Digite abaixo o que você procura

4 dicas para criar senhas mais seguras para seus dispositivos

8 de abril de 2021

O ataque a dispositivos, principalmente pelos roteadores, tem sido uma prática recorrente entre hackers. Em novembro de 2019, o Avast comunicou o bloqueio de mais de 7 mil tentativas de invasão aos dispositivos provedores de internet. Pensar em formas de se proteger é fundamental para prevenir roubo de dados e outras ações em decorrência da vulnerabilidade. Por isso, nós separamos dicas para criar senhas mais seguras, detalhadas nas linhas a seguir. 

Por mais que pareça uma tarefa fácil, criar uma senha segura demanda alguns passos para garantir que ela seja forte e difícil de ser decifrada. A sequência numérica 123456 foi a mais usada por cinco anos consecutivos, mesmo sendo simples e clichê. Esse tipo de senha dá margem para o acesso de hackers e, ainda no caso dos roteadores, deixa todos os hardwares conectados a ele vulneráveis ao ataque. 

Riscos que expõem os dados diariamente

As senhas são um dos passos mais importantes para garantir a proteção dos dados. A criação de combinações para cada aplicativo e dispositivo, deve reforçar a segurança dos hardwares e softwares. Isso porque, ao ter uma única senha vazada, a pessoa não deve se preocupar com outras contas e aparelhos que usam a mesma combinação. 

No caso dos roteadores, o acesso a eles pode permitir a invasão aos celulares, tablets e computadores conectados no sinal que ele emite. Um dos ataques praticados costuma começar pelo acesso a endereços virtuais que apresentam anúncios maliciosos. A partir de então, esses links direcionam para um site que pareia com o roteador e executa uma série de ataques que acontecem em segundo plano. 

O problema surge quando páginas falsas são criadas a partir de então, simulando sites que o usuário costuma entrar. Então, quando o login é solicitado, os dados acabam sendo enviados aos hackers que invadiram a conexão. Isso cria uma brecha que permite ter acesso a todos os tipos de informações possíveis, como dados de conta bancária e de pagamentos etc. 

Outros tipos de ataques são praticados, mas todos devem ser prevenidos com a criação de senhas seguras e atualizações a todos os dispositivos que liberarem updates. 

Dicas para criar senhas mais seguras

Vale dizer que existem ferramentas virtuais que ajudam  na elaboração de senhas. Mas, para quem prefere criá-las manualmente, é possível elaborar uma tão segura quanto as geradas virtualmente. Para isso, basta seguir as sugestões organizadas em detalhes nas linhas a seguir. 

1. Misture caracteres 

Essa é a dica mais frequente e difundida. Por exemplo, aplicar letras maiúsculas e minúsculas, bem como associá-las a símbolos, pode dificultar a tentativa de decifrá-las. Nesse sentido, vale dizer que não é preciso criar uma sequência sem lógica, pois assim fica difícil de memorizar, mas sim empregar essa regra em palavras comuns. Portanto, a palavra “internet”, ficaria parecida com “1nt3Rn3t”, por exemplo. 

2. Crie senhas longas

Os logins costumam pedir senhas com no mínimo 8 caracteres, mas, sempre que possível, é importante criar combinações longas. Logo, nada de pensar em apenas uma palavra, já que para atingir um nível satisfatório de segurança, o ideal é criar frases ou usar vários termos que não precisam necessariamente seguir uma ordem lógica.

3. Combine palavras aleatórias

Com base na dica anterior, vale dizer que a aplicação de palavras aleatórias deve ser mais efetiva em termos de proteção. Ou seja, pensar em frases e palavras desconexas deve ajudar a deixar a senha forte. Associar essa dica à primeira sugestão, deve deixar o resultado final mais seguro ainda. Então, o usuário pode empregar palavras combinadas com números, símbolos, maiúsculas e minúsculas. 

4. Esqueça sequências, datas e gostos pessoais

Tendo em vista que as sequências são as mais utilizadas pelas pessoas, é indispensável deixar de usá-las o quanto antes. Sejam elas 123456, abcdef, ou mesmo variações como 123123 e outras, elas estão sempre no topo da lista. Por isso, não é seguro repetir esses padrões. 

Outro hábito comum é o de colocar datas pessoais, como de aniversário, ou mesmo a placa do carro como senha, prática que acaba facilitando o acesso dos hackers. Essa dica para evitar se aplica até mesmo a gostos, como times e bandas favoritas, visto que ficam meio óbvias e fáceis de descobrir. 

Tecnologias que podem ajudar com as senhas

Anotar senhas em papéis, blocos e cadernos é absolutamente inviável, justamente pela facilidade de acesso a elas. Mas para quem tem muitas contas e não consegue administrar todos os logins, é possível considerar um agregador de senhas. Diferente do bloco de notas do celular, ele traz um sistema criptografado para proteger tudo o que será armazenado na plataforma. 

Outra dica é o gerador de senhas, que criará sequências fortes que devem ajudar a impedir uma invasão. Tanto o gerenciador como o gerador de senhas, trazem opções gratuitas disponíveis para download. 

Portanto, vale lembrar que para manter os dispositivos e contas seguras, é necessário sempre atualizar senhas periodicamente. Na hora de formular as combinações, o usuário deve pensar nas dicas de ouro: frases aleatórias, com combinações de números e símbolos. Outra prática que deve ser executada sempre que possível é atualização de firmware de todos os aparelhos, uma vez que os updates sempre corrigem brechas de segurança. 

Acompanhe de perto todas as dicas de segurança pelas nossas redes sociais. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente