Digite abaixo o que você procura

Como automatizar lâmpadas com Alexa?

As lâmpadas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares. Devido ao seu baixo custo e fácil utilização, esses produtos estão se tornando uma ótima porta de entrada para as pessoas que desejam transformar a sua residência em uma casa inteligente. No entanto, automatizar lâmpadas ainda é um processo que gera dúvidas em muitas pessoas.

Integrar as lâmpadas inteligentes com a Alexa pode levantar ainda mais questionamentos, por ser preciso lidar com dois dispositivos diferentes.

Se você deseja saber mais sobre os benefícios de automatizar lâmpadas com a Alexa, ou se está tendo dificuldades em fazer a conexão entre os seus dispositivos, esse artigo irá te ajudar.

Vamos te mostrar as maiores vantagens em possuir uma iluminação inteligente e compartilhar um passo a passo para que você consiga integrar as suas lâmpadas com a Alexa. Continue com a leitura! 

Por que você deve ter uma iluminação inteligente?

Se você é novo nesse meio de automação residencial, você pode estar se perguntando “porque eu deveria investir recursos em lâmpadas inteligentes? ”. Esse questionamento é válido, afinal, ligar e desligar a luz de casa não é uma tarefa difícil, não é mesmo?

No entanto, contar com uma iluminação inteligente possui diversos benefícios. Primeiramente, devido ao seu baixo custo, investir nessa modalidade de lâmpada se torna uma ótima opção para as pessoas que estão começando a automatizar as suas casas. Se habituando e sabendo utilizar esses produtos, você estará mais apto a lidar com outros produtos inteligentes.

Outra vantagem é o conforto e praticidade. Quem nunca ficou com preguiça de sair do conforto da sua cama ou sofá para precisar desligar uma luz antes de dormir, ou para ver aquele filme no escuro. Com uma lâmpada inteligente, isso pode ser feito apenas com alguns cliques no celular, não sendo necessário se mover.

Uma lâmpada inteligente pode inclusive te ajudar a economizar na conta de luz. Se você se esquece com frequência de desligar as luzes da sua residência quando sai, você pode verificar quais lâmpadas estão ligadas e desligá-las a distância.

As vantagens não param por aí. Em uma única lâmpada inteligente, você pode alterar a cor e a intensidade da luz, além da sua temperatura. Isso é ótimo porque nós como seres humanos somos afetados pela iluminação do ambiente.

Enquanto luzes mais fortes e brancas nos ajudam a ter mais foco e concentração, luzes mais fracas e voltadas para o amarelo nos ajudam a relaxar. Tendo uma lâmpada inteligente no seu quarto, por exemplo, você consegue ter no mesmo lugar um bom ambiente para fazer os seus estudos e depois para descansar vendo algo na TV.

Todos esses benefícios podem ser ainda mais potencializados com o auxílio de um assistente virtual, como a Alexa. Disponível em seu aplicativo para smartphones ou integrado a caixas de som como as da linha Echo Dot, esse dispositivo da Amazon permite que você controle aparelhos inteligentes apenas com comandos de voz. 

Como conectar sua lâmpada com a Alexa

Agora que você já sabe os principais benefícios de possuir lâmpadas inteligentes, vamos mostrar como você pode automatizar os seus aparelhos com a Alexa.

como-automatizar-lampadas-com-alexa

Usaremos como exemplo a linha de smart lâmpadas da Positivo Casa Inteligente para isso, apesar do processo ser praticamente o mesmo para outros produtos. Siga este passo a passo: 

1. Instale corretamente as suas lâmpadas inteligentes no local desejado.

2. Faça o download e crie uma conta no aplicativo Minha Casa Inteligente no seu celular.

3. Siga o passo a passo do aplicativo para conectar a sua lâmpada inteligente à sua rede wi-fi e conseguir controlá-la pelo seu celular.

4. Faça o download e crie uma conta no aplicativo da Amazon Alexa. Caso você já tenha uma conta Amazon, você pode utilizá-la para entrar no aplicativo.

5. No canto inferior direito, clique na opção “dispositivos” e, em seguida, na opção “suas skills de casa inteligente” e “ativas skills de casa inteligente”.

6. Clique em pesquisar e digite “Positivo”. Clique na opção da Positivo Casa inteligente e depois na opção “ativar para uso”.

7. O app da Alexa irá abrir uma nova aba, onde você deve digitar seus dados de login da sua conta no aplicativo Minha Casa Inteligente. Em seguida, selecione a opção “Positivo” e clique em “ligar agora” para vincular sua conta Positivo Casa Inteligente na Alexa.

8. Agora, clique em “detectar dispositivos” para fazer a Alexa procurar a sua lâmpada inteligente.

9. Quando o dispositivo for encontrado, basta clicar na opção “configurar dispositivo” e depois em “selecionar grupo”. Adicione sua lâmpada no grupo referente ao cômodo da casa que ela tenha sido instalada e clique em continuar.

Pronto! Sua lâmpada inteligente estará conectada na Alexa. Basta apenas enviar comandos de voz para testar e começar a desfrutar de uma iluminação inteligente.

Através da Alexa ou do aplicativo Minha Casa Inteligente, você pode criar cenas para automatizar a iluminação da sua casa. Por exemplo, se você chega todo dia em casa às 18h, você pode configurar o dispositivo para que ela ligue as luzes da sua casa neste horário, ou então sempre desligue as lâmpadas na hora que você sai para ir trabalhar.

Conheça as lâmpadas da Positivo Casa Inteligente

Para ter uma boa iluminação inteligente na sua residência, conte com os produtos da Positivo Casa Inteligente.

A linha de smart lâmpadas da empresa possui milhões de cores disponíveis, que conseguem disponibilizar uma ótima potência de iluminação com um baixo consumo de luz, além de ser possível controlar a intensidade e a temperatura da iluminação.

Todas as smart lâmpadas, assim como todos os aparelhos da Positivo Casa Inteligente, são fáceis de serem instalados e podem ser ativados pela Alexa ou pelo Google Assistente. Conte com uma ótima linha de produtos inteligentes para ter muito mais conforto e praticidade no seu dia a dia. 

Links: Zoom, Blog Positivo Casa Inteligente, Youtube, Positivo Casa Inteligente

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente