Digite abaixo o que você procura

Roteador ou repetidor: entenda como eles funcionam, quais as diferenças e qual escolher para sua casa conectada

10 de setembro de 2021

Já passou o tempo onde precisávamos de internet somente em um cômodo de nossas residências, para conseguir usar nossos computadores. Hoje em dia, ela é um recurso praticamente indispensável, podendo ser usada em smartphones e em produtos domésticos inteligentes.

Devido a isso, garantir que toda a casa tenha amplo acesso à rede Wi-Fi é essencial. No entanto, em alguns casos isso se torna um problema, seja pelo tamanho da casa em si, ou pela interferência de sinal que portas, paredes e demais móveis e aparelhos podem causar. 

Buscando melhorar o acesso à internet, muitas pessoas acabam usando um roteador ou repetidor de sinal. Porém, muitos cometem o erro de achar que ambos os aparelhos realizam as mesmas funções, não se atentando às diferenças que eles possuem.

Se você está pensando em adquirir um desses produtos para melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa, esse artigo foi feito para você! Vamos te mostrar as diferenças entre um roteador e um repetidor de sinal e te ajudar a escolher qual a melhor opção para que toda a sua casa fique conectada.

Diferenças entre um roteador e um repetidor de sinal

O roteador pode ser definido como um dispositivo que cria redes Wi-Fi e transmite o sinal para outros aparelhos. Sua principal função é de repassar o sinal da internet banda larga da operadora até o modem.

Ele inicialmente identifica os aparelhos que estão conectados à rede e designa um endereço de IP para cada um deles, transmitindo o sinal da internet através das suas antenas.

Já o repetidor de sinal, também conhecido como extensor, pega o sinal gerado pelo roteador e como o seu nome já diz, o repete, criando uma segunda rede com maior alcance em relação à primeira.

roteador-repetiodor-diferencas-como-escolher

Dessa forma, enquanto o roteador cria as redes Wi-Fi para que dispositivos possam ter acesso à internet sem precisar de uma conexão a cabo, o repetidor de sinal amplifica esse sinal, fazendo com que a internet esteja acessível a novos cômodos e aparelhos.

Quando é necessário comprar um repetidor?

Como podemos observar, possuir um roteador é essencial para ter uma rede Wi-Fi para que dispositivos como produtos inteligentes tenham acesso a sua internet. Por outro lado, o repetidor de sinal só se torna necessário em alguns casos.  

Em casas grandes, que possuem mais de um andar ou então diversas paredes, móveis e objetos, é comum que alguns cômodos fiquem sem acesso ou com sinal fraco do Wi-Fi. Caso você tenha notado que a sua internet fica mais lenta em alguns lugares ou dispositivos da sua casa, é provável que um repetidor de sinal tenha que ser usado para potencializar a sua rede.

No entanto, é melhor fazer alguns testes antes de investir em um novo produto. Busque primeiramente fazer um teste de velocidade da sua internet, para verificar se o problema não está na internet em si, e não no sinal Wi-Fi. Outra ótima dica é tentar instalar o modem e o seu roteador Wi-Fi em um lugar mais centralizado da sua casa, como uma sala ou cozinha. Assim, o sinal pode acabar atingindo os demais cômodos de forma mais eficiente.

Porém, caso os problemas persistam, é bem provável que um repetidor de sinal precise ser adquirido, para que você possa usufruir da sua internet em todos os lugares e aparelhos da sua casa.

Roteador inteligente pode ser a solução

Como destacado anteriormente, será necessário de qualquer forma possuir um roteador para criar um sinal Wi-Fi, e investir em uma versão inteligente desse aparelho pode oferecer diversas vantagens ao invés de simplesmente comprar um repetidor de sinal comum.

Pensando nisso, a Positivo Casa Inteligente desenvolveu o Smart Roteador Mesh Wi-Fi, que oferece até 400m² de cobertura de sinal, garantindo que todos os dispositivos inseridos nesta área tenham acesso à internet.

Devido a sua alta tecnologia, o Smart Roteador Mesh Wi-Fi ainda elimina pontos de sombra, garantindo que o alcance da rede seja ainda mais amplo. Outro ótimo recurso do aparelho é o beamforming, que identifica quais dispositivos estão conectados e usando a internet, direcionando o sinal para onde eles estiverem localizados.

Com suporte de até 64 dispositivos conectados ao mesmo tempo, ele pode ser a garantia de que toda a sua casa consiga ser conectada a sua rede e se torne inteligente. O produto ainda oferece controle parental e rede de visitantes. Assim, você pode criar uma nova rede Wi-Fi para os seus convidados, não precisando revelar a senha da sua internet.

O Smart Roteador Mesh Wi-Fi ainda é super fácil de ser instalado, não sendo necessário a contratação de mão de obra especializada. Conheça mais detalhes do aparelho e decida ter uma internet muito mais potente e ampliada.

A Casa Inteligente ainda oferece diversas opções de produtos inteligentes que podem tornar a sua casa muito mais segura, prática e automatizada. Seja bem-vindo e conte com a gente!

Links: TecMundo, Intelbras, Dlink

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente