Digite abaixo o que você procura

Smart Lâmpada Retrô: tudo que você precisa saber sobre ela

25 de novembro de 2020

As smart homes são uma das tendências do momento. Do inglês, o termo casa inteligente se refere ao fato da residência estar equipada com diversos aparelhos tecnológicos, que podem ser controlados remotamente através de aplicativos de smartphones e até mesmo por assistentes virtuais via comando de voz, como o Google Assistente ou a Alexa.

Os componentes de uma smart home variam desde coisas simples como interruptores e fechaduras até eletrodomésticos. As vantagens de fazer esse investimento variam, indo desde mais segurança e praticidade nas atividades rotineiras até uma economia maior de energia elétrica. 

Essa tendência já é mais consolidada no exterior, enquanto no Brasil muitos desses componentes ainda são difíceis de encontrar; mas hoje já é possível adquirir uma variedade interessante de itens, como é o caso das lâmpadas smart.

Por mais semelhantes que sejam às lâmpadas comuns, elas possuem algumas particularidades que merecem a sua atenção. Confira mais a seguir.

O que é Smart Lâmpada Retrô?

Seguindo a mesma lógica das casas inteligentes, uma smart lâmpada pode ser controlada diretamente pelo seu smartphone via Wi-Fi, permitindo escolher entre diferentes níveis de iluminação, contando com longa vida útil e ainda consumindo menos energia que o normal. Sua potência pode variar de 4,5 W a 10 W, mas qualquer modelo garante a economia de energia.

Além de serem práticas e possuírem diversos recursos interessantes como comando de voz (por assistentes virtuais) e timers (sendo possível programar os horários em que elas funcionam através do aplicativo), elas também agregam um bom valor estético ao ambiente. Alguns modelos, como a Smart Lâmpada Retrô, possuem filamentos de LED visíveis que não só contribuem com a iluminação, mas dão um toque ainda mais pessoal ao ambiente.

A Smart Lâmpada Retrô é um modelo específico das lâmpadas inteligentes. Seu principal objetivo é otimizar tecnologia com designs mais antigos (daí vem o Retrô), sendo semelhante aos modelos incandescentes no visual. Dentre suas principais características estão:

  • Facilidade de instalação, sendo necessária apenas o encaixe no bocal e a conexão ao Wi-Fi para funcionar;
  • Potência de 7 Watts;
  • Luz de cor dourada e âmbar;
  • Vida útil de até 20 mil horas.

Como funciona uma lâmpada smart?

Além da Smart Lâmpada Retrô, a Positivo Casa Inteligente ainda conta com outros modelos de lâmpadas que atendem diferentes gostos e necessidades.

Smart Lâmpada Retrô: tudo que você precisa saber sobre ela

Todas contam com os mesmos recursos, podendo ligar, desligar, alterar a intensidade e temporalizar seu tempo em atividade, além de serem fáceis de instalar. As principais diferenças ficam em suas características:

  • A Smart Lâmpada LED é o modelo mais básico, trazendo mais de 16 milhões de cores com 9 W de potência. Essas lâmpadas são multitemperatura, ou seja, podem se aquecer ou esfriar para alcançar diferentes tonalidades nas cores, como um branco mais suave ou intenso, por exemplo;
  • A Smart Lâmpada Spot traz um formato diferente que se casa melhor com construções planejadas. O encaixe dela requer um bucal específico (GU10), que é vendido separadamente. Suas capacidades de iluminação são iguais às das Smart Lâmpada LED;
  • A Smart Fita LED funciona exatamente da mesma forma como as fitas LED, estando disponíveis em modelos multitemperatura de luz branca ou RGB (com luzes coloridas). A diferença é que todas as suas funções podem ser controladas diretamente pelo aplicativo do celular, ao invés de um controle remoto exclusivo para as fitas;
  • O Kit Casa Conectada já se trata de um pacote que otimiza várias funções smart da casa, contando com lâmpadas, um controle remoto universal e um plug de tomada. Além das lâmpadas e outros objetos smart, esse controle também pode controlar alguns eletrodomésticos que não possuem funções inteligentes.

Independente do tipo, a instalação sempre é muito simples: basta inserir a lâmpada no local desejado e ligar o interruptor; caso ela ligue normalmente, o próximo passo é ligar e desligar o interruptor três vezes consecutivas. Se tudo der certo, a lâmpada começará a piscar, então o próximo passo é pareá-la com seu smartphone.

Para isso é necessário baixar o aplicativo do fabricante – nesse caso, o Positivo Casa Inteligente – e procurar o novo dispositivo. Caso as luzes inteligentes instaladas estejam piscando, o aplicativo as encontrará instantaneamente, bastando conectá-las à rede Wi-Fi para começar a usar.

Como usar sua Smart Lâmpada Retrô?

Ao seguir o passo a passo anterior e parear sua lâmpada com o aplicativo Positivo Casa Inteligente, todas as funções estarão disponíveis ali mesmo. De uma forma simples e intuitiva é possível alterar cores, intensidades e qualquer outro detalhe, mas lembre-se sempre de estar com seu Wi-Fi ligado para ter acesso a esses recursos. Outro detalhe importante é que sua rede Wi-Fi precisa ter no mínimo 2.4 Ghz para que tudo funcione corretamente.

Os assistentes virtuais funcionam de forma semelhante, então uma vez que você já tiver algum deles instalado em sua casa e no seu smartphone, já é possível dar ordens de ligar ou desligar as lâmpadas, mudar a cor entre outras. Ficou interessado? Adquira já as suas Smart Lâmpadas Retrô

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente