Digite abaixo o que você procura

Cat5, Cat5e e Cat6: como os diferentes tipos de cabos influenciam na velocidade da sua internet

9 de setembro de 2021

Apesar de haver diversas opções de roteadores e repetidores de sinal que conseguem disponibilizar uma conexão sem fio, o uso de cabos de rede para se conectar à internet ainda é muito utilizado, e em muitos casos, oferece algumas vantagens em relação à qualidade da conexão oferecida.

No entanto, existem diversos modelos de cabo disponíveis no mercado, o que pode gerar dúvidas nos consumidores na hora de adquirir esse equipamento. Pensando nisso, criamos esse artigo para mostrar as melhores opções disponíveis atualmente, e quais as suas principais diferenças.

Wi-Fi ou cabo de rede, qual escolher?

A resposta para essa pergunta depende muito, sendo preciso levar em conta a velocidade da internet disponível e quais as atividades que o usuário deseja realizar online. Conectar na rede Wi-Fi possui algumas vantagens, especialmente no quesito mobilidade.

Com ela, não é preciso ficar próximo do modem ou do roteador, sendo possível estar em diferentes espaços estando conectado, sem falar que não é preciso lidar com o cabo em si.

No entanto, conectar via cabo oferece alguns benefícios, especialmente um tempo de resposta (ping) menor, o que pode ajudar em jogos online ou caso a sua internet não seja tão veloz. Cabos também podem oferecer uma maior estabilidade de rede, não sofrendo com as interferências de sinal que podem ocorrer em uma conexão Wi-Fi.

Seja via Wi-Fi ou não, será necessário a aquisição de um bom cabo, pois a conexão entre o modem e o roteador ou repetidor de sinal deve ser feita com cabo de rede, para que a distribuição da rede sem fio seja feita de forma eficiente. Dessa forma, é preciso buscar um bom modelo deste produto.

Atualmente, os cabos mais utilizados são o CAT5, CAT5e e o CAT6. Estruturalmente, eles são muito parecidos, contendo conectores RJ-45 nas duas pontas, sendo assim compatíveis com qualquer modem ou roteador. No entanto, há algumas singularidades entre cada modelo. Vamos conhecê-las.

Cabo de rede CAT5

O CAT5 é o mais antigo entre os três modelos de cabo de rede mencionados. Apesar disso, ele consegue operar em uma velocidade de até 100 Mbps, o que acaba sendo suficiente caso sua internet seja de 100 mega ou menos. Caso a velocidade do seu plano seja acima disso, é recomendável que você compre um cabo de outro modelo.

Outra desvantagem do CAT5 é o crosstalk, que pode ser entendido como o fenômeno onde outros cabos próximos acabam causando interferências no seu sinal. Com isso, falhas entre o modem e o roteador podem acontecer, além de lentidão e até mesmo a interrupção do sinal da internet.

Por fim, vale a pena destacar que o CAT5 opera numa frequência de 100 MHz, o que é uma frequência considerada baixa, mas que por si só não atrapalha o uso da internet, especialmente para atividades mais simples como acesso a sites e serviços de streaming.

Cabo de rede CAT5e

O CAT5e recebe esse nome por ser uma versão “enhanced” (melhorado) do CAT5. Ao contrário do seu antecessor, ele consegue atingir até 1000 Mbps de frequência, sendo uma boa opção para quem possui uma conexão com mais de 100 mega de velocidade.

cat5-cat5e-cat6-cabos-diferencas-especificacoes

No entanto, ele também possui frequência de 100 MHz. Além disso, alguns problemas como crosstalk podem ocorrer. Apesar disso, ele possui um boa relação custo-benefício, tendo um preço mais atrativo do que o CAT6.

Cabo de rede CAT6?

O CAT6 é considerado a melhor opção entre os cabos mais utilizados atualmente, sendo usado por diversas companhias de alta tecnologia, devido ao seu alcance de 10 Gbps. Porém, não é somente para grandes empresas que ele é aconselhado. Devido ao seu arranjo interno de pares metálicos, ele acaba diminuindo o risco do crosstalk.

Além disso, ele tem uma frequência de 250 MHz. Dessa forma, além de uma conexão mais rápida com a internet, ele possui mais espaço para múltiplos pontos de download e upload. Todavia, por possuir tantas melhorias em relação às outras versões, o CAT6 possui um preço mais elevado.

Por isso, é preciso ponderar se a sua aquisição realmente é necessária, pois em muitos casos, especialmente para usar a internet em uma residência, os cabos CAT5 e CAT5e conseguem entregar uma conexão boa para uso doméstico.

Agora que você já sabe as diferenças entre estes três modelos de cabo de rede, basta ponderar qual a opção que mais se adequa às suas necessidades e ao seu bolso. Mas, fique atento para ter certeza de estar comprando o modelo desejado.

Como falamos anteriormente, os cabos possuem praticamente a mesma aparência, sendo muito difícil distinguir o seu modelo caso ele não seja especificado na embalagem ou pelo site onde ele está sendo vendido. Uma dica é olhar as inscrições que estarão descritas no corpo do cabo, para ter a certeza de qual o seu modelo.

Outra dica que podemos te dar é dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Aqui você encontra diversos tutoriais e artigos que podem te ajudar a usar a tecnologia para ter uma vida mais confortável e prática.

Links: CanalTech, Tecnoblog

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente