Digite abaixo o que você procura

Qual a diferença entre sensor de presença e de movimento?

Sensores podem ser definidos como dispositivos que detectam a presença de pessoas, animais ou objetos em um determinado local físico. Mas, você sabia que existe uma diferença entre sensores de presença e sensores de movimento?

Um erro comum feito por pessoas é o de não distinguir as características e funcionalidades destes dois tipos de sensores. Não estar atento a isso pode fazer com que você acabe comprando o aparelho errado para o local que você pretende reforçar o monitoramento e a segurança.

Neste artigo, vamos te explicar melhor como cada um desses sensores funciona, e te dar dicas de como saber qual é o ideal para você.

Detectando intrusos com um sensor de presença

Um sensor de presença é um dispositivo que consegue identificar quando algum indivíduo, animal ou objeto entra em determinado espaço físico. Dessa forma, ele acaba sendo um bom equipamento de segurança, pois quando detecta algum “intruso”, ele pode acionar outro recurso de alerta, como um alarme, por exemplo.

Essa modalidade de aparelho pode reconhecer a presença de um intruso de diversas maneiras, que acabam distinguindo esses itens uns dos outros. Vamos conhecer os principais:

  • Sensor de micro-ondas: emite pulsos no formato de ondas magnéticas. Quando ocorre uma interrupção ou variação do padrão de ondas emitidas, ele emite um sinal de alarme.
  • Sensor infravermelho: capaz de detectar o calor, por meio da emissão de luzes infravermelhas invisíveis aos nossos olhos. Quando detecta um objeto com a temperatura semelhante à de um humano, ele identifica que um possível intruso pode estar presente.
  • Sensor acústico: trabalha com emissões de ondas sonoras imperceptíveis ao ouvido humano. Com isso, ele é capaz de identificar uma presença quando um eco de ondas apresenta uma reação anormal no ambiente.

De olho em cada ação com um sensor de movimento

Um sensor de movimento funciona basicamente como um olho humano, conseguindo identificar movimentações de outros seres vivos e objetos. No entanto, eles possuem o diferencial de serem capazes de “enxergar” mesmo com a ausência de luz.

Além de serem utilizados como ferramentas de segurança, eles estão presentes em diversos objetos e lugares do nosso cotidiano. Podemos listar como exemplo elevadores que abrem ou fecham as portas de forma automática e lâmpadas de um corredor que acendem quando alguma pessoa caminha neste espaço físico.

Um sensor de movimento pode ser classificado como ativo ou passivo. O primeiro depende de dois dispositivos para funcionar. Enquanto um emite um feixe de luz infravermelho, o outro recebe esta luz. Quando há uma diferença entre o tempo de emissão e recepção do feixe, o sensor aciona um alarme, pois entende que algum ser vivo ou objeto ultrapassou o feixe.

Graças a isso, esse tipo de sensor é indicado para locais em que a ultrapassagem de uma pessoa não identificada pode ser considerada uma ameaça, como portas, janelas e cofres.

Já o sensor de movimento passivo não emite luzes infravermelhas, mas faz uma leitura das emissões de raios infravermelhas dos objetos à sua volta. Como seres humanos possuem uma temperatura mais quente e emitem mais radiação infravermelha do que os objetos, esse tipo de aparelho consegue detectar quando um indivíduo se movimenta no local.

Dessa forma, eles são mais utilizados em ambientes maiores, como corredores, salas, quartos e laboratórios.

Qual sensor você deve utilizar?

Conforme destacado anteriormente, cada tipo de sensor é mais indicado para um local específico. Por isso, você precisa primeiramente identificar quais os pontos do seu imóvel precisam de uma segurança extra, e depois, instalar o tipo de sensor mais adequado.

Caso sua casa tenha uma porta ou janela que possa ser um alvo fácil de um ladrão que queira invadi-la, colocar um sensor de presença nestes objetos pode ser a melhor opção. Assim, você será informado caso haja uma tentativa de invasão.

Agora, para ambientes maiores, como jardins, garagens, e portões, um sensor de movimento é mais aconselhável.

Use a tecnologia para ter ainda mais segurança

Adquirir sensores, tanto os de presença como os de movimentação, para o seu imóvel, é uma ótima decisão. Assim, tanto o local, quanto as pessoas que estiverem nele, poderão estar mais seguras. Infelizmente, cada um de nós pode estar sujeito a algum furto ou assalto em nossas casas ou locais de trabalho. Por isso, proteção extra é sempre aconselhável.

Nesse sentido, você pode contar com aparelhos inteligentes que ajudem a identificar possíveis ameaças. Atualmente, já existem sensores que são conectados a assistentes virtuais e demais aparelhos domésticos inteligentes, como alarmes e trancas eletrônicas.

diferenca-sensor-presenca-movimento

Além de emitirem sinais sonoros quando uma possível invasão é detectada, eles podem enviar sinais de alerta para o seu smartphone.

Já imaginou estar no trabalho, receber o sinal de que uma possível movimentação suspeita foi observada no seu jardim, ligar o seu aplicativo e visualizar pelas câmeras o que está acontecendo? Caso seja apenas um gato de rua, você pode seguir com a sua rotina normal.

Agora, se for algo suspeito, você pode tomar as medidas necessárias muito mais rápido do que se tivesse que ir correndo até o local para averiguar a situação.

Viver com mais proteção e supervisionar o seu imóvel fica muito mais fácil quando você utiliza a tecnologia ao seu favor. Conheça o Kit Casa Segura da Positivo Casa Inteligente e descubra como você pode em tempo real controlar a proteção da sua residência.

Links: Positivo Casa Inteligente, Blog Positivo Casa Inteligente, PGB Security, Voltimum, Revista Segurança Eletrônica

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente