Digite abaixo o que você procura

Vai viajar? 4 dicas de segurança para proteger a casa nas férias

10 de dezembro de 2021

Verão é sinônimo de praia, férias e muitas viagens, o momento ideal para relaxarmos de toda aquela tensão acumulada durante o ano e renovar as forças. Porém, o período que pegamos estrada também pode ser fonte de novas preocupações, como a segurança da casa, por exemplo. É normal se sentir aflito ao deixar sua residência vazia e vulnerável por vários dias, mas isso pode acabar estragando seu momento de lazer. A boa notícia é que hoje já existem muitas formas de tornar sua casa mais segura e as tecnologias inteligentes são uma das alternativas mais eficientes neste quesito.

Uma casa inteligente é mais segura de diversas formas. Com os dispositivos certos, é possível controlar diversos elementos que reforçam a segurança do lugar, como fechaduras, iluminação interna e externa, sistema de alarmes e até mesmo câmeras de segurança. Os aparelhos smart possuem o diferencial de se conectarem à internet, o que possibilita controlá-los de qualquer lugar através do smartphone (caso ele também tenha acesso à rede), o que sem dúvidas é uma grande vantagem para quem vai ficar fora por muito tempo.

Se você tem planos de viajar, mas ainda não deixou sua casa mais inteligente, confira algumas dicas de segurança para proteger sua casa nas férias.

Instale câmeras de segurança

A dica número um para se ter mais tranquilidade na viagem é instalar câmeras de segurança smart em pontos estratégicos da casa. Quando conectadas à rede Wi-Fi, essas câmeras transmitem sua imagem diretamente para o smartphone do morador, permitindo monitorar a residência de qualquer lugar. É claro que ninguém deve passar seu tempo de lazer de olho nas câmeras de segurança o tempo inteiro, mas é uma boa forma de garantir que esteja tudo certo.

A maioria das câmeras smart são de fácil instalação, não utilizam cabeamento e são discretas, então é possível posicioná-las em praticamente qualquer lugar. O ideal é colocar uma em cada ponto vulnerável da casa, como na garagem, área dos fundos ou outros lugares que possam haver uma tentativa de invasão. É um dos dispositivos inteligentes mais eficazes do mercado, em termos de segurança.

Invista em fechaduras smart

Esquecer alguma porta aberta é um dos maiores medos de quem vai viajar e muitas vezes isso acaba acontecendo, devido à correria da viagem. Esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com fechaduras smart, um dispositivo que permite trancar e destrancar qualquer porta da casa com um simples toque no smartphone. Dessa forma, é possível verificar o que acabou ficando destrancado e trancar sem nenhum problema, independente da distância.

É claro que somente portas com esse tipo de fechadura podem ser controladas remotamente, mas assim como as câmeras de segurança, basta instalá-las em lugares estratégicos, como nas portas que dão entrada para a casa, por exemplo. Não existe necessidade de colocar essas fechaduras no interior da residência, a não ser que seja em um cômodo que guarde itens de valor.

dicas-segurança-casa-ferias

Automatize a iluminação

Ao viajar, muita gente costuma deixar algumas luzes ligadas pela casa, para dar a impressão de que ainda tem gente em casa. Contudo, quanto mais tempo se passar fora, mais evidente fica que a casa está vazia, já que os invasores notarão que as luzes ficam ligadas 24 horas por dia. Por isso, não é recomendado deixar lâmpadas ligadas, pois além de não ser tão eficaz, também acaba pesando na conta de luz no fim do mês.

O mais recomendado a fazer é instalar algumas lâmpadas inteligentes pela casa e programá-las para ligarem e desligarem sozinhas em determinados horários do dia. Dessa forma, fica mais convincente de que pode haver pessoas em casa. Como tudo é controlado pelo celular, ainda é possível alterar essas rotinas e automatizar as lâmpadas em horários diferentes de acordo com o dia, evitando seguir padrões muito específicos para transmitir melhor a impressão de ocupação.

Vale lembrar que, de preferência, as lâmpadas smart precisam ser instaladas em cômodos com janelas bem visíveis, para espantar os criminosos.

Instale um sistema de alarmes

Por fim, um sistema de alarmes é sempre bem-vindo, especialmente algum que possua tecnologia inteligente. Caso seja disparado, ele notificará o morador diretamente pelo smartphone, permitindo que ele chame a polícia de onde estiver. Além disso, o barulho do alarme também alertará os vizinhos e, provavelmente, dispersará o invasor, evitando que leve alguma coisa.

Existem diferentes modelos de alarmes e cada um é eficaz para um tipo de estrutura (portas, janelas, muros etc.), então basta avaliar quais são os pontos mais vulneráveis da casa para escolher qual se adequa melhor às suas necessidades. Porém, o mais recomendado é combiná-lo com uma câmera de segurança, para que assim seja possível acompanhar o que está acontecendo caso seja disparado.

Equipando todas essas tecnologias inteligentes na sua casa, é possível ter muito mais tranquilidade e segurança quando for viajar. Confira a linha de dispositivos Positivo Casa Inteligente e garanta já o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente