Digite abaixo o que você procura

Roteador Mesh vale a pena? Conheça os prós e contras da tecnologia Wi-Fi

9 de junho de 2021

Usufruir de uma conexão com a internet de qualidade em toda a nossa casa não é tarefa fácil. Mesmo com um bom plano de banda larga, os roteadores que recebemos das operadoras costumam ser dos mais básicos, que apesar de cumprir suas funções adequadamente, ainda não conseguem expandir o sinal pela casa toda. Além disso, diversos outros fatores também colaboram com a perda de qualidade do sinal e do desempenho da rede, como o número de barreiras (paredes) no caminho e a quantidade de dispositivos conectados.

Tudo isso interfere negativamente na qualidade da sua rede Wi-Fi, por isso ela costuma funcionar perfeitamente no cômodo em que o roteador se encontra e pode nem sequer cobrir os quartos mais distantes. Por conta disso, muitos têm a impressão de que não estão recebendo a velocidade que pagam em seu plano, mas não é esse o problema e sim a capacidade do roteador de expandir aquele sinal e oferecer uma boa conexão em toda parte.

Buscando solucionar de vez esses problemas de distribuição de sinal, os roteadores Mesh são uma alternativa capaz de oferecer uma internet melhor e mais estável em toda a sua casa. Confira se um roteador Mesh vale a pena e quais os principais prós e contras desse modelo.

O que é roteador Mesh?

Já muito popular na América do Norte, Europa e Ásia, a tecnologia Mesh consiste na instalação de um ou mais módulos expansores de sinal pela casa, que serão conectados ao roteador (desde que seja compatível) e expandirão o sinal do Wi-Fi por toda a área ao redor. Funciona de forma semelhante aos repetidores de sinal, dispositivos que são conectados às tomadas da casa para expandir o alcance da rede, mas os roteadores Mesh são ainda mais eficazes, pois eles realizam essa função com todo o potencial da internet e não só parcialmente, como é o caso dos repetidores.

Essa é uma solução muito versátil que se mostra eficaz em qualquer residência, independente do tamanho. Quando a casa for maior, basta instalar mais módulos, pois não existe um limite de quantos podem ser conectados. Esses dispositivos espalham o sinal de forma dinâmica e inteligente, eliminando de vez a questão do excesso de barreiras e distância do roteador.

As vantagens não param por aí! O roteador Mesh também garante a mesma qualidade de velocidade em qualquer cômodo, permitindo conectar diversos dispositivos simultaneamente sem perder velocidade. Por se tratar de uma tecnologia inteligente, esse modelo de roteador conta com um aplicativo que garante recursos muito úteis, dentre eles limitar a conexão para determinados dispositivos conectados e priorizar outros. Isso garante um desempenho melhor nas atividades mais importantes sem a necessidade de interromper o lazer de outros moradores, por exemplo.

roteador-mesh-vale-a-pena

Por serem uma novidade no mercado, os roteadores Mesh também contam com Wi-Fi 6, que dispõem de tecnologia beamforming, permitindo direcionar o sinal para áreas específicas e evitar interferências. Quanto à frequência, todos são dual band, oferecendo tanto 2,4 GHz quanto 5 GHz, mas de uma forma mais dinâmica, onde o próprio dispositivo altera a frequência quando necessário.

Para completar esse conjunto de vantagens, eles ainda são de fácil instalação. Basta conectar o roteador e os módulos a uma fonte de energia e depois pareá-los com sua rede Wi-Fi. Tudo é muito simples e a integração pode ser feita diretamente pelo aplicativo do fabricante, que é o mesmo onde será possível controlar os demais recursos do roteador Mesh.

Quais as desvantagens?

Agora que você já sabe de todas as vantagens de um roteador Mesh, fica até difícil acreditar que existe algum ponto negativo, diante de tantos benefícios apresentados. Apesar de serem bem menos que os prós, ainda há alguns contras que precisam ser levados em consideração.

A primeira desvantagem é o custo desses dispositivos, que é consideravelmente maior que o de roteadores comuns. Essa é uma tecnologia nova que ainda está dando os primeiros passos no Brasil, então é de se esperar que o valor seja mais alto. Dependendo de quantos módulos serão necessários equipar na sua casa, o custo total pode ficar ainda mais elevado, então é preciso ponderar e se planejar previamente antes de fazer esse investimento.

Outro fator que também acaba sendo negativo é o consumo de energia do roteador Mesh e todos os seus módulos, que acaba sendo consideravelmente maior que o de um roteador padrão. Isso porque todos esses dispositivos precisam se manter conectados à rede elétrica 24 horas por dia para cumprirem sua função, então quanto mais módulos, maior a conta de energia no fim do mês.

Ainda assim, as vantagens acabam compensando as desvantagens e contar com um roteador Mesh em casa certamente vale a pena. É a forma definitiva de não sofrer mais com lentidão e quedas de sinal pela casa, podendo usufruir de seu plano de internet com seu máximo potencial.  

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente