O Smart Controle Universal substitui os controles comandados por infravermelho…
Para que serve um controle remoto universal?
Antes dos smartphones se tornarem um controle remoto portátil, os controles universais já cumpriam esse papel com muito sucesso. É fato que quanto mais eletroeletrônicos tivermos em casa, maior a quantidade de dispositivos necessários para controlá-los, então era um para a televisão, outro para o home theater, mais um para o aparelho de som e a lista continua. Isso certamente nunca foi prático, então os controles remotos universais foram a alternativa ideal para resolver esse problema.
É claro que contar com um acessório para cada eletroeletrônico não deixa de cumprir seu papel, mas quanto mais controles, maior a confusão. Muitas vezes, só o tempo que passamos procurando por um controle perdido pela casa já é motivo o bastante para nos convencer de que um único acessório capaz de controlar tudo faria toda a diferença. Os controles remoto universais podem ser maiores e mais pesados, mas definitivamente cumprem o que prometem e tornam nossa vida bem mais fácil.
Entenda melhor como funciona um controle remoto universal e como utilizá-lo em seu dia a dia.
Como funciona?
Um controle remoto universal utiliza tecnologia smart para integrar diferentes dispositivos, mesmo que tenham marcas ou sistemas operacionais distintos. O que a princípio foi lançado no mercado apenas como uma alternativa mais barata para substituir o controle da televisão acabou se tornando a opção definitiva para quem tem muitos eletroeletrônicos em casa.
Hoje em dia já existe uma variedade muito grande de modelos no mercado, onde claramente os mais atuais são os que dispõem dos melhores recursos. Antigamente contávamos apenas com o que chamamos de controle remotos universais tradicionais, que eram limitados a funcionar somente com códigos exclusivos programados por cada fabricante. Eles conseguem desempenhar o mesmo papel que os modelos mais modernos, mas não são compatíveis com tantos dispositivos e possuem uma quantidade limitada de eletrônicos que podem ser conectados.
A alternativa mais moderna que temos hoje são os controles remotos universais inteligentes, que contam com todos os recursos da tecnologia smart para desempenhar suas funções. Esses modelos já contam com algumas vantagens exclusivas: eles funcionam totalmente através de uma conexão Wi-Fi doméstica, podem controlar mais de um dispositivo simultaneamente, possuem botões programáveis para personalizá-los ao nosso gosto e alguns dispositivos os reconhecem automaticamente, sem a necessidade de parear.
Alguns modelos são compatíveis com mais de 225 mil produtos diferentes e podem controlar até 15 aparelhos simultaneamente. Outros já oferecem tela LCD, bateria recarregável, conexão USB e softwares exclusivos para auxiliar em suas funções. A variedade de controles remotos universais é realmente grande e vale a pena pesquisar a fundo sobre a diversidade de modelos para encontrar algum que se adeque melhor a suas necessidades.
Escolhendo um controle remoto universal
Nós já sabemos que os controles remotos universais são muito vantajosos, mas agora vem a parte mais difícil: em qual modelo devo investir? Primeiramente, é importante ter em mente que não adianta comprar um controle super caro e cheio de recursos quando não se tem tantos dispositivos smart em casa. As tecnologias inteligentes só funcionam com suas semelhantes, então um controle smart só conseguirá realizar suas funções em outros dispositivos do gênero.
Para quem não possui muitos eletroeletrônicos que precisam de acesso remoto, vale a pena procurar um modelo mais em conta, que cumpra apenas o básico. Se você é daqueles que só pretende usar o controle para assistir televisão e ligar o som, essas alternativas certamente darão conta do recado. Para quem usa bastante seu aparelho de som, é importante se atentar à distância coberta pelo controle. Existem modelos mais adequados para isso que conseguem operar a até 200 metros de distância do dispositivo; já os que são focados em televisão e outros eletrônicos multimídia costumam ter uma cobertura bem mais baixa, que fica na casa dos 30 metros de distância.
Se você procura um modelo mais completo, certifique-se que o controle seja compatível com televisores, receptores de TV a cabo, conversores digitais, home theaters, satélites e DVDs. Ainda existem alternativas multiuso, que além de todos esses dispositivos também conseguem se integrar com eletrodomésticos que tenham tecnologia smart. O mesmo vale para acessórios utilizados em casas inteligentes como trancas automáticas e lâmpadas smart.
Hoje já existem até mesmo modelos que integram jogos de computador com a televisão. Um dos mais famosos são os chamados 3 em 1, que funcionam como controle remoto da televisão, teclado e mouse simultaneamente. Com um desses, é possível mudar de canal na TV diretamente através do teclado e mouse utilizados dentro do jogo, sem a necessidade de interromper sua jogatina. É uma função inusitada para se integrar, mas que desempenha tudo que promete perfeitamente.
Tendo em mente todas essas diferentes características, basta avaliar qual dessas opções atendem melhor aos dispositivos disponíveis em sua casa e correr atrás do controle remoto universal perfeito para você.