Digite abaixo o que você procura

3 dicas para você escolher uma câmera de segurança interna para a sua residência

Quando o assunto é segurança doméstica, a primeira ideia que vem na mente de muitos é adquirir câmeras de segurança para monitoramento constante. Elas sem dúvida são uma das melhores tecnologias do mercado, quando o assunto é proteger a sua casa, e cumprem muito bem o que prometem. Contudo, a variedade de modelos disponíveis também é alta e alguns costumam ser projetados para uma função específica, como controle de área externa ou interna.

Sendo assim, é sempre importante avaliar com cuidado suas características de acordo com a finalidade que você deseja. Quem quer instalar câmeras na área externa da casa precisa priorizar certos aspectos, enquanto para o interior será um pouco diferente. O que todos precisam ter em mente é que qualquer câmera de segurança pode ser usada dentro de casa, mas nem todas funcionam bem em áreas externas. Ainda assim, adquirir um modelo que foi feito para espaços internos resultará em uma experiência bem mais positiva.

A seguir, separamos algumas dicas sobre o que deve ser levado em consideração e como escolher uma câmera de segurança para instalar no interior da sua casa.

Principais diferenças

O primeiro passo é saber separar bem as principais diferenças entre uma câmera interna para uma externa. Em termos práticos, é claro que elas funcionam da mesma forma, já que sua função é apenas filmar continuamente um ponto específico. A principal distinção entre elas é a sua resistência a fatores climáticos. Uma câmera projetada para o lado de fora é mais resistente à chuva, luz solar, ventanias etc. Isso é indicado pelo número de IP do produto, que consta na embalagem; quando é acima de 65, então é ideal para uso externo.

Já as câmeras internas não possuem essas limitações, já que ficam instaladas em um ambiente seguro. Elas também possuem outras conveniências, por exemplo a instalação. Hoje já existem modelos que só precisam ser ligados na tomada para funcionar, sem a necessidade de cabeamento. O campo de visão da câmera também não precisa ser dos maiores, já que ela só precisa monitorar o cômodo em questão. Esse não é o caso dos modelos externos, que quanto maior for o alcance, melhor para o morador.

Monitoramento à distância

homem-olhando-cameras-de-seguranca-pelo-celular

Atualmente, os modelos mais indicados do mercado são as câmeras smart Wi-Fi, que são dispositivos inteligentes capazes de transmitir as imagens capturadas à distância. Basta conectá-la na tomada, pareá-la com o Wi-Fi da casa e depois com o aplicativo do fabricante, assim disponibilizando o vídeo diretamente no smartphone. Essa é uma grande vantagem, especialmente quando se está viajando ou passando longos períodos fora de casa. Contanto que seu celular tenha acesso à internet, será possível conferir sua residência de qualquer lugar e a qualquer momento.

Os modelos externos já costumam ser mais tradicionais, precisando ser ligados a um circuito de TV ou outros dispositivos com tela para transmitir as imagens. É eficaz, mas nesse caso só é possível monitorar as imagens quando se está em casa; porém, nada impede o morador de explorar bem os dois modelos e reforçar a segurança de sua residência de várias formas.

Vale lembrar que também é importante separar um espaço de armazenamento para as gravações, seja em um computador, HD externo ou na nuvem. As câmeras vão guardando seus arquivos de vídeo continuamente e, quanto maior a qualidade da imagem, mais pesado é, então esse é um fator que precisa ser pensado previamente.

Qual o modelo mais indicado?

Em suma, as câmeras smart Wi-Fi oferecem o maior pacote de recursos que alguém pode desejar, então elas são as mais recomendadas. No geral, existem apenas duas variações que dizem respeito apenas a algumas funções do dispositivo, então vai da pessoa avaliar qual atende melhor a suas necessidades. Os modelos disponíveis são as câmeras fixas e as pan tilt, como são chamadas aquelas que realizam movimentos rotativos.

smart-camera-wifi-positivo

Para quem deseja monitorar somente um cômodo, uma câmera fixa já dá conta do recado. As pan tilt são recomendadas para áreas mais extensas (quando um ponto fixo não consegue abranger todos os arredores) ou para pontos “neutros”, como um corredor, por exemplo. Já as características principais variam de acordo com o modelo, então é possível encontrar câmeras que filmam em cores, que tenham microfone embutido e conseguem capturar áudio livremente.

Indo além do fator de segurança, essas câmeras também são perfeitas para outras situações que demandam atenção constante, como para monitorar bebês ou pessoas que precisam de cuidados recorrentes. Quem utiliza assistentes virtuais no cotidiano, como o Google Assistente ou a Alexa da Amazon, também pode usufruir dos recursos de comando de voz, checando as imagens a qualquer momento com apenas algumas palavras.

Ficou interessado e quer saber mais? Que tal dar uma olhada na linha de produtos da Positivo Casa Inteligente? Além de câmeras de segurança, também contamos com uma boa diversidade de dispositivos smart. Confira em nosso site.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente