Digite abaixo o que você procura

Casa inteligente: é possível conectar todos os meus eletrodomésticos?

2 de agosto de 2021

O conceito de internet das coisas vai muito além de ter um celular conectado à internet. A modernidade, assim como conhecemos hoje, nos apresentou diversos aparelhos para tornar nossa casa inteligente. Nos últimos anos, diversos dispositivos receberam conexão com a internet e podem funcionar como uma ferramenta de automação das tarefas da casa. A seguir, confira as possibilidades de conexão de equipamentos smart em uma residência.

Uma casa inteligente depende que todos os aparelhos se comuniquem com o proprietário. Portanto, a forma como se dá essa interação é muito importante e pode garantir que tudo funcione da maneira correta. Você já deve ter percebido que eletrodomésticos tradicionais não suportam esse tipo de comunicação.

Não há outra alternativa. Uma casa inteligente dependerá que os equipamentos sejam controlados usando a internet através de uma central de comando ou, até mesmo, por meio de configurações presentes no sistema dos aparelhos. Ainda assim, produtos mais antigos ainda podem ser adaptados para que recebam características inteligentes, mas isso não é uma regra assim tão simples.

O mais correto para o consumidor é comprar aparelhos que ofereçam suporte para comandos de voz e gerenciamento pelo celular. Esses produtos se comunicam com as principais assistentes virtuais do mercado, como a Alexa, o Google Assistente ou a Siri, da Apple. Os aplicativos são, na maioria dos casos, a melhor opção de programação por serem desenvolvidos pelo próprio fabricante do eletrodoméstico.

Tipos de aparelhos que podem ser conectados de forma inteligente

As empresas de tecnologia apostam em produtos cada vez mais interativos. A chamada “Internet das Coisas” é um conceito cada vez mais popular ao redor do mundo e, sendo assim, é normal que produtos tradicionais passem a receber características smart para que estejam vinculados à evolução tecnológica de nosso tempo.

Os aparelhos inteligentes, em geral, recebem configurações padrão através de suas interfaces e podem ser automáticos por meio de aplicativos disponíveis para celular. É comum, inclusive, que esses produtos apresentem painéis de controle ou telas touchscreen para configurações manuais.

As empresas de tecnologia por trás desses aparelhos focam suas vendas para o público mais jovem que precisa de auxílio para realizar atividades domésticas. Esses aparelhos também podem ser uma importante ferramenta de inclusão para pessoas com algum tipo de deficiência física.

A demanda de aparelhos é diversa e eles podem garantir maior conforto e, inclusive, segurança em ações que podem gerar acidentes domésticos.

Lista de aparelhos inteligentes modernos:

Como abordamos anteriormente, esses dispositivos foram desenvolvidos para receber comandos e programações dos usuários. Os fabricantes podem simplificar seus comandos para aplicativos específicos ou, como na grande maioria dos casos, oferecer suporte para aplicativos que organizam rotinas e para assistentes virtuais de tablets, telefones ou para gadgets como a linha Echo, da Amazon.

Aparelhos antigos que podem ser adaptados para comandos inteligentes

Você pode estar se perguntando como uma TV antiga pode ser controlada pelo celular se ela não possui opções de conectividade. E como um sistema de som pode ser ligado ou desligado pelo celular sem que ele esteja pareado por Bluetooth? Vamos explicar como resolver esse problema.

Para esses casos há uma solução muito simples: tomadas e plugs inteligentes. Esses pequenos dispositivos podem se conectar com a internet e são controlados remotamente por celulares, tablets ou pelo computador. A dica é manter esses aparelhos antigos desligados e liberar a energia pela tomada inteligente. 

As tomadas inteligentes permitem, inclusive, realizar o monitoramento do consumo de energia de qualquer aparelho conectado à rede de energia da casa – desde que estejam conectados a um ponto de energia inteligente. Esse recurso é muito útil para eletrodomésticos que não podem ser desligados, como um freezer ou uma geladeira.

Esse procedimento, entretanto, não permite programar remotamente esses aparelhos. Uma máquina de lavar, por exemplo, continuará sendo configurada através de seu painel de controle. Uma máquina de lavar louças funcionará da mesma maneira. Sendo assim, apenas o recurso de liga e desliga poderá receber automação.

As tomadas e plugs inteligentes podem ajudar pessoas que procuram economizar energia. Um aparelho que não precisa funcionar durante todo o dia pode ser desligado enquanto o usuário estiver no trabalho. A tomada smart também pode receber uma automação para que seja desativada todos os dias em um mesmo horário, garantindo assim que o equipamento antigo não ficará em atividade sem necessidade.

Aparelhos que preparam alimentos e bebidas, como sanduicheiras ou cafeteiras, podem ser melhor aproveitados com uma tomada conectada à Wi-Fi. No entanto, o usuário precisará deixar tudo organizado para que ao ligar o aparelho os alimentos sejam preparados de forma remota. A cafeteira, por exemplo, deve estar com o pó de café no local correto para que inicie a preparação assim que for ativada.

Usando controles remotos universais como forma de comandar aparelhos diferentes

Uma solução antiga, mas não menos importante, é usar um controle remoto inteligente para diferentes equipamentos. Imagine ter diferentes controles remotos para ligar vários aparelhos de sua casa? Pense em adquirir um controle que possa ligar aparelhos de TV, sistemas de som e, até mesmo, ar condicionados.Para conhecer mais detalhes sobre produtos que tornam uma casa inteligente, continue navegando em nosso blog. Confira nossas dicas, tutoriais e notícias sobre novos equipamentos e saiba como deixar a sua casa inteligente.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente