Digite abaixo o que você procura

Os benefícios da casa inteligente para idosos

8 de julho de 2022

Apesar de muita gente pensar que idosos simplesmente não conseguem se familiarizar com a internet ou qualquer tipo de tecnologia, não é isso que as estatísticas mostram. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 97% dos idosos brasileiros acessam a internet com frequência, ainda que seja para utilizar serviços básicos da rede.

Isso mostra que a população da terceira idade está mais conectada e não possuem limitações quando o assunto é conhecer novas ferramentas tecnológicas. Diante disso, é totalmente possível que um idoso que more sozinho ou que não conte com ajuda de outras pessoas com frequência consiga tirar máximo proveito de uma casa inteligente e totalmente automatizada. Elas podem ser especialmente úteis nesses casos, já que quanto mais prático e confortável for o dia a dia do morador, melhor.

É fato que a terceira idade também pode vir acompanhada de uma série de limitações físicas que podem ser bastante desanimadoras, mas com a ajuda das tecnologias inteligentes, é possível tornar a vida domiciliar muito mais fácil. A seguir, entenda melhor como uma smart home pode fazer a diferença na rotina de um idoso.

Como a automação pode ajudar?

As tecnologias inteligentes são famosas pela sua capacidade de se conectar à internet e trocar dados constantemente entre si, criando um ecossistema de dispositivos que pode automatizar uma série de processos básicos. Com uma única central de acesso é possível controlar tudo e, para deixar as coisas ainda mais fáceis, esse controle remoto acaba sendo o próprio smartphone! Através do nosso app Positivo Casa Inteligente, o morador tem acesso a todos os seus dispositivos e funções de qualquer lugar, até mesmo quando não estiver em casa.

Dessa forma, um idoso não precisaria se deslocar o tempo inteiro pela residência a fim de ligar ou desligar alguma coisa. Pelo celular já seria possível controlar elementos simples, porém essenciais como a iluminação com lâmpadas inteligentes e alguns eletroeletrônicos com smart plugs, dependendo dos dispositivos smart que estiverem equipados na casa. Além disso, também é possível reforçar a segurança do lugar de modo inteligente, funcionando tudo da mesma forma: remotamente e a apenas alguns toques na tela.

Segurança é tão importante quanto praticidade, principalmente para um idoso que mora sozinho, que pode ser considerado um alvo fácil para criminosos. Dispositivos como fechaduras inteligentes e câmeras smart permitem que o morador controle elementos chave da casa pelo smartphone, inclusive monitorar os cômodos gravados pelas câmeras à distância. Isso garante um grau de segurança maior e dá mais tranquilidade ao idoso e também aos familiares.

Com o adicional dos assistentes virtuais, é possível deixar tudo ainda mais fácil! Ao combinar os dispositivos inteligentes com o Google Assistente ou a Alexa da Amazon, é possível utilizar todos os seus recursos com comandos de voz, o que deixa o processo ainda mais fácil para os idosos. Caso o morador não tenha muita familiaridade com celulares e tecnologia no geral, basta dizer algumas palavras para que o assistente faça o restante, podendo inclusive programar rotinas dessa forma.

Como fazer essa adaptação?

mulher ensinando sua mãe idosa a mexer no celular

Todos os produtos inteligentes da Positivo são de fácil instalação e não exigem obras ou grandes adaptações na casa, o que certamente é uma vantagem e tanto. Nossos dispositivos possuem instruções divididas em um passo a passo simples e intuitivo, então até mesmo um idoso que não esteja familiarizado com tecnologia consegue instalar e utilizar sem grandes dificuldades.

Contudo, não podemos desconsiderar que, mesmo sendo fácil, não deixa de ser uma novidade na rotina dessas pessoas, então é necessário um período de adaptação. É importante contar com o apoio de familiares que entendam melhor do assunto, tanto para instalar quanto para ensinar a usar, pois muitas vezes pode ser complicado para alguns aprenderem sozinhos.

Essa ajuda também é válida na hora de decidir os melhores lugares da casa para se instalar os dispositivos. Qual cômodo faria melhor uso de uma iluminação inteligente? Qual o melhor ponto estratégico para instalar uma câmera de segurança smart? Quais eletroeletrônicos seriam mais úteis ao utilizar um smart plug? Todas essas são questões importantes que, muitas vezes, podem ser difíceis para um idoso decidir sozinho. Uma vez que tudo for posicionado no melhor lugar possível, ele provavelmente conseguirá se sair bem no dia a dia, já que sua usabilidade é simples e não envolve grandes segredos.

Por mais que seja simples utilizar comandos de voz, também é importante se atentar a esse detalhe, ensinando quais são as palavras necessárias para ativar ou desativar algo. O restante fica a cargo do próprio morador, que precisará utilizar todos esses recursos com frequência para se adaptar às novidades. No começo é sempre mais difícil, mas com o tempo passa a se tornar natural e automático, como deve ser.

Com ajuda das tecnologias inteligentes, os idosos podem desfrutar de uma casa mais confortável, prática e segura, três elementos fundamentais para se ter mais qualidade de vida. A Positivo Casa Inteligente trabalha apenas com os melhores dispositivos smart do mercado nacional. Acesse o site e confira nossos produtos!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente