Digite abaixo o que você procura

Construindo casas inteligentes: tecnologia e sustentabilidade

9 de dezembro de 2021

A conscientização universal acerca da preservação da natureza tem se tornado cada vez mais acentuada, de forma que os esforços para reduzir os impactos ambientais foram redobrados dentro da política de conduta de empresas e instituições. Embora as questões que envolvam o meio ambiente sempre tenham sido pauta de movimentos ambientalistas, recentemente o setor da construção civil vem incluindo em seu arsenal inúmeras técnicas sustentáveis que aprimoram os processos, ajudando a preservar o planeta. O intuito é aumentar o conforto dos moradores construindo casas inteligentes com o auxílio da tecnologia e reduzindo simultaneamente os impactos no meio ambiente. Conheça agora algumas tendências de sustentabilidade na construção civil:   

Gestão de água

De todos os bens finitos disponíveis na natureza, a água talvez seja o maior fator de preocupação. O uso desenfreado e irresponsável desse elemento tem afetado drasticamente a humanidade e sentenciado as próximas gerações a situações críticas. 

Felizmente, hoje, a utilização consciente da água tem ganhado popularidade entre os mais jovens e, principalmente, entre as empresas do setor da construção civil. Como um dos ramos que mais causa impactos ao meio ambiente, a construção civil encontrou alternativas produtivas para preservar a natureza, e, entre elas, a gestão racional do uso da água. 

Sistemas inteligentes que controlam o uso de água evitam desperdícios e monitoram com eficiência sua reutilização. Assim, os moradores podem, por exemplo, lavar calçadas e regar o jardim com a mesma água já utilizada anteriormente. Existem, ainda, mecanismos que captam água da chuva para reaproveitamento e opções modernas de armazenamento, como cisternas. 

É importante lembrar que a água é um elemento fundamental em qualquer dos estágios da construção civil. Por isso, dominar as ferramentas para sua economia e conhecer os métodos mais eficazes para evitar o uso descontrolado são as melhores soluções para se obter resultados positivos no setor da construção civil. 

Eficiência energética

O consumo excessivo de energia elétrica pode causar prejuízos tanto no âmbito natural quanto nos quesitos financeiros de quem tem que arcar com as contas no fim do mês. Obter um equilíbrio saudável e alcançar a perfeita eficiência energética tem sido uma das maiores prioridades para o mercado da construção civil.

Uma boa alternativa que as empresas encontraram para economizar energia durante o período das obras foi o uso de painéis solares e fotovoltaicos no lugar de geradores, por exemplo, que liberam grande toxicidade com a queima de diesel. A construção civil, inclusive, tem investido cada vez mais em ambientes amplos que contem com a colaboração da luz do sol, seja por meio de claraboias, telhados inteligentes ou janelas de tamanho considerável que permitam ventilação natural.

Da mesma forma, foram criados, com o auxílio da tecnologia, equipamentos que cumprem com eficácia a função de monitoramento do consumo de outros tipos de energia, como o de gás e até o da água. Assim, reduzem automaticamente a emissão de gás carbônico na atmosfera e proporcionam menor impacto ambiental.  

Gestão de resíduos

A alta quantidade de resíduos gerados durante os processos da construção civil, principalmente aqueles produzidos nos canteiros de obras, podem causar grandes prejuízos ao meio ambiente se descartados de maneira indevida na natureza. Não basta simplesmente despejar os entulhos em aterros e nunca mais preocupar-se com eles. Surge, então, a consciência coletiva da gestão de resíduos. 

construindo-casas-inteligentes-tecnologia-e-sustentabilidade

Alguns cuidados devem ser tomados no canteiro de obras no momento do descarte e, acima de tudo, na hora da geração desses resíduos. Existem ferramentas com as quais podemos contar para evitar que esses recursos tenham um destino inapropriado. 

A separação e o uso consciente do que é considerado lixo consiste no que chamamos de gestão de resíduos, o que engloba não só o descarte em ambientes estrategicamente elaborados para tal finalidade, como também a reciclagem de madeira, vidro e outras substâncias comumente utilizadas na construção civil, a compostagem e o aproveitamento de materiais que foram ignorados em construções anteriores. 

Vale lembrar que é responsabilidade das empresas cada tonelada de resíduos produzidos, por isso, uma gestão eficiente resume-se tanto à necessidade de preservar a natureza quanto ao desejo geral de economizar despesas e otimizar custos.   

Tecnologia

A tecnologia sempre esteve intrinsecamente conectada à sustentabilidade, de modo que a maioria das soluções ecologicamente corretas são aquelas que necessitam da tecnologia para funcionarem. O lado bom é que contamos com um vasto repertório de ferramentas e aparatos tecnológicos para usarmos em benefício do setor da construção civil e do meio ambiente. 

As inovações tecnológicas são umas das principais responsáveis pelo avanço da sustentabilidade e pela atual preservação do meio ambiente. O uso de modelagem 3D, realidade virtual e realidade aumentada, mecanismos inteligentes e sistemas automáticos estão cada vez mais populares nos canteiros de obras. Os conhecidos smart buildings são internacionalmente famosos por seus sensores, medidores e dispositivos inteligentes, todos conectados num sistema central com grande capacidade de desempenho. 

A tecnologia, dentre tantos outros benefícios, aumenta a rentabilidade dos processos e proporciona maior conforto aos futuros moradores dos empreendimentos da construção civil. Existem, porém, aparatos específicos que otimizam os espaços e as tarefas domésticas ao mesmo tempo em que contribuem para o meio ambiente, sem causar impactos negativos. São as cada vez mais famosas automações residenciais

Automações residenciais

  • Lâmpadas inteligentes detectam o consumo excessivo de energia elétrica dentro de casa e desligam-se automaticamente desde que tenham sido programadas antecipadamente para fazê-lo;
  • Sistemas de segurança integrados possuem sensores de presença e de temperatura muito mais eficientes do que simples câmeras de monitoramento, proporcionando maior proteção e segurança, pois são capazes de identificar possíveis acidentes domésticos, como vazamento de gás, por exemplo;
  • Controles universais têm a habilidade de controlar diversas atividades simultaneamente, como a temperatura do ambiente, a iluminação e até o consumo de água, conduzindo o que conhecemos hoje como ar condicionado e calefação a um nível superior de automação

Para alcançar resultados positivos e um desempenho de sucesso no ramo da construção civil, o único caminho a seguir é reunir as melhores práticas tecnológicas e sustentáveis destinadas à preservação do meio ambiente. A consciência de que a natureza não estará à nossa disposição para sempre é o primeiro passo para estabelecer uma linha de pensamento minimamente ecológica. Depois, os próximos passos são seus. Mas, não se esqueça de ter em mente dois conceitos fundamentais ao trilhar seu caminho construindo casas inteligentes: tecnologia e sustentabilidade.    

Referências: CTE, Inova Concreto, Imóveis Estadão, Allonda, EcoPreserve, Pensamento Verde

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente