Digite abaixo o que você procura

3 dicas para aumentar a segurança no controle de dispositivos de casa inteligente

Hoje em dia, a tecnologia já está profundamente integrada na vida das pessoas e muitos vivem 100% conectados. A pandemia certamente teve um papel marcante, se tratando deste assunto, e muitas pessoas adotaram os recursos tecnológicos como principal ferramenta para desempenharem todas as principais atividades do seu cotidiano, como trabalhar ou estudar. Com isso, o papel da internet e dos dispositivos inteligentes nunca foi tão importante quanto está sendo agora.

Quando pensamos em tecnologia, geralmente focamos em todos os benefícios e vantagens que elas podem nos proporcionar e acabamos esquecendo de alguns detalhes importantes, como a segurança. Se tratando de dispositivos com acesso à internet, infelizmente ainda não existe nenhuma alternativa 100% segura e livre de riscos. Estar conectado significa lidar constantemente com ameaças como vírus, hackers e outros tipos de vulnerabilidades. Por esse motivo, precisamos falar sobre como a cibersegurança é um assunto sério e que merece sua atenção.

Se você trabalha em home office, estuda em casa ou possui uma casa inteligente, confira algumas dicas de como investir melhor na segurança dos seus dispositivos para evitar problemas.

Proteja seus dispositivos

dedo-tocando-tela-de-celular-protegido

Hoje em dia é fácil contar com um ecossistema de dispositivos inteligentes que permanecem conectados à internet de forma constante. Você pode ter um smartphone que se comunica com seu computador e com qualquer outro eletroeletrônico que conte com funções inteligentes, além dos próprios acessórios smart utilizados para automatizar sua smart home.

Pode ser realmente difícil conseguir proteger tantos dispositivos, afinal quanto maior a quantidade de aparelhos conectados entre si, maiores as brechas de segurança. Mesmo que você ainda proteja os principais, como celular e computador, os outros ainda podem servir de porta de entrada para que os cibercriminosos consigam explorar brechas e invadir o seu sistema, então todos devem receber a mesma atenção para diminuir esses riscos ao máximo.

Tudo que utilizamos possui algumas camadas de segurança básicas como uso de senhas, padrões e outros tipos de medidas preventivas. Proteger seus dispositivos com senhas é importante, mas procure não repetir a mesma combinação em todos. Evite usar informações pessoais como nomes ou datas e, sempre que possível, ative a verificação em duas etapas para garantir uma camada de proteção extra. Também é essencial trocar suas senhas de tempos em tempos.

Obviamente, os dispositivos mais utilizados e que tenham mais recursos precisam de mais proteção, então se atente mais com a segurança do smartphone e do computador. Utilize impressões digitais e reconhecimento facial no celular, assim como um bom antivírus no seu desktop. Outra dica valiosa é evitar deixar o computador ligado quando não estiver usando, a fim de impedir a ação de hackers.

Proteção contra vírus

Os vírus também são um grande problema para nossos dispositivos inteligentes, pois além de interferir diretamente em seu desempenho, também aumentam as vulnerabilidades digitais, deixando-os mais propensos a sofrerem invasões ou roubo de dados. Os malwares seriam o grupo menos nocivo, já que eles interferem apenas no sistema, mas ao mesmo tempo abrem as portas para outros tipos mais perigosos como phishing, ataques de DoS e roubo de senhas.

hacker-invadindo-computadores

Uma vez na internet, nós corremos o risco de pegar vírus em qualquer situação, seja visitando um site ou abrindo um e-mail de origem duvidosa. Como eles são ameaças invisíveis, muitas vezes nosso computador ou celular é infectado sem que percebamos, por isso é importante contar com softwares de proteção dedicados exclusivamente a isso. Existe uma boa variedade de antivírus no mercado, quase todos possuindo versões gratuitas que não oferecem uma proteção completa. Nesse caso, o mais recomendado é escolher o seu preferido e comprar o pacote definitivo para que sua máquina esteja sempre segura.

Utilize um VPN

Os VPNs são uma das alternativas mais modernas para proteger sua conexão doméstica. Tratam-se de softwares que criptografam todos os dados enviados e recebidos via Wi-Fi, também possibilitando mascarar o endereço de IP para evitar expor sua localização aos cibercriminosos. É a solução mais eficaz quando o assunto é cibersegurança, inclusive no trabalho, onde podem ser compartilhados uma grande quantidade de material de uso exclusivo da empresa.

Dessa forma, é possível proteger todos os seus dados pessoais e qualquer outro tipo de informação com que você lide diariamente. Um VPN ainda pode ser combinado com uma proteção de firewall extra, o que impede que invasores externos consigam entrar na sua rede. Tudo isso fará da sua rede uma fortaleza e manterá todos os dispositivos bem protegidos. A única desvantagem é que o VPN pode acabar diminuindo consideravelmente a velocidade da internet, mas quem tem planos mais velozes não terá problemas.

Agora que você já sabe como deixar seu ecossistema de dispositivos smart mais seguro, não deixe de dar uma olhada nos produtos da Positivo Casa Inteligente! Contamos com o melhor que a tecnologia pode oferecer em termos de automação. Confira no nosso site!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente