Digite abaixo o que você procura

Como automatizar a TV com Alexa?

13 de maio de 2021

Você sabe como automatizar a TV da sua casa com a Alexa? Essa tarefa, apesar de ser fácil, ainda gera dúvidas em algumas pessoas. Se você é uma delas, fique calmo, nós vamos te ajudar.

Continue lendo este artigo que você irá saber como fazer todo esse processo, conseguindo desfrutar dos benefícios de contar com uma TV automatizada.

Afinal, o que é Alexa?

Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon, que vem inserida nas caixas de som da linha Echo Dot da empresa. Esses aparelhos estão sendo cada vez mais cobiçados pelos brasileiros, devido às grandes vantagens que eles conseguem oferecer aos seus donos. Também é possível baixar o assistente virtual em seu celular, através do aplicativo Amazon Alexa disponível para Android e iOS.

Como o próprio nome já diz, a Alexa funciona como uma assistente para tarefas cotidianas do nosso dia a dia. Respondendo a comandos de voz, ela é capaz de programar alarmes de despertar, informar as principais notícias do dia, informar sobre compromissos da sua agenda, trazer atualizações em tempo real sobre o trânsito e o clima da sua região, e muito mais. 

como-automatizar-tv-com-alexa

Conectividade com outros aparelhos

Além de responder a diversas perguntas e realizar atividades, a Alexa possui a vantagem de se conectar a diversos aparelhos inteligentes, graças a tecnologia IoT (Internet das Coisas). Basicamente, você realiza um comando de voz, como “Alexa, desligue a luz” por exemplo, e ela envia esta ordem para a lâmpada, desde que o produto também possua conexão wi-fi e esteja conectado com a Alexa, é claro.

Existem atualmente uma grande lista de produtos que possuem esta tecnologia, como geladeiras, micro-ondas, luminares, termostatos e muito mais. Já imaginou ver os seus aparelhos de casa desempenhando suas funções sem que seja necessário suas ações e supervisão? Com a Alexa, isso é possível.

Aqui, devemos ressaltar que todos os produtos smart vendidos pela Positivo Casa Inteligente possuem conectividade com a Alexa, sendo assim uma ótima opção para você que deseja automatizar ainda mais as tarefas do seu dia a dia. 

Conectando a Alexa na sua smart TV 

As smart TVs estão na lista de produtos que podem ser integrados à Alexa, sendo possível automatizar e começar a executar ações apenas por comandos de voz quando os dois aparelhos são conectados.

Se você possui uma smart TV e a Alexa no seu celular ou em algum dispositivo, mas possui dificuldades para fazer essa conexão, siga este passo a passo. Apesar das configurações de sistema de cada fabricante de televisão serem diferentes, o procedimento dificilmente será diferente do mostrado a seguir. 

1. Baixe o aplicativo da Alexa

Caso você ainda não possua o aplicativo Amazon Alexa no seu celular, você deve baixá-lo para conseguir conectar sua smart Tv ao assistente virtual. Ele está disponível tanto para Android como para iOS. 

2. Adicione skills

Abra o aplicativo da Alexa no seu celular, e procure no canto inferior direito a opção de menu. Clique nele e em seguida, clique na opção “Skills e jogos”. Feito isso, clique no ícone de pesquisa e procure a sua smart TV. Caso tenha dificuldade em achar o dispositivo, digite o nome do fabricante.

Após achar o seu aparelho no aplicativo, clique em “ativar para uso”. Dependendo de qual for a fabricante da sua smart TV, uma aba será aberta pedindo para você entrar com o seu login e senha. Caso você não possua, entre no site da marca do aparelho e faça o seu cadastro. Em alguns casos, é possível logar com a sua conta da Amazon, Google ou do Facebook. 

3. Escolha o dispositivo

Após habilitar a sua conta, use o menu do aplicativo para ir para a aba de tipos de dispositivo, e em seguida, adicione a sua TV. Fazendo isso, o aplicativo da Alexa estará na lista de apps da sua smart TV. 

4. Conecte seu dispositivo Alexa 

Feito isso, você deve acessar o dispositivo Amazon Alexa na sua smart TV. Sua caixinha irá acender quando a conexão com a televisão for estabelecida. Estabelecendo a conexão, basta apenas fazer um comando de voz para a Alexa, solicitando que ela descubra os dispositivos. Depois, siga as instruções que irão aparecer na tela da sua smart TV e pronto, a conexão estará feita.

Desfrute da sua TV automatizada

Através da Alexa, você pode comandar a sua TV apenas com comandos de voz. Dessa forma, você consegue muito mais conforto e praticidade, não precisando mais se preocupar em achar o controle da televisão.

Ainda existem diversos aparelhos inteligentes que podem ser combinados com a sua TV, para gerar ainda mais praticidade na hora de ver o seu filme preferido. Você pode, por exemplo, adquirir as lâmpadas smart da Positivo Casa inteligente.

Conectando as lâmpadas a sua rede de aparelhos, é possível criar cenas ou automações. Com isso, em apenas um comando de voz, a sua TV pode ser ligada, e ao mesmo tempo, as luzes serem desligadas ou ficarem na cor e intensidade ideal para você.

A Positivo Casa Inteligente ainda oferece smart plugs que podem ser conectados na sua TV. Dessa forma, o gasto de energia da sua televisão irá diminuir, pois ela só será ligada no momento que você realmente utilizá-la.

Conheça essas opções e demais produtos ofertados pela Positivo Casa Inteligente.    

Links: CanalTech, Oficina da Net, Blog Positivo Casa Inteligente

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente