Digite abaixo o que você procura

Como se proteger mais em um mundo superconectado?

18 de maio de 2021

Os avanços tecnológicos estão trazendo diversos benefícios para a nossa sociedade. No entanto, viver em um mundo superconectado também pode oferecer riscos à nossa segurança. A cada dia que passa, mais pessoas acabam se tornando vítimas dos chamados cibercrimes.

Essas atividades criminosas estão se intensificando cada vez mais. Segundo pesquisa do Norton Cyber Security, o Brasil é o segundo no ranking de números de casos de crimes virtuais, com mais de 62 milhões de pessoas tendo sido vítimas de golpes e fraudes online.

À primeira vista, é difícil imaginar que podemos ser lesados por uma pessoa que pode estar a quilômetros de distância. No entanto, hackers estão se especializando cada vez mais em novas formas de acessar e roubar dados. 

Portanto, é necessário tomar algumas medidas de proteção ao utilizar produtos que possuem conexão com a internet. Vamos entender melhor o porquê de isso ser importante.

Como a falta de segurança pode te afetar?

Existem atualmente diversas formas de golpes e crimes virtuais. Os mais famosos são lojas de produtos falsos, que acabam lesando seus consumidores, que nunca receberam os itens que foram comprados. Porém, os riscos não param por aí.

Um hacker pode invadir a sua rede e conseguir os dados necessários para movimentar a sua conta bancária, podendo transferir seus recursos para outras contas. Além disso, ele pode ter acesso a documentos, fotos e informações pessoais suas, vendendo-as na internet.

Segundo a empresa de cibersegurança Syhunt, 13 mil fotos de documentos de brasileiros, além de informações de mais de 2,5 milhões de vítimas, estavam sendo vendidos recentemente em um fórum online. Isso mostra o tamanho que este “mercado” de roubo de dados já atingiu.

Dependendo das informações que o hacker consegue adquirir, ele pode inclusive chantagear a própria vítima, pedindo um resgate para que as informações ou documentos sejam devolvidos.

Isso tem se intensificado ainda mais em ataques virtuais feitos a empresas, como é o caso da Colonial Pipeline nos Estados Unidos. Em maio deste ano, a companhia teve que pagar mais de R$ 25 milhões a um grupo de hackers que roubou informações que causaram a paralisação das suas atividades.

Outro risco que você pode ter é caso um hacker consiga controlar os seus equipamentos eletrônicos. Assim, mesmo que a sua casa tenha um moderno sistema de segurança, com câmeras, sensores e alarme, os criminosos podem desligar esses aparelhos antes de invadir a sua casa.

Um estudo feito pela Avast destacou que ataques a aparelhos que possuem a tecnologia IoT estão entre os mais perigosos. Portanto, ter cuidado ao utilizar esses produtos é crucial. 

Haja sem medo, mas com prudência

Por favor, não nos entenda mal. Não queremos que você pare de usar a internet e produtos inteligentes. A sua vida pode se tornar muito mais prática e confortável através destas ferramentas, especialmente se você investir em ter uma residência automatizada.  

No entanto, precisamos ressaltar que é necessário ter prudência. Você precisa saber como se proteger de eventuais perigos online se deseja usufruir dos avanços tecnológicos com mais segurança. Vamos mostrar algumas dicas que você pode seguir para isso. 

Proteja sua rede e os seus dispositivos 

Cuidar da sua rede wi-fi é essencial, pois hackers poderão tentar invadi-la para acessar seus aparelhos e suas informações. Por isso, mude a senha padrão do seu roteador, e garanta que o seu protocolo de segurança seja o WPA2 ou o WPA3 se disponível.

Referente aos seus aparelhos, certifique-se que eles estejam sempre com a última versão de software disponível. Já se perguntou por que novas versões são lançadas de tempos em tempos? Muitas vezes, é porque as fabricantes identificaram falhas de segurança em versões anteriores e conseguiram corrigi-las.

Não atualizar um dispositivo pode fazer ele ficar muito mais atrativo para hackers, que podem através dele, terem acesso a toda a sua rede de dados. Portanto, fique atento às atualizações.

Cuide das suas senhas

como-se-proteger-mundo-superconectado

Não é apenas a senha do roteador que deve ser mudada. Você deve criar senhas complexas para cada aparelho ou sistema onde seja necessário ou possível utilizá-las para se ter acesso. Jamais coloque informações fáceis de serem descobertas, como o seu aniversário, o nome do seu filho ou uma sequência fácil de números como “1234”. Também evite utilizar a mesma senha para várias contas e aparelhos.

Caso seja possível colocar uma identificação de dois fatores, use-a para ter ainda mais segurança. Assim, suas contas estarão ainda mais protegidas dos invasores. Também cuide do lugar onde você irá armazenar as suas senhas, caso não consiga memorizá-las.

Seja discreto com as suas informações

As redes sociais são ótimas ferramentas, que nos dão a chance de conhecer e nos aproximar de outras pessoas. No entanto, elas também podem ser utilizadas por hackers e criminosos que desejam saber mais sobre a nossa rotina.

Portanto, evite divulgar informações pessoais suas. Não informe o seu patrimônio e salário, os horários da sua rotina e locais que frequenta. Certifique-se que o seu navegador ou dispositivo conectado à internet esteja seguro, caso seja necessário enviar alguma foto de documento para autenticação.

Também cuide na hora de fazer compras online. Crie cartões virtuais, assim, seu cartão de crédito não tem chance de ser clonado. Por falar em compras, conheça o Kit Casa Segura.

Agora que você já sabe como se proteger em um mundo superconectado, você pode contar com os produtos da Positivo Casa Inteligente para viver uma vida ainda mais cômoda e segura.  

Links: Linhavix, Security Report, Syhunt, Folha de São Paulo

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente