Digite abaixo o que você procura

Wi-Fi 7: o que é e como funciona a próxima geração de redes sem fio

Apesar do Wi-Fi 6 mal ter sido lançado e ainda ser uma novidade mundo afora, a empresa de tecnologia MediaTek, sediada em Taiwan, já afirmou que está desenvolvendo o próximo passo na evolução das redes sem fio: o Wi-Fi 7. A expectativa é que esse upgrade apresente pelo menos uma velocidade 2,4 vezes maior que o 6, com menos latência e mais rapidez.

Por enquanto o Wi-Fi 6 só está disponível em um número limitado de aparelhos mais modernos e sua conexão por si já é mais que o suficiente para tudo que podemos desejar no dia a dia. Podendo atingir 9,6 Gbps de velocidade, a versão atual dá conta de suportar diversos dispositivos conectados simultaneamente fazendo uso pesado da rede, seja utilizando serviços de streaming ou jogando games online. A expectativa é que o Wi-Fi 7 vá aprimorando este limite aos poucos, então se espera que com o tempo ele consiga alcançar incríveis 40 Gbps de velocidade. Seria algo semelhante a uma conexão por fibra através de cabo de rede, porém sem fios!

Entenda melhor como o Wi-Fi 7 pode revolucionar a rede sem fio uma vez mais e quais serão suas principais vantagens.

O que esperar do Wi-Fi 7?

Atualmente, chegamos em um ponto onde tudo que pode ser aprimorado neste quesito é a velocidade e a latência de conexão, algo que é evidentemente importante para atividades online mais exigentes. O Wi-Fi 6 já havia resolvido o problema das quedas de desempenho de acordo com a quantidade de dispositivos conectados, então o foco da sétima versão será, além de aumentar consideravelmente a velocidade, resolver a questão da interferência de outras redes sem fio próximas.

É fato que uma grande quantidade de redes Wi-Fi próximas interfere na qualidade de desempenho umas das outras. Em uma zona residencial, por exemplo, é de se esperar que toda casa tenha seu próprio Wi-Fi, sendo que muitas delas provavelmente sejam clientes da mesma operadora, ou seja, são muitos pontos puxando internet de uma única fonte. Quando todas essas casas estão usando a internet de diferentes formas simultaneamente, é comum sofrer problemas de lentidão e quedas de conexão.

O Wi-Fi 7 promete resolver este problema, garantindo que as redes vizinhas não causarão interferência na conexão local ou vice-versa. Somado ao fato dessa ser a conexão mais poderosa que existe, essas são ótimas notícias para quem costuma usar a internet de forma mais pesada, como assistindo vídeos ou streaming em 4K ou jogando jogos online. Hoje em dia os jogos em nuvem também estão na moda, ou seja, games transmitidos 100% através de um servidor online, exigindo apenas uma boa conexão para jogar e dispensando a necessidade de um console ou computador potente. O Wi-Fi 7 certamente vai mudar para melhor a forma de se aproveitar esses recursos.

Um grande problema do Wi-Fi 6 é a falta de compatibilidade com a maioria dos dispositivos, o que obriga as pessoas a comprarem novos caso queiram usufruir dessa novidade. A MediaTek revelou que está trabalhando em uma forma de padronizar o Wi-Fi 7, de modo que todos possam se conectar à rede e aproveitá-la sem a necessidade de trocar sua TV, celular etc. Ainda não se sabe como isso funcionará na prática.

casa-conectada-wifi

Quando estará disponível?

Como já enfatizado no início do texto, o Wi-Fi 7 entrou em um desenvolvimento precoce, ou seja, já está sendo planejado mesmo que o 6 ainda seja um lançamento. A MediaTek apresentou o produto oficialmente durante o CES 2022, maior evento de tecnologia e eletrônicos do mundo, sediado em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro. De acordo com eles, a expectativa é que comece a ser comercializado no segundo semestre deste ano, mas claramente será um início bastante lento e limitado a países mais desenvolvidos.

É difícil prever quando o Wi-Fi 7 chegará de fato ao Brasil, já que o próprio Wi-Fi 6 ainda mal começou por aqui. Contudo, é de se esperar que de início a adesão seja bastante cara, além de ser necessário trocar alguns dispositivos por versões mais modernas, como de costume. Quem já quiser se preparar para o grande dia pode ir investindo em alguns dispositivos que certamente serão muito úteis quando o momento chegar, como um roteador Mesh, por exemplo.

Os roteadores Mesh são a melhor alternativa de modem do mercado, pois eles resolvem de vez o problema de conexão fraca em pontos mais distantes da casa. Com a ajuda de alguns módulos que devem ser conectados à energia, ele expande o sinal do Wi-Fi de forma igualitária em diferentes partes da residência, assim permitindo que os moradores aproveitem sua internet com todo seu potencial de qualquer lugar.

Confira a linha de roteadores Mesh da Positivo Casa Inteligente e comece a se preparar para a chegada do Wi-Fi 7 agora mesmo! 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente