Digite abaixo o que você procura

A importância do alarme para idosos que moram sozinhos

4 de maio de 2022

Segurança é um assunto importante para todos, independente da idade ou das circunstâncias. Devido ao excesso de riscos que estamos expostos por causa dos diversos problemas de segurança pública, investir em dispositivos que reforçam nosso lar é sempre uma atitude prudente e recomendável. Para idosos que moram sozinhos, a atenção quanto a esse fator deve ser redobrada e, felizmente, as tecnologias inteligentes podem facilitar bastante esse processo.

Um dispositivo smart se destaca pela praticidade e capacidade de ser controlado remotamente de qualquer lugar. Basta que esteja conectado à internet para trocar dados com seu smartphone constantemente, dessa forma fornecendo informações importantes e também disponibilizando todos os seus recursos da forma mais simples possível. Se tratando de dispositivos de segurança, essas vantagens fazem toda a diferença, já que permite que o morador tenha total controle da sua casa através do celular.

Para reforçar a segurança de uma casa, tanto contra invasores quanto contra acidentes, um sistema de alarmes inteligente seria a tecnologia mais recomendada. Disponível em diferentes tipos e funções, esse dispositivo é ideal para garantir que um idoso tenha uma vida mais tranquila morando sozinho. A seguir, vamos entender melhor como funciona.

O que é um sistema de alarmes?

Um sistema de alarmes consiste em um conjunto de dispositivos que devem ser posicionados em pontos estratégicos, dependendo da sua função. Existem aqueles que detectam invasões, que geralmente funcionam à base de tecnologia infravermelha, assim como aqueles que podem detectar algumas situações de risco como incêndios, curtos-circuitos e outros acidentes que ameacem a vida do morador. Sempre que são disparados, emitem um sinal sonoro para que a pessoa saiba que há algo de errado.

homem instalando sensor de alarma da casa de sua mãe idosa

Geralmente, todo tipo de alarme conta com uma central, que seria o dispositivo principal. Essa central recebe dados dos sensores, que são os responsáveis por detectar qualquer irregularidade. Quando isso acontece, é esse aparelho principal quem dispara a sirene e emite o alerta. Alguns modelos também contam com um botão de emergência, que geralmente fica no controle remoto ou, no caso da versão smart, no próprio smartphone. Isso permite chamar ajuda de forma rápida e instantânea em caso de perigo, algo que certamente é muito útil para pessoas idosas.

Existem algumas variações de alarmes que, apesar de proporcionarem o mesmo recurso, funcionam de formas diferentes. O primeiro seria a mais básica, também chamada de convencional, onde o morador fica 100% responsável em caso de disparo. Esse modelo cumpre o que promete e também fica entre os mais baratos do mercado, mas no caso de uma pessoa idosa, é mais recomendado buscar algo com uma segurança adicional.

O segundo é o sistema monitorado, onde uma empresa especializada fica a cargo de tomar as medidas cabíveis em caso de disparo. Geralmente essa já é uma alternativa mais robusta, que conta com sistema de câmeras integrado, além do monitoramento 24 horas por dia, então acaba sendo mais eficaz para uma pessoa idosa que mora sozinha. Por outro lado, nem todos podem se sentir confortáveis com essa vigilância de terceiros, então no final os sistemas de alarmes smart acabam sendo a melhor opção das três.

Como explicado anteriormente, a alternativa inteligente utiliza a internet para informar o morador sobre qualquer irregularidade, inclusive quando esquecer alguma janela aberta ou deixar ligado algo que possa causar acidentes. Ele também possui um alarme sonoro, então o idoso será notificado tanto no smartphone quanto do modo tradicional, em caso de invasões ou outras situações de risco.

Porém, é necessário ter o mínimo de familiaridade com tecnologia para fazer bom uso desse dispositivo smart. Felizmente, o aplicativo Positivo Casa Inteligente possui uma interface totalmente intuitiva e fácil de usar, justamente pensando nas pessoas que não possuem tanta vivência com aparelhos do gênero.

idosa usando o aplicativo da Positivo Casa Inteligente com facilidade

O que mais pode reforçar a segurança da sua casa?

Um sistema de alarmes inteligente certamente dará bastante conta do recado ao deixar a casa mais segura, mas os idosos que moram sozinhos também podem querer investir em outros dispositivos smart para garantir ainda mais tranquilidade no dia a dia. Além disso, eles também deixarão sua casa mais inteligente e repleta de recursos úteis.

A Positivo Casa Inteligente também trabalha com câmeras de segurança smart, que transmitem sua imagem diretamente para o smartphone em tempo real e garantem monitoramento de qualquer lugar, mesmo quando não estiver em casa. Outro dispositivo bastante útil são as fechaduras inteligentes, que permitem trancar ou abrir portas remotamente, pelo app do smartphone. Ao combinar essas ferramentas com os alarmes, a casa fica bem mais segura e corre menos riscos, já que o morador passa a ter total controle de vários pontos essenciais à distância. Quando precisar sair ou passar vários dias fora, como em uma viagem, por exemplo, a tranquilidade é garantida.

Ficou interessado e gostaria de melhorar a segurança da sua casa? Não deixe de conferir o catálogo de produtos da Positivo Casa Inteligente. Trabalhamos somente com tecnologia de ponta e da melhor qualidade! Confira em nosso site.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente