Digite abaixo o que você procura

O que é a tecnologia dual band em roteadores?

17 de agosto de 2022

Quando falamos de roteadores, a variedade de modelos e tecnologias disponíveis é tão grande que é normal se sentir confuso. Muitas vezes problemas comuns de rede como lentidão e instabilidade estão relacionados com o tipo de roteador que você usa e não com o provedor de internet, então primeiro é necessário entender como essas tecnologias se distinguem para conseguir resolver essas questões da maneira correta.

Você provavelmente já ouviu falar sobre as diferentes frequências de um roteador, que podem variar entre 2,4 GHz e 5 GHz. Isso é determinante para o desempenho do dispositivo, já que claramente quanto maior a frequência, melhor a qualidade da conexão. Visando tirar proveito das vantagens de ambas as opções, os roteadores dual band são uma alternativa mais avançada e dinâmica, que alternam automaticamente as frequências para garantir máximo proveito da rede doméstica para os usuários.

A seguir, entenda melhor como funciona essa tecnologia dual band e porque investir em um roteador do gênero pode resolver boa parte dos seus problemas de conexão.

Como funciona uma rede Wi-Fi?

Primeiramente, vamos entender melhor como uma rede sem fio funciona. Todo roteador Wi-Fi transmite os dados recebidos através de ondas de rádio com frequências e protocolos específicos. Essa é uma tecnologia um tanto comum que hoje já é utilizada por praticamente qualquer dispositivo smart, como celulares, televisores e outros eletroeletrônicos.

Até algum tempo atrás, a única frequência disponível para os roteadores era a de 2,4 GHz, que pode transmitir uma conexão de até 300 Mbps, o que já é bem satisfatório. Contudo, quanto mais dispositivos conectados àquela mesma rede e maior a distância do roteador, pior era a conexão. O sinal vai enfraquecendo de acordo com o número de obstáculos no caminho, então qualquer parede já é o bastante para fazer com que um cômodo apresente uma conexão bem inferior, se comparado com o local de origem do sinal.

Para contornar essa situação, foram criados os roteadores com frequência de 5 GHz, visando eliminar esse problema da sobrecarga. Com eles, é possível conectar ainda mais dispositivos simultâneos e manter uma conexão de qualidade por mais cômodos, desde que estejam próximos da origem do sinal. Enquanto a frequência de 2,4 GHz opera somente por três canais diferentes, a de 5 GHz se expande por 23 canais. Isso significa que, se você mora em um prédio, por exemplo, as chances de lentidão serão muito menores, já que existe uma variedade muito maior de canais para evitar congestionamento.

Certamente os roteadores de 5 GHz são mais vantajosos que os tradicionais de 2,4 GHz, mas existe um outro obstáculo no caminho: nem todo dispositivo é compatível com essa frequência. Alguns aparelhos mais antigos e até mesmo outros mais novos suportam apenas conexões com frequência mais baixa, principalmente porque essa ainda é a mais comum de se encontrar. É aí que entra a relevância dos roteadores dual band.

O que você precisa saber sobre um roteador dual band?

Com essas informações em mãos, você já está ciente de que o principal papel de um roteador dual band é melhorar a qualidade do sinal da sua internet a curtas distâncias, sem abrir mão de cobrir áreas maiores. Certamente é um modelo muito vantajoso, como veremos mais adiante neste texto, mas também existem outros pontos que precisam ser levados em consideração.

Vamos começar pela compatibilidade. Hoje em dia é difícil encontrar algum dispositivo moderno que não seja compatível com ambos os tipos de redes, mas quem tem eletroeletrônicos e outros tipos de equipamentos mais antigos pode enfrentar problemas. Isso porque os eletrônicos só ganharam a capacidade de se conectar a redes de 5 GHz após o lançamento desta tecnologia, então todo tipo de computador, televisão, celular e outro aparelho lançado antes não é compatível com esse tipo de rede.

cabos de rede conectados em um roteador dual band

Na prática, você até pode ter um roteador dual band e utilizá-lo normalmente com os dispositivos que forem compatíveis, mas os que não forem serão capazes de se conectar somente à rede de 2,4 GHz. A melhor opção sempre é atualizar seus equipamentos na medida do possível, buscando substituí-los por modelos que consigam usufruir de ambas as opções sem limitações.

Muitas pessoas costumam ter dificuldades para configurar ou simplesmente acessar as configurações de um roteador. Em modelos tradicionais, seria necessário abrir o navegador, digitar o endereço de IP da rede, fazer login com as informações fornecidas pelo fabricante e só então ter acesso às informações desejadas. Alguns roteadores dual band ainda seguem esse padrão mais antigo, mas existem outros ainda mais fáceis de configurar, bastando baixar o app do fabricante e fazer tudo pelo smartphone sem dificuldades.

Para quem não conseguia se familiarizar com o passo a passo extenso dos roteadores antigos, o melhor sempre é investir em um modelo que possua configurações próprias, seja por app ou um software de computador. Geralmente isso já fica explícito na embalagem ou na página do website da compra, então atenção a esse tipo de informação.

Da mesma forma que ter acesso às configurações de maneira fácil é vantajoso para alterar coisas simples, como senhas ou a quantidade de redes disponíveis, acaba sendo um recurso positivo em termos de segurança. Hoje em dia, fortificar sua rede doméstica e protegê-la dos diversos perigos que rondam a internet é essencial, pois no mundo virtual, estamos sempre vulneráveis a uma série de falhas que podem colocar nossa vida pessoal em risco.

Os roteadores dual band possuem recursos de segurança mais sofisticados como conexão criptografada, monitoramento de rede, suporte a VPN e diversas outras possibilidades. Tudo vai depender do modelo adquirido, sendo que alguns são mais robustos que outros, mas no geral, é possível monitorar quem está acessando sua rede e remover qualquer dispositivo facilmente através do app de configuração. Caso não entenda muito bem sobre o assunto, procure por um roteador que utilize protocolo IPV6 de segurança, pois trata-se da tecnologia mais moderna atualmente.

Por fim, ainda existe uma função adicional que alguns modelos podem oferecer, que seria a banda dinâmica. Enquanto algumas alternativas permitem apenas o uso de uma rede por vez, outras disponibilizam as duas simultaneamente, garantindo uma cobertura que abrange tanto curtas distâncias com altas velocidades quanto espaçamentos maiores e menos velozes. Em alguns casos, o roteador até altera a conexão automaticamente, buscando sempre garantir a melhor conexão possível de acordo com o posicionamento do dispositivo.

Esse recurso faz bastante diferença, pois proporciona uma experiência mais completa sem a necessidade de ficar se conectando manualmente à rede desejada o tempo inteiro. Tendo todas essas informações em mente, você certamente não terá problemas em escolher o modelo ideal de roteador dual band, sempre visando uma opção que atenda melhor a todas as suas necessidades, como é o caso dos roteadores da Positivo Casa Inteligente.

Vantagens de um roteador dual band

várias pessoas usando vários dispositivos em uma conexão wi-fi dual band

Como já enfatizado no início do texto, os roteadores dual band operam com as duas frequências, tanto 2,4 GHz quanto 5 GHz. Dessa forma, todas as vantagens exclusivas dos dispositivos mais avançados estão presentes aqui, mas essa versatilidade também resolve os problemas de incompatibilidade.

Geralmente, os roteadores fornecidos pelas operadoras de internet são dos modelos mais básicos, que mesmo desempenhando suas funções de uma forma satisfatória, ainda são muito limitados. Eles não costumam suportar muitos dispositivos simultâneos e a distância da sua cobertura acaba deixando a desejar, então investir em um modelo dual band seria a solução mais viável para tirar proveito de todo o potencial do plano de internet contratado.

Pode parecer sem sentido investir em algo que conte com frequência de 2,4 GHz, que em teoria é inferior, mas existe um detalhe muito importante: quanto maior a frequência, menor o alcance. Isso significa que o alcance dos roteadores que operam somente em 5 GHz é consideravelmente menor que os de 2,4 GHz, então poder contar com ambas as opções acaba sendo vantajoso. Você tira proveito de toda a velocidade da sua internet em cômodos mais próximos e ainda consegue usar a internet normalmente nos mais distantes.

Graças à tecnologia do 5 GHz, também é possível conectar muito mais dispositivos ao mesmo roteador sem sofrer com lentidão ou instabilidade. Os 23 canais disponíveis nessa frequência garantem que não haverá tanta disputa de diversos dispositivos em uma mesma frequência, então é possível conectar vários celulares e eletroeletrônicos inteligentes de forma constante e sem perder qualidade.

Alguns modelos de roteadores dual band permitem até criar mais de uma rede Wi-Fi no mesmo dispositivo. Dessa forma, é possível criar uma rede específica para visitantes ou separar as conexões, caso seja compartilhada por moradores diferentes do mesmo imóvel, por exemplo. Como a qualidade da conexão é muito melhor, acaba sendo vantajoso e ninguém sai prejudicado.

Agora que você já sabe todas as vantagens de um roteador dual band, basta conhecer melhor os modelos disponíveis no mercado e investir neste upgrade que fará toda a diferença na sua rede doméstica.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente