Digite abaixo o que você procura

Saiba como as casas inteligentes mudam a construção civil

Tecnologia das smart homes é uma tendência da qual não se pode fugir. Veja o que muda na concepção dos projetos e quais os benefícios das casas conectadas

Que as casas inteligentes são, na realidade brasileira, uma tendência no mercado imobiliário, isso ninguém discute. Afinal, presenciamos em 2019 a entrada da Positivo Casa Inteligente no mercado das smart homes, facilitando o acesso dos brasileiros a automação residencial.

“Vemos que esse processo está amadurecendo e aos poucos vem dando indícios de mudança”, comenta a arquiteta Jessica Leone, do escritório Lumi Arquitetura. Atualmente o mercado de automação residencial no Brasil está dividido em duas vertentes: empresas especializadas em automatizar as casas e produtos simples e práticos para smart homes.

Se por um lado as empresas especializadas em automação residencial elaboram projetos e executam a implementação de um sistema conectado. As soluções apresentadas de acordo com as necessidades do cliente e instaladas pelo próprio usuário democratizam o acesso de todos as tecnologias que trazem mais conforto, praticidade e segurança para as residências.

“Ambas as vertentes buscam soluções que permitem melhorar a experiência do usuário, com soluções de segurança, acessibilidade, usabilidade e sustentabilidade”

Jessica Leone – Arquiteta do escritório Lumi Arquitetura

Mas os impactos dessa tendência que chegou para ficar vão além dos benefícios e da abertura de mercado, elas mudam o jeito de se pensar em construção. “No projeto de arquitetura de uma smart home, a maneira de projetar já é diferente na fase de concepção, já que tudo deve ser pensado de maneira conectada, para promover a melhor experiência do usuário”, conta a arquiteta.

Além do gerenciamento eficiente de energia e água, o projeto deve ser pensado de maneira que a implantação da residência promova um melhor  aproveitamento dos recursos naturais como o vento e luz solar. “Mas nada impede que uma casa já pronta possa ser adaptada, e os produtos de casa inteligente estão aí para isso”, ressalta.

CASAS INTELIGENTES: UM NOVO OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO 

O uso da tecnologia das casas inteligentes possui opções infinitas e ainda muitos caminhos para crescer. Cada vez mais acessível, em pouco tempo as smart homes deverão ser tão populares quanto os smartphones.

O avanço da Internet das Coisas (IoT) tem permitido, cada vez mais, tornar qualquer objetivo inteligente.  O acesso das pessoas à internet e também aos produtos desenvolvidos, têm feito essa rede de “coisas” conectadas dar um salto gigante em relação aos possibilidades futuras.

“Com a construção não é diferente, e a IoT e as casas inteligentes passam por aqui e modificam a forma do mercado de trabalhar e conceber novas ideias”.

Jessica Leone – Arquiteta do escritório Lumi Arquitetura

“Um assunto que é discutido e procurado pelos arquitetos é a sustentabilidade aliada com a arquitetura. Consideramos isso, um dos maiores ganhos proporcionados pelos produtos de smart homes, seja em soluções mais complexas de geração de energia própria através de painéis solares, ou em soluções mais simples como a programação de abertura de persianas para aproveitamento da luz solar durante o dia”, explica.

Smart homes oferecerem uma nova experiência do morador com a casa e trazem mais facilidades e segurança as residências.

Entendendo esse novo movimento que as novas tecnologias na construção civil somadas ao IoT têm feito nos últimos tempos e como se desenham para o futuro, o fato é que essa mudança tem instigado arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil a darem um novo olhar sobre suas formas de trabalhar para proporcionar uma nova conexão não apenas dos moradores com suas casas, mas também das pessoas com as cidades e espaços físicos que convivem.

A Positivo Casa Inteligente é um exemplo de como essas novas tecnologias podem ser incorporadas de forma rápida, acessível e simples ao cotidiano das pessoas. “Com soluções que atendem necessidades importantes na rotina da casa como controlar a iluminação e eletroeletrônicos ou ainda cuidar da segurança das pessoas, com produtos de fácil instalação, a casa inteligente tem se tornado cada vez mais popular e esse é o nosso desafio na arquitetura”, finaliza.

A DEMOCRATIZAÇÃO DAS SMART HOMES

Justamente buscando oportunizar o acesso da população a soluções que garantam mais conforto, praticidade e segurança, foi que em 2019 a Positivo Casa Inteligente revolucionou o mercado de automação residencial brasileiro oferecendo produtos de fácil instalação, sem a necessidade de obras ou de contratação de empresas e/ou profissionais.
São sensores de abertura, de movimento, central de alarme, controle universal, câmeras de segurança, tomadas e lâmpadas inteligentes desenvolvidas para serem comandadas pelo aplicativo, de qualquer lugar, direto do smartphone.

Se você quer saber mais como a transformação da automação residencial pode facilitar a sua rotina, acesse www.positivocasainteligente.com.br 

Kit Casa Conectada Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"