Digite abaixo o que você procura

Saiba como fazer uma automação residencial bem-sucedida

Ao mesmo tempo que é algo muito simples de ser feito, a automação residencial pode gerar muitas dúvidas e ser um tanto assustadora para aqueles que ainda não entendem muito bem do assunto. Apesar das tecnologias inteligentes não serem algo tão recente, o fato delas estarem começando a ser integradas em casas e edifícios ainda é uma novidade, então é importante que todos busquem ficar a par do assunto para não passar sufoco na hora de fazer esse investimento.

Para quem ainda nunca ouviu falar no assunto, vamos começar pelo básico. A automação residencial é uma forma moderna e altamente tecnológica de tornar sua rotina mais prática e confortável, fazendo bom uso da tecnologia smart para que alguns processos do cotidiano sejam realizados de forma automática. Trata-se de coisas simples como ligar ou desligar lâmpadas, controlar eletroeletrônicos por comandos de voz ou deixar sua residência mais segura.

Tudo isso é possível graças à grande diversidade de dispositivos smart disponíveis no mercado, cada um oferecendo suas próprias funções de automatização. Tudo que é necessário é uma boa conexão domiciliar com a internet para garantir o funcionamento de todos eles, mas é claro que saber exatamente em quais acessórios investir também é muito importante. A seguir, aprenda por onde começar e como fazer automação residencial.

Primeiros passos

Antes de mais nada, a primeira coisa que deve ser avaliada pelo próprio morador é a possibilidade e necessidades de automação em cada cômodo de sua casa individualmente. Cada parte da casa pode ser automatizada de um jeito e algumas podem oferecer certas limitações, dependendo da qualidade do sinal da internet recebido naquele ponto.

Esse é um detalhe essencial que não pode passar batido pelo morador. As tecnologias smart só funcionam quando conectadas à internet e quanto mais fraco o sinal, mais problemático será seu funcionamento. É natural que uma rede Wi-Fi funcione melhor quando está mais próxima do roteador e vá perdendo potência nos demais cômodos; quanto mais barreiras (paredes) estiverem no caminho, pior a recepção. É por isso que é comum que uma casa grande sequer tenha conexão em cômodos mais distantes.

Por esse motivo, é importante ter em mente que o problema quase nunca é a velocidade da internet do seu plano contratado, mas sim da expansão do sinal pela casa. Esse problema pode ser resolvido com o uso de repetidores de sinal ou de um roteador mesh, que expande igualmente a potência do roteador por toda a casa. Essa já seria uma alternativa mais cara, mas as vantagens fazem valer a pena, já que é possível instalar dispositivos smart em qualquer cômodo sem se preocupar com esse detalhe.

como-fazer-automacao-residencial

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é se será necessário fazer algum tipo de adaptação na casa para cabeamento. Hoje em dia já existem dispositivos smart que dispensam a necessidade de qualquer fio, funcionando apenas através da conexão com o Wi-Fi, mas ainda há as alternativas mais tradicionais, que utilizam alguns cabos. Nesses casos, pode ser preciso fazer pequenas adaptações nas paredes para a passagem dos fios, mas a boa notícia é que será algo simples, que não vai exigir reformas ou grandes planejamentos.

Quais dispositivos escolher?

Agora que você já sabe o essencial sobre os primeiros passos da automação residencial, é hora de avaliar quais são suas principais necessidades dentro de casa e quais tecnologias lhe seriam mais úteis no seu dia a dia. Os custos desse processo variam de acordo com quantos dispositivos se pretende comprar, então é interessante avaliar quais cômodos são mais utilizados na casa, onde eles farão mais diferença e coisas do tipo.

A automatização mais básica pode ser iniciada pela iluminação. Adquirir lâmpadas smart é uma boa forma de começar, pois é algo que usamos diariamente e o tempo todo. Essas lâmpadas são mais econômicas e podem ser controladas diretamente pelo aplicativo do smartphone, além de contar com recursos adicionais como mudança de cores e funcionamento por horários pré-programados. Alternativamente, um bocal smart garante os benefícios da automatização para qualquer lâmpada comum, com exceção da alternância de cores.

Um interruptor inteligente também é eficaz em automatizar diversos elementos de um cômodo como lâmpadas, ventilador de teto e outras coisas. Eles podem ser conectados a pontos que nem sequer estão no mesmo cômodo, então mesmo sendo mais caros, o custo benefício faz valer a pena.

Já para aqueles que buscam mais segurança, a variedade é grande. Trancas automáticas, sistema de alarmes e câmeras de vídeo são algumas das possibilidades. Se tratando desses dispositivos mais complexos, o mais recomendado é contratar uma equipe de profissionais qualificados para a instalação, pois não é tão simples quanto colocar uma lâmpada ou um interruptor smart por conta própria.

Com essas informações básicas, você já está mais que preparado para começar a automatizar os processos da sua casa e usufruir de tudo que a tecnologia smart tem para nos oferecer.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente