Digite abaixo o que você procura

Saiba como os assistentes de voz podem deixar sua casa mais inteligente

Quem que nunca desejou contar com alguém ou alguma coisa que pudesse auxiliar durante as diversas tarefas do dia a dia, não é mesmo? Devido à rotina cada vez mais agitada do século XXI, tem sido cada vez mais difícil conciliar e concluir com êxito todas as tarefas que uma casa e trabalho demandam, e ainda ter tempo para descansar, ficar com amigos e família e fazer os hobbies preferidos.

Se você possui a sensação que às vezes a sua rotina vai te engolir, e que você não é capaz de se lembrar e realizar todas as tarefas que o seu dia demanda, uma ótima solução é contar com um assistente de voz. Caso você não esteja familiarizado com esse assunto, fique tranquilo que nós iremos te explicar tudo sobre eles e como você pode utilizá-los.

Afinal, o que são assistentes de voz?

Podemos definir um assistente de voz como um software capaz de responder algumas perguntas e solicitações, executando diversas atividades através da sua inteligência artificial.

Esses programas estão se popularizando cada vez mais, sendo inseridos nos principais smartphones da atualidade, como a Siri nos dispositivos iOS e o Google Assistente nos aparelhos Android. Além disso, a Amazon também tem tido sucesso neste mercado graças ao seu assistente, a Alexa.

A principal funcionalidade desses softwares, como o nome já diz, é de auxiliar os usuários em diversas tarefas do cotidiano. Como exemplo, podemos listar a realização de chamadas de áudio e vídeo, organização de contatos, leitura e resposta de e-mails, lembretes sobre compromissos da agenda e resposta a perguntas gerais, previsões do tempo e informações sobre algum trajeto.

Com isso, esses assistentes se tornaram um meio prático e rápido de se obter informações ou realizar algumas tarefas, com os usuários precisando apenas realizar comandos de voz como “Ok Google, ligue para a minha mãe” ou então “Alexa, qual a previsão do tempo para amanhã”.

Precisamos ressaltar que o assistente de voz é o programa em si, não o objeto onde ele está sendo comercializado. Alguns indivíduos acabam fazendo essa confusão, pois nos últimos anos esses programas estão sendo inseridos e vendidos em caixas de som como a linha Echo Dot da Amazon e Nest do Google.

Por que ter um assistente de voz?

Seja através do aplicativo do celular, ou por um dispositivo físico, utilizar um assistente de voz oferece outras vantagens além dos exemplos listados acima. Com o passar dos anos, um novo segmento de aparelhos têm surgido no mercado, os smart homes.

Utilizando recursos avançados e Internet das Coisas (Iot), produtos como lâmpadas, geladeiras, cafeteiras, termostatos e TVs possuem conexão e podem ser controlados por softwares inteligentes. É aqui que o assistente de voz se torna tão importante.

saiba-como-os-assistentes-de-voz-podem-deixar-sua-casa-mais-inteligente

Programas como o Google Assistente e Alexa podem operar como uma central de comando, conectando todos esses aparelhos inteligentes em uma única rede. Assim, você pode enviar um comando de voz direto para o assistente, e ele irá executar esse comando no outro aparelho.

Além disso, você pode criar cenas para que em um único comando, diversas tarefas sejam realizadas. Por exemplo, ao dizer “Alexa, hora de dormir”, ela pode desligar todas as smart lâmpadas e smart TVs da sua casa, desde que você crie uma cena para isso.

Dessa forma, automatizar uma casa oferece diversas vantagens, como conforto e praticidade, economia de tempo, maior segurança e até mesmo redução nos gastos com a conta de luz. Por isso, ter um bom assistente de voz é crucial para deixar a sua casa mais inteligente.

Qual assistente escolher?

Conforme destacado anteriormente, contar com um bom assistente virtual é crucial para deixar a sua residência mais inteligente. Por isso, você deve ponderar bem as diversas opções disponíveis no mercado para fazer a sua escolha.

A melhor pessoa para decidir qual modelo se adequa mais às suas expectativas é você mesmo. Você ainda pode utilizar o fato de que os apps de programas como o Google Assistente e Alexa são totalmente gratuitos para smartphones, baixando-os e verificando qual você se adapta melhor. Além disso, listamos alguns tópicos que você pode levar em conta antes de tomar a sua decisão:

  • Ele é capaz de realizar as tarefas que você deseja automatizar?
  • Ele é compatível com os aparelhos inteligentes que você já possui ou quer adquirir?
  • Ele pode responder perguntas de conhecimento geral?
  • A empresa desenvolvedora desse assistente é séria e possui boa reputação no mercado? Ela lança com frequência atualizações do programa e busca inovar neste ramo?
  • Ele é fácil de ser usado?

Conte com os produtos certos

Contar com produtos smart deixou de ser uma coisa do futuro ou destinada somente para pessoas muito privilegiadas financeiramente. Atualmente, existem diversas opções de aparelhos, como os ofertados pela Positivo Casa Inteligente, que possuem preços acessíveis e são fáceis de serem utilizados.

A Positivo oferece diversas opções smart para iluminação, câmeras, itens de segurança, conforto e conectividade. Ainda são oferecidos kits que deixam o custo dos produtos ainda mais atraentes.

Todos os aparelhos são fáceis de serem instalados e possuem total compatibilidade com o Google Assistente e Alexa, se tornando assim uma ótima opção para quem está dando os primeiros passos para deixar a casa mais inteligente.

A empresa ainda oferece diversas dicas e informações sobre automação residencial em seu blog, que podem te ajudar a explorar novas alternativas neste meio. Seja bem-vindo e conte com a Positivo Casa Inteligente!

Links: PXL Shop

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente