Digite abaixo o que você procura

Quanto custa para automatizar a casa?

24 de maio de 2021

Automatizar a casa tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o número de residências no Brasil que possuíam algum sistema de automação disparou de 300 mil em 2016 para 2,2 milhões em 2020.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem o pensamento que apenas os indivíduos mais privilegiados financeiramente podem contar com esses benefícios, pois grandes quantias devem ser gastas para automatizar suas casas. A boa notícia é que isso deixou de ser verdade nos últimos anos.

Já é possível contar com diversos produtos e assistentes virtuais inteligentes com preços acessíveis, que podem inclusive fazer seus detentores poupar gastos com o passar do tempo, fazendo o seu custo-benefício ser ainda maior.

Se você deseja tornar o seu lar mais inteligente e automatizado, esse guia irá te ajudar. Vamos mostrar os principais benefícios de investir nessas tecnologias e dar algumas dicas que podem te ajudar na hora de fazer um orçamento e calcular os custos necessários para automatizar a sua residência. 

Quais as vantagens de automatizar minha casa?

Você já deve ter diversas despesas e contas para pagar no seu dia a dia, não é mesmo? Além disso, você deve ter algumas metas que necessitam do seu dinheiro, como por exemplo uma viagem, a compra de um novo carro ou casa, ou até a sua futura aposentadoria. Caso você possua filhos ou dependentes, saber gerir o seu capital é ainda mais essencial.

quanto-custa-automatizar-casa

Nesse sentido, você pode se perguntar “Por que arrumar mais despesas buscando tornar o meu lar inteligente e automatizado? ”. Todavia, realizar esse investimento no seu imóvel, apesar de exigir um valor financeiro, irá te oferecer diversos benefícios. Vamos conhecer os principais.

  • Maior proteção e segurança para o seu lar, e por consequência, para você e as pessoas com quem você convive.
  • Economia em despesas como a conta de luz.
  • Não precisar perder tempo em tarefas que podem ser automatizadas e feitas pelos aparelhos.
  • Mais conforto e praticidade no dia a dia.

Dicas para se planejar

Contar com um bom planejamento antes de sair às compras pode fazer você economizar bastante. Por isso, siga estas dicas na hora de automatizar a sua casa:

  • Defina prioridades: caso não seja possível comprar todos os aparelhos de uma vez, defina quais são suas principais prioridades. Se for segurança, por exemplo, invista primeiro em câmeras e sensores de movimentação, para depois investir em itens como smart TVs e ar-condicionado inteligente.  
  • Comece com coisas simples: você pode adquirir primeiramente produtos baratos e simples de serem utilizados, como lâmpadas inteligentes por exemplo. Dessa forma, você pode ir se acostumando com essa nova tecnologia aos poucos, antes de começar a investir mais neste meio.
  • Pesquise bem antes de comprar: procure os melhores preços entre as diversas marcas disponíveis. Também procure no seu círculo de amizade ou na internet o que as pessoas que possuem esses aparelhos estão dizendo, para saber se realmente vale a pena investir no item que você pesquisou e deseja comprar. 

Estimativas de preço

Os custos para se automatizar uma casa irão depender muito, não somente dos preços dos aparelhos, mas também da quantidade de cada item que o seu imóvel necessita. Residências com muitos quartos, por exemplo, poderão exigir uma maior quantidade de lâmpadas. Já uma casa com uma grande entrada e jardim, pode exigir mais câmeras e sensores de movimento.

Devido a isso, o orçamento de quanto custa automatizar uma casa varia muito de caso a caso. No entanto, vamos fazer uma estimativa, usando como exemplo uma casa comum que possui 2 quartos, uma sala, uma cozinha, e um banheiro.

Serão utilizados neste orçamento os produtos da Positivo Casa Inteligente, que possuem ótima qualidade e custo-benefício. 

Somando todos os itens, com uma quantia de R$ 2.796,70 já é possível contar com uma ótima automação na sua residência. Utilizando o exemplo da casa acima, cada quarto, a sala e a cozinha contariam com duas lâmpadas inteligentes, enquanto o banheiro teria uma.

Além disso, os itens do Kit Casa Segura, a Smart Câmera e o Smart Video Porteiro oferecem ainda uma ótima segurança para o seu lar. Por fim, enquanto os smart plugs poderiam ser usados em aparelhos que não precisam estar ligados o dia inteiro, o Smart Controle Universal pode ser utilizado para que você consiga controlar e automatizar pelo seu celular diversos aparelhos da sua casa, como o ar-condicionado e a sua televisão.

Conheça estes e demais produtos oferecidos pela Positivo Casa Inteligente. Todos os produtos oferecidos podem ser ativados através da Alexa e do Google Assistente, e são fáceis de serem instalados. Com isso, você economiza ao não precisar contratar uma mão de obra especializada para automatizar a sua casa.

Com preços atrativos, mas sem perder a eficiência e a qualidade, a Positivo Casa Inteligente pode se tornar a sua porta de entrada no mundo da automação residencial.

Links: Bass Automação, Olhar Digital, Positivo Casa Inteligente, NSC Total, Aureside

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente