Digite abaixo o que você procura

3 dicas para fazer o sinal da rede Wi-Fi chegar a todos os cômodos da casa

1 de julho de 2021

Tags: ,

Todo mundo que tem internet em casa provavelmente já passou alguns apuros tentando se conectar à rede Wi-Fi em determinados cômodos e não conseguindo. Esse é um problema muito comum que não está relacionado com o seu plano de internet, mas sim com as capacidades do roteador. São esses dispositivos os responsáveis por propagar o sinal pela casa e a eficácia dessa função é definida por uma série de fatores.

Por mais que se mude o modem de lugar ou desconecte dispositivos conectados, raramente isso gera algum resultado positivo, já que esses fatores não interferem diretamente na causa do problema. A seguir, entenda melhor como um roteador funciona e como usufruir de sinal de Wi-Fi na casa toda.

Como funciona um roteador?

O roteador é o dispositivo que utilizamos para propagar o sinal do Wi-Fi pela casa. Ele utiliza ondas de rádio para espalhar o sinal e fornecer internet aos seus arredores, mas tem um porém: a cada barreira no caminho, sua potência enfraquece. Isso significa que qualquer parede que esteja além do cômodo onde o roteador se encontra já é o suficiente para diminuir a frequência. É por isso que muitas vezes o sinal já está fraco no cômodo seguinte e nem sequer chega às partes mais distantes da casa.

Geralmente as operadoras contratadas fornecem um modem padrão que não costuma ser muito potente, apesar de cumprir bem suas funções básicas. A maioria das pessoas não tem o costume de trocar esse roteador e por isso acabam enfrentando problemas de conexão constantes em diversos cômodos.

Hoje em dia contamos com roteadores que dispõem de frequências 2.4 GHz, 5 GHz ou ambos. Isso se trata da distância que o dispositivo é capaz de propagar o sinal: 2.4 GHz consegue atingir distâncias maiores, mas com menos velocidade, enquanto 5 GHz garante o potencial máximo de sua rede em espaços menores. Os modelos mais modernos contam com frequências dinâmicas, disponibilizando as duas opções para que os usuários possam usar sua internet da melhor forma em qualquer cômodo.

Dito isso, fica claro que existem modelos mais potentes que outros, conseguindo distribuir melhor o sinal pela casa. Agora confira algumas dicas de como melhorar seu Wi-Fi.

Reposicione o roteador

Por mais óbvio que possa parecer, a dica mais básica é mudar o modem de lugar, caso comprar um roteador novo não seja uma opção disponível no momento. O segredo é buscar posicioná-lo em uma área no centro da casa, para que ele consiga expandir o sinal para os demais cômodos da melhor forma possível. Assim, mesmo que com uma diferença de velocidade muito discrepante, o Wi-Fi estaria disponível na casa inteira.

Uma outra possibilidade é posicionar o roteador em um ponto mais estratégico da casa, onde existe a maior concentração de eletroeletrônicos smart. Um exemplo: se na sua sala de estar tem uma televisão, videogame e outros dispositivos, convém deixar o roteador lá. Além de fornecer conexão com máxima qualidade aos eletrônicos, as pessoas ainda podem usufruir do Wi-Fi nos cômodos mais movimentados da casa.

Repetidor de sinal

Uma outra alternativa que resolve parcialmente o problema do alcance da rede são os repetidores de sinal, um dispositivo que capta as ondas transmitidas pelo roteador e as replica dentro do seu alcance. Eles são conectados em tomadas e podem ser espalhados por toda a casa.

Contudo, existe uma limitação: eles só conseguem replicar a mesma quantidade de sinal que recebem. Isso significa que, ao colocar um repetidor em cômodos mais afastados, por exemplo, ele receberá pouco sinal e por isso também distribuirá à altura. Eles acabam sendo mais efetivos quando posicionados em cômodos próximos do roteador, mas ainda assim podem fazer bastante diferença e melhorar consideravelmente o sinal pela casa.

Roteador mesh

Dentre todas as possíveis opções de bons roteadores disponíveis no mercado, os modelos mesh são os mais completos e eficazes. Essa é uma tecnologia recente que ainda é novidade, por isso acaba saindo por um preço mais alto que o normal; porém, o custo benefício faz valer a pena!

Um roteador mesh é um dispositivo smart que conta com vários roteadores, todos trabalhando de uma forma única. Eles são ligados na mesma rede e distribuem igualmente o sinal por toda a casa, ou seja, é possível usar a internet com seu máximo potencial em qualquer cômodo.

Os preços costumam variar de acordo com o número de roteadores disponíveis no pacote, afinal quanto mais, melhor. Ainda assim, em termos de eficácia, não existe nenhum outro roteador capaz de transmitir o sinal tão bem quanto um modelo mesh.

Agora que você já está por dentro das melhores formas de expandir o sinal do seu Wi-Fi, basta escolher qual opção atende melhor às suas necessidades. Confira nossa linha de roteadores mesh.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente