Digite abaixo o que você procura

3 coisas que você pode automatizar com uma tomada inteligente

23 de abril de 2021

As casas inteligentes já são parte da realidade de muitos brasileiros e continuam chamando a atenção de tantos outros devido aos seus diversos recursos automatizados, que tornam nosso dia a dia mais prático. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas ou dificuldades sobre os primeiros passos que devem ser dados para automatizar suas casas utilizando tecnologia smart. Com a alta variedade de dispositivos e acessórios disponíveis no mercado, escolher um ponto de partida pode ser um verdadeiro desafio.

Hoje já contamos com tecnologias muito avançadas que se integram entre si, então quem dispõe de eletrodomésticos e eletroeletrônicos mais modernos podem usufruir de recursos inteligentes com mais facilidade. No geral são coisas simples como ligar ou desligar, alterar alguma função ou designar algum comando – tudo de forma remota, controlado diretamente pelo smartphone (através de aplicativos específicos) ou controle remoto universal.

A boa notícia é que não é necessário fazer um alto investimento em equipamentos de última geração para transformar sua residência em uma casa inteligente. Com apenas um acessório já é possível automatizar boa parte dos processos cotidianos e as tomadas inteligentes são ideais para este propósito. Entenda melhor como esse dispositivo funciona e pode ser útil no seu dia a dia.

Como usar tomadas inteligentes?

As tomadas inteligentes funcionam exatamente como uma tomada comum, porém com alguns recursos adicionais que fazem toda a diferença. Além delas serem fonte de energia elétrica para os aparelhos eletrônicos da casa, elas também se conectam com a rede doméstica para garantir acesso remoto de qualquer lugar através do smartphone.

Uma vez que a tomada for instalada, tudo que estiver ligado nela pode ser comandado à distância, até mesmo quando não estiver em casa. Basta estar conectado à internet e garantir que as tomadas estejam conectadas à rede Wi-Fi local para desligar os aparelhos remotamente ou até mesmo programá-las para que liguem automaticamente em determinados horários. Isso permite adiantar certas atividades e poupar energia de forma simples e prática.

Outro recurso interessante é o monitoramento térmico de segurança, permitindo que o dispositivo se atente constantemente à temperatura daquele ponto da instalação elétrica. Ao esquentar mais que o normal, a tomada smart automaticamente desliga todos os aparelhos para evitar um acidente em caso de curto-circuito. Por ser um problema que na maioria das vezes nos passa despercebido, essa é uma função extremamente útil se tratando de segurança.

As vantagens não param por aí. As tomadas inteligentes são um dos dispositivos smart com maior variedade disponível no Brasil, se comparado com outros tipos de tecnologias do gênero, então o que não faltam são opções para incrementar sua casa e deixá-la mais automatizada. Confira agora três eletroeletrônicos e eletrodomésticos que podem ser integrados às suas tomadas inteligentes:

Televisão

Dependendo de quantas pessoas moram na sua casa, pode ser que a televisão fique ligada praticamente o dia todo, não é? Porém, é claro que também pode acontecer de ninguém estar assistindo, o que resulta em um grande desperdício de energia que pode ser evitado.

As tomadas inteligentes são poderosas aliadas neste quesito. Para quem tem crianças em casa, é possível programá-las para controlar melhor o tempo que elas passam em frente a televisão, desligando o aparelho automaticamente após algum tempo. Isso também funciona com qualquer tipo de eletroeletrônico que demande um certo controle dos pais, como computadores e videogames.

Dessa forma, é possível evitar desperdícios e ainda ter um controle melhor sobre a rotina dos filhos pequenos.

Ar condicionado

Quem não gostaria de chegar em uma casa fresquinha em um dia de calor ou vice-versa, não é mesmo? Graças às funções de programação e controle via smartphone das tomadas inteligentes, é possível controlar seu ar condicionado sem precisar nem mesmo estar em casa!

Se você precisar sair para trabalhar, basta programar a tomada para ser ligada em um horário próximo do que costuma chegar em casa, assim já deixando o ambiente preparado para sua chegada. Porém, não se esqueça de deixar todas as configurações de temperatura já pré-definidas no ar condicionado, pois o acesso remoto é limitado à tomada e não aos aparelhos conectados nela.

Eletrodomésticos de cozinha

Muitas vezes, ao chegarmos em casa famintos, queremos apenas sentar e comer, mas não é tão simples assim. Mesmo que a comida esteja pronta, ainda é preciso esquentá-la e aguardar até que esteja mais adequada para o nosso consumo. Com as tomadas inteligentes, esse é outro processo que pode ser agilizado sem esforço.

Semelhante à dica do ar condicionado, o truque é ligar eletrodomésticos como forno elétrico ou qualquer outra coisa que funcione a base de energia nas suas tomadas smart. Depois, basta programar o tempo que a tomada deve permanecer ligada para garantir que sua refeição esteja totalmente aquecida quando chegar em casa. Só não esqueça de já deixar tudo no jeito antes de sair de casa!

Outra possibilidade é ligar uma cafeteira a uma tomada smart e programá-la para fazer seu café toda manhã, próximo do horário de acordar. Depois disso, é só levantar da cama e já aproveitar seu café sem nenhuma espera. Esses são só alguns dos vários benefícios que as tomadas inteligentes podem trazer às nossas rotinas.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente