Digite abaixo o que você procura

Escritórios inteligentes: levando a tecnologia smart spaces para ambientes corporativos

Os avanços tecnológicos transformaram permanentemente o mundo profissional e você precisa conhecer as novas tendências para o smart office

O processo de transformação do mundo está em permanente aceleração. As empresas têm tomado atitudes drásticas e estão correndo para adaptar seus serviços e métodos, tudo em tempo da evolução tecnológica. Dessa turbulência conhecida como modernidade, emergem tendências que você precisa conhecer e novas técnicas para tornar a rotina de quem trabalha mais confortável e rentável. São os escritórios inteligentes: levando a tecnologia smart spaces para ambientes corporativos.

Uma nova era para o ambiente corporativo

Se antes o mundo profissional já estava em constante evolução, hoje as transformações estão praticamente irreversíveis. De fato, tudo mudou, desde os serviços prestados à sociedade, passando pela forma como o consumidor pensa e se comporta, até o modo de trabalhar de quem presta tais serviços. Algumas dessas transformações, inclusive, são permanentes, simplesmente porque otimizam o tempo e tornam a rotina mais produtiva: simplesmente porque não se piora o que já se melhorou. 

O ambiente corporativo também foi afetado, mas também foi simultaneamente beneficiado. Os hábitos tangentes à área foram adaptados à tecnologia, tais como escritórios presenciais, métodos manuais e  rotinas físicas, que agora são transferidas para espaços virtuais e sistemas digitais.

Assim como os hábitos de quem consome e de quem produz, os próprios ambientes foram modificados. Logo, muitos escritórios fecharam as portas (alguns, para sempre) e muitas empresas migraram para o home office, entregando, até, as chaves de galpões alugados, por exemplo. A taxa de trabalhadores em home office hoje, inclusive, é uma das maiores que já se viu no mundo todo. 

O planeta talvez nunca volte a ser o que era antes, porém, algumas mudanças são para melhor e temos que nos acostumarmos às adaptações para que possamos tirar o maior proveito delas. Agora, o mundo profissional encontra-se numa nova etapa. 

Os conceitos de casa e de trabalho fundiram-se. Então, como lidar com um e com outro, sendo que tudo parece a mesma coisa? Tornou-se necessário, da noite para o dia, saber discernir dois mundos que agora vivem juntos. Entretanto, surgiram novas oportunidades e alternativas eficazes para levarmos uma vida mais produtiva. E na base de todas essas oportunidades e alternativas, sempre o mesmo fator: a tecnologia. Afinal, ela sempre foi nossa aliada e uma poderosa ferramenta de evolução e progresso. 

O que é um smart space?

A tecnologia é o centro de tudo nessa nova fase em que o mundo se encontra. Sem ela, estaríamos estagnados dentro de casa sem saber como proceder e alavancar os resultados nas empresas. O termo smart space é relativamente novo e abrange todo o conjunto de aparatos tecnológicos que são implementados num determinado ambiente para otimizar e agilizar tarefas outrora manuais e demoradas.  

Dinamicidade, praticidade, conforto, qualidade de vida e bem-estar são os princípios fundamentais de qualquer ambiente que queira enquadrar-se na categoria de smart space. Vale lembrar que a tecnologia não se refere apenas às questões técnicas como produtividade e bons desempenhos, mas também às questões sociais e psicológicas que envolvem a vida humana. Basicamente, é preciso estar bem (interna e externamente) para produzir bem. 

No entanto, o termo “smart space” refere-se a algo muito amplo, que, por fim, se afunila até chegarmos a um conceito mais específico e fundamental para este artigo: os smart offices, ou mais popularmente conhecidos como escritórios inteligentes

escritorios-inteligentes-pessoas-trabalhando

O conceito de escritórios inteligentes como tendência

A união da tecnologia com o ambiente corporativo ocasionou resultados promissores. Hoje, o conceito de escritórios inteligentes é uma tendência em constante crescimento. Mas o que seria isso e como funciona na prática? Smart offices são aqueles ambientes pensados para o trabalho que contam com o auxílio da tecnologia para aprimorar as atividades praticadas neles e tornar a rotina dos colaboradores mais produtiva de modo geral. 

Como dito anteriormente, não é só com o desempenho profissional que as empresas estão preocupadas e não é só para alavancar os resultados e lucros que a tecnologia serve. Acredita-se, atualmente, que o bem-estar físico e emocional de cada funcionário é tão importante quanto o retorno que esse colaborador traz para a empresa, por isso, a tecnologia também está voltada para fatores mais subjetivos como comodidade, liberdade de atuação e pensamento, confiança e prazer naquilo que se faz. 

Dentre as principais soluções que podem ser adotadas nos escritórios inteligentes, encontram-se itens aparentemente comuns do cotidiano, mas que adquirem funções inovadoras e eficientes com a ajuda da tecnologia smart. Móveis versáteis, por exemplo, ganham inúmeras utilidades, assim é possível se locomover de uma área a outra com mais facilidade, realizar mais tarefas simultaneamente e obter maior flexibilidade na rotina. 

A questão da adaptabilidade é essencial tanto para a confecção dos móveis, quanto para a funcionalidade dos ambientes e, principalmente, para a tecnologia aplicada à automação, às ferramentas digitais e aos sistemas utilizados na empresa. Os escritórios inteligentes precisam permanecer em constante estado de integração, harmonia e otimização para que os resultados sejam sempre satisfatórios.  

Além disso, existem alguns materiais acústicos que isolam o som de maneira eficiente, uma vez que barulhos externos são uma das principais fontes de incômodo e estresse no ambiente de trabalho. Equipamentos inteligentes podem ser a solução para os seus problemas e os espaços integrados oferecem mais conforto e usabilidade para os colaboradores.  

E como a tecnologia pode beneficiar especificamente o ambiente corporativo? Alguns pontos devem ser destacados quando nos referimos a escritórios inteligentes. Observe alguns exemplos: 

Ergonomia

Aprimoramento da relação ser humano/trabalho e cérebro/máquina, proporcionando uma convivência mais coesa e mais harmoniosa no ambiente profissional. Por meio da tecnologia, as condições de trabalho humano são otimizadas para fornecer ao colaborador o maior bem-estar, o que, consequentemente, gera melhores desempenhos. 

Economia de energia 

Se tem uma coisa da qual a tecnologia é capaz, é economizar energia. Reduzindo o tempo despendido em tarefas e eliminando processos demorados, desnecessários ou excessivos, algumas ferramentas digitais agilizam o trabalho de quem possui um tempo limitado e precioso. Além disso, nem tudo precisa ser feito manualmente ou à base do esforço mental quando se trata de escritórios inteligentes. A tecnologia pode, simplesmente, resolver os seus problemas com um único clique ou botão. 

Controle presencial e remoto

Uma das características mais importantes dos escritórios inteligentes é a versatilidade dos sistemas, que proporciona um controle tanto presencial quanto remoto. Assim, o funcionário pode trabalhar de literalmente qualquer lugar e a qualquer momento. Liberdade e flexibilidade são duas das qualidades mais valorizadas no universo corporativo atual, por isso esse tópico é tão relevante para os escritórios inteligentes. 

Segurança

As preocupações com a segurança estão cada vez mais redobradas. A segurança empresarial é tão importante quanto a saúde pessoal, e os mais diversos métodos tecnológicos adotados pelos escritórios inteligentes proporcionam um alto nível de segurança para os funcionários. 

Bem-estar e produtividade

O ambiente influencia muito na produtividade de quem trabalha. É por isso que o conceito de escritórios inteligentes está sempre muito focado na integração de espaços, na mobilidade e acessibilidade, pois, assim, as atividades rendem mais e o funcionário se sente realizado naquilo que faz, satisfeito em produzir e estimulado a trabalhar sempre melhor. 

Conforto físico e emocional 

É importante que o emocional esteja em dia para resultados favoráveis no ambiente corporativo. Sem um emocional bem estruturado, o retorno não pode ser positivo, e sem resultados positivos, nenhuma empresa vai bem, por mais tecnológica que seja. Portanto, o conceito de escritórios inteligentes têm seus próprios meios de estabelecer conforto físico e emocional para seus funcionários, pois sabe que, no fundo, todos os fatores estão intrinsecamente conectados uns aos outros. 

Gostou do artigo? Escritórios inteligentes são a mais nova tendência do mundo corporativo e, além disso, automações residenciais estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Acesse nosso blog.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente