Digite abaixo o que você procura

Wi-Fi 6E: o que é, como funciona e quando ela estará disponível?

7 de setembro de 2021

Wi-Fi 6E é considerado o mais novo e potente padrão para redes de internet sem fio. Além de suportar as frequências 2,4 GHz e 5 GHz, ele oferece a frequência 6 GHz, que promete ser uma solução para problemas de congestionamento de rede, oferecendo bandas largas mais potentes para jogos online e streamings.

Aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro deste ano, a tecnologia deve cada vez mais passar a ser inserida em novos roteadores e dispositivos eletrônicos.

Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a entender como funciona o Wi-Fi 6E e quais as vantagens que ele promete oferecer.

Wi-Fi e suas frequências

Se você possui um roteador em casa, é muito provável que ele seja compatível com estas duas frequências de rede, a 2,4 GHz e 5 GHz. A 5 GHz veio para ser uma melhor alternativa em relação à primeira, sendo mais estável e suportando uma maior quantidade de dispositivos conectados.

Ela foi criada como uma necessidade do mercado, pois com o passar dos anos, cada vez mais dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e videogames, foram desenvolvidos com suporte a internet. Com isso, roteadores que outrora forneciam suporte somente para computadores, precisaram se adaptar à demanda dos consumidores.

Dessa forma, podemos concluir que a frequência 6 GHz veio como uma melhoria em relação a 5 GHz. Entre os upgrades feitos, podemos listar uma gestão mais eficiente dos canais que oferecem conexão e uma redução de eventuais sobrecargas e interferências que ocorrem em outras frequências.

Contendo as três bandas, a frequência 6 GHz permite uma maior conectividade e performance entre os dispositivos que estão conectados à rede, pois há um melhor aproveitamento da faixa disponível.

Melhorias do Wi-Fi 6E

A principal melhoria trazida com o padrão 6E é a adição de novas frequências de 6GHZ. Com isso, apesar das suas características serem as mesmas em relação ao Wi-Fi 6, a tecnologia consegue ter mais eficiência e ganho de velocidade nas conexões. Estima-se que uma oferta de 1.200 MHz sejam adicionadas em roteadores com esse padrão.

Tendo novas frequências, que podem ser entendidas como mais espaço para desempenho da rede, diminuem as inferências e instabilidades que podem ocorrer nos padrões anteriores.

Como foi possível observar, esse novo padrão pode gerar uma maior performance de conexão em diversos dispositivos, como jogos de streaming e aparelhos que possuem tecnologia IoT (Internet das Coisas).

Isso é ótimo pois, como destacado anteriormente, a internet tem se tornado uma ferramenta cada vez mais necessária no nosso dia a dia. Em casas conectadas, que contam com diversos dispositivos inteligentes como câmeras, lâmpadas, smart TVs e assistentes de voz, possuir um Wi-Fi que seja capaz de suportar e oferecer uma rápida conexão para todos esses dispositivos é essencial.

Wi-Fi 6E possui suporte para todos os dispositivos?

Todas as opções de Wi-Fi são totalmente compatíveis entre si, inclusive o Wi-Fi 6E. Com isso, indivíduos que desejam utilizar o padrão não terão que se preocupar de não ser possível conectar os aparelhos mais antigos em novos roteadores que possuem essa tecnologia.

wi-fi-6e-o-que-e-como-funciona

No entanto, para usufruir de todos os benefícios do Wi-Fi 6E, será necessário que tanto o roteador, quanto o dispositivo em si, conte com suporte a este padrão. Com a aprovação da Anatel, é muito provável que novos dispositivos eletrônicos e modelos de roteadores já venham com o suporte para esta tecnologia daqui para frente.

Smart Roteador Mesh Wi-Fi

Como foi possível observar, avanços têm sido feitos não somente em produtos com suporte à internet, mas também nas redes que oferecem a conexão com esses aparelhos. Nesse sentido, contar com um roteador inteligente pode ser uma ótima opção para potencializar ainda mais o Wi-Fi da sua casa ou local de trabalho.

Conheça o Smart Roteador Mesh Wi-Fi desenvolvido pela Positivo Casa Inteligente, aparelho que oferece diversas vantagens em relação a um roteador comum. Por usar a rede mesh, ele é capaz de oferecer uma área muito mais ampla, garantindo que toda a área de cobertura tenha acesso a conexão sem fio.

Ele ainda possui recursos que podem deixar a internet da sua casa muito mais inteligente, como o beamforming, que identifica quais dispositivos estão conectados à internet e direciona o sinal da rede para as suas localizações.  Através do seu aplicativo, ainda é possível selecionar quais aparelhos devem receber prioridade do sinal enviado.

Com suporte para até 64 dispositivos conectados ao mesmo tempo, o Smart Roteador Mesh Wi-Fi ainda possui ótimas ferramentas de gestão de rede, como controle parental e criação de redes secundárias para visitantes. Dessa forma, você não precisa mais fornecer a senha do seu Wi-Fi para ninguém, garantindo que ele estará muito mais seguro.

Desenvolvido por uma empresa que é referência em automação residencial, o Smart Roteador Mesh Wi-Fi é uma ótima escolha para quem deseja dar um upgrade na rede sem fio. Conheça mais detalhes do aparelho e decida ter uma internet muito mais inteligente ao seu dispor.

Links: TechTudo, Meu Positivo, Oficina da Net

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente