais importante é que você ficará tranquilo(a), pois pode realizar o monitoramento à distância.

Onde o sensor de movimento pode ser instalado?

O sensor de movimento pode ser instalado tanto em áreas internas quanto externas. Por exemplo: no jardim, no corredor, na garagem, portaria, etc.

É válido ressaltar que é interessante a sua instalação onde houver maior circulação de pessoas, mas não constantemente,  O sensor de movimento para luz evita que determinada lâmpada fique ligada, com frequência, sem que haja alguém naquele local e, ao mesmo tempo, assegura que, quando houver alguém, haverá luz.

O que é um sensor de presença e o que difere ele do sensor de movimento?

Os sensores de presença são pequenos dispositivos inseridos na parede ou no teto que identificam o movimento dentro de determinado raio de alcance.

E quando a presença de alguma pessoa é detectada é acionado um circuito que pode ligar lâmpadas ou outros aparelhos no local. Tanto o sensor de presença externo quanto o interno são bastante eficazes.

Os dois possuem as mesmas funções, mas o sensor de presença é muito mais sensível, já que pode detectar até mesmo movimentos muito pequenos. Sua instalação é recomendada em ambientes que apresentam baixa movimentação.

Qual o tipo de lâmpada que deve ser instalada junto ao sensor?

Essa é uma escolha importante e requer muita atenção, pois ao escolher a lâmpada errada, isso poderá resultar em inconvenientes.  A lâmpada LED possui uma tecnologia mais avançada e demonstra ser mais resistente quando acendidas e apagadas. 

Ou seja, no sentido de durabilidade a lâmpada LED é a melhor alternativa.

Produtos Positivo Casa Inteligente

Descubra a linha completa da Positivo Casa Inteligente e entenda como os nossos sensores podem ser usados na sua residência. Afinal, investir em qualidade e segurança para o seu lar, é essencial!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente