Digite abaixo o que você procura

3 dicas para planejar a sua casa inteligente

As casas inteligentes já são uma tendência nacional que está se popularizando no Brasil, mas por ser um assunto um tanto inédito por aqui, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como devem começar a automatizar suas residências. A boa notícia é que esse é um processo um tanto simples que pode ser feito de diferentes formas, independente de ser casa, apartamento, imóvel próprio, alugado ou até mesmo que ainda esteja sendo construído – todas essas alternativas podem virar uma smart home!

Uma smart home é uma residência equipada com diversos dispositivos inteligentes que podem ser controlados remotamente e automatizar alguns processos cotidianos. Quando conectados à internet, é possível controlá-los através do nosso smartphone, que se transforma em uma grande central de comando, e assim programá-los para realizar atividades simples que auxiliam no dia a dia e também deixam a casa mais econômica ou segura, dependendo da finalidade do dispositivo.

Por se tratar de tecnologia de ponta, não estamos falando de nada que exija grandes mudanças ou um planejamento complexo demais para ser instalado. A seguir, confira algumas dicas de como planejar ou construir sua casa inteligente de uma forma fácil e eficaz.

Avalie suas principais necessidades

Existe uma variedade realmente grande de dispositivos inteligentes para se equipar em casa e esse é um dos principais motivos que deixam muita gente perdida. Todos são úteis ao seu próprio modo e lhe servirão muito bem, mas focar naqueles que vão atender melhor a suas principais necessidades é o melhor jeito de começar. Isso também ajudará a ter um planejamento melhor de gastos, evitando extrapolar no orçamento.

Um exemplo: se você pretende automatizar a iluminação de certos cômodos, calcule quantas lâmpadas smart serão necessárias para atingir suas expectativas. Caso pretenda deixar a casa mais segura, priorize fechaduras automáticas e câmeras de segurança inteligentes em pontos estratégicos da casa, assim como qualquer sensor que sirva para este propósito, como um sensor de alarmes ou um de luz.

É importante ponderar tudo isso previamente para conseguir mapear com exatidão como será o ecossistema inteligente da sua casa e, dessa forma, não acabar gastando demais com itens que podem acabar não lhe sendo tão úteis. Além de facilitar na escolha dos dispositivos, também colabora com a economia no processo.

planejar-casa-inteligente-dicas

Invista na sua internet

Quando se pensa em montar uma casa inteligente, o foco acaba sendo totalmente direcionado para os dispositivos que vão compor seu ecossistema e muita gente acaba se esquecendo do essencial: a internet. Todo aparelho smart precisa de uma boa conexão de rede para conseguir desempenhar suas funções sem nenhum problema e, no caso de uma smart home, isso não depende somente da velocidade do plano de internet contratado, mas também da qualidade do Wi-Fi.

Hoje em dia, a maioria dos roteadores utilizados pelas operadoras são os dual band, que suportam conexão 2G e 5G. Uma frequência maior significa mais velocidade de conexão no Wi-Fi, mas o alcance do sinal é bem menor; já as menores têm a velocidade bastante reduzida, mas compensam com um sinal mais expandido. Ainda assim, qualquer parede no caminho já é o suficiente para prejudicar consideravelmente a qualidade do sinal, então é comum sofrer com lentidão ou até mesmo falta de conexão em certos cômodos da casa.

Um dispositivo inteligente não funciona adequadamente caso esteja em um cômodo que não recebe muito sinal, então é importante pensar direito em onde eles serão posicionados ou providenciar uma alternativa que resolva o problema do Wi-Fi. A melhor forma de distribuir o sinal de internet igualmente pela casa é adquirindo um roteador mesh, que consegue expandir a frequência de forma equilibrada com a ajuda de um conjunto de aparelhos que, juntos, formam uma coisa só.

Planeje desde a construção

Uma das grandes vantagens dos dispositivos inteligentes é que eles só precisam de internet para funcionar e hoje já existem muitos modelos que dispensam a necessidade de fios e cabos. Sendo assim, não é necessário fazer grandes adaptações na residência, o que já implicaria em mais gastos e a inconveniência de uma reforma. Tudo pode ser facilmente instalado e integrado ao ambiente.

Contudo, para quem vai ou já estiver construindo sua residência, pensar previamente em quais dispositivos serão utilizados e projetar os cômodos já os levando em consideração é uma excelente forma de aproveitar ainda mais essas tecnologias. O ideal é sempre deixar um espaço para cabeamento no interior da alvenaria, pois assim é possível passar qualquer fio, se necessário, sem deixá-los expostos. Isso também permite passar cabos de rede pela casa, o que certamente vai ajudar muito ao manter uma conexão mais estável em determinados dispositivos (o que inclusive também entra como uma possível solução para o problema do sinal de Wi-Fi).

Com essas dicas em mente, você já sabe o essencial para começar a planejar sua casa inteligente. Não se esqueça de dar uma olhada na linha de dispositivos Positivo Casa Inteligente para auxiliar no seu planejamento!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente