Digite abaixo o que você procura

Automação Residencial: Saiba por onde começar

12 de outubro de 2021

A automação de residências é uma realidade cada vez mais forte nos lares brasileiros. O mercado nacional apresenta uma grande variedade de dispositivos inteligentes que podem ser definidos para tornar uma casa inteligente. Mas você sabe como começar e o que precisa para deixar a sua casa automatizada? Vem com a gente que vamos mostrar o básico para você saber como começar no mundo das smart homes.

Uma casa inteligente é um ambiente com equipamentos que podem ser configurados para realizar atividades sem uma intervenção direta dos moradores. A automação desses dispositivos funciona quando eles estão conectados à rede wi-fi doméstica, proporcionando assim que moradores realizem configurações e criem rotinas para o seu dia.

Pense conosco. Imagine um lar onde os eletrodomésticos possam ser programados para executar algumas atividades sem a intervenção dos moradores. Um exemplo prático, até mesmo simples de ser executado, é automatizar o acendimento de luzes em um horário específico da manhã.

Mas a automação não se resume a isso. Os usuários podem garantir o aquecimento ou resfriamento do ambiente, gerenciar itens de segurança e organizar sistema de comunicação. Além disso, também é possível manter a casa em ordem programando rotinas para robôs aspiradores, máquinas de lavar roupas e outros produtos inteligentes.

Muitas empresas têm investido em aparelhos inteligentes, como acontece com a Positivo Informática. Há hoje no mercado uma vasta gama de produtos inteligentes e aplicativos para controlá-los. Entretanto, antes de começar a comprar esses dispositivos, os moradores precisam perceber quais tipos de automação podem ajudar em suas rotinas em casa.

Pensando nisso, vamos analisar as opções e como elas podem ajudar você a saber como começar a deixar sua casa inteligente.

Sistemas inteligentes em diferentes cômodos da casa

Em sua casa, cada cômodo foi criado para diferentes atividades. Uma casa mais simples oferece ao menos um quarto de dormir, uma sala com cozinha americana, uma área de um banheiro. Casas ou apartamentos maiores, em geral, contam com mais cômodos para que moradores realizem as mais diversas atividades.

Antes de mais nada, é preciso analisar a sua residência para saber quais tipos de dispositivos podem ser realmente úteis para otimizar as suas rotinas. Busque quais são as suas necessidades dentro de sua casa para saber quais aparelhos inteligentes podem realmente fazer diferença em seu ambiente.

Quarto de dormir

O seu descanso pode ser mais agradável quando as luzes e a temperatura do quarto forem adequadas. Os dispositivos inteligentes podem garantir que o seu descanso fique ainda mais satisfatório. Eles podem proporcionar grande praticidade quando estão integrados ao sistema de rotinas da casa inteligente.

Nesse caso sugerimos o uso de lâmpadas, ar condicionado com termostatos inteligentes e o uso de um sistema de biometria para que pessoas específicas tenham acesso ao cômodo, o que também garante privacidade para o morador e segurança de itens de valor em uma casa compartilhada com estranhos, como é o caso de repúblicas ou hostels.

Sala de convivência e sala de jantar

Nesses cômodos a iluminação é sempre muito importante para que as pessoas se sintam à vontade. Um local com luzes muito intensas podem atrapalhar toda a experiência de assistir um filme na TV. Por outro lado, uma região com pouca luz pode dificultar a leitura de um livro, assim como atrapalha a interação das pessoas com alimentos em uma mesa de jantar. 

O sistema de luzes pode ser automatizado para que em determinadas horas do dia as luzes sejam adequadas para diferentes atividades. Uma sala, durante a noite, pode ter as luzes menos intensas. Essa opção é encontrada em lâmpadas inteligentes que podem ser gerenciadas a partir do celular.

Cozinha ou refeitórios

A cozinha é um local importante em uma casa inteligente. As empresas de tecnologia seguem investindo em produtos conectados para que usuários possam otimizar o tempo que passam cozinhando ou preparando lanches simples. Pense em uma cafeteira que pode fazer o seu café por meio de uma rotina ou mesmo um micro-ondas que aquece suas refeições enquanto você está preparando a mesa de jantar.

Banheiro ou lavabo

O momento do banho é aquele que muitas pessoas aguardam após uma dura rotina de trabalho. A depender da residência, e também do poder aquisitivo dos moradores, esse cômodo pode ser maior e receber ainda mais itens para que as pessoas possam relaxar, como banheiras de hidromassagem.

Agora imagine que esses itens sejam inteligentes. Imagine ligar o chuveiro para que a água esquente antes enquanto você ainda está separando as suas roupas. E que tal ligar a hidromassagem de forma retoma? Dessa maneira, você pode preparar seu momento de relaxamento antes mesmo de entrar no banheiro.

Benefícios de ter uma casa inteligente

Sem dúvidas, é muito interessante ter uma casa com itens modernos que podem receber automações. Entretanto, há outro benefício que muitos usuários desconhecem, que é a economia de energia. A automação, quando utilizada da forma correta, pode evitar que aparelhos fiquem ligados sem necessidade.

Você pode configurar o sistema de iluminação, de tomadas inteligentes e outros dispositivos para que eles liguem, ou desliguem, em um horário específico. É possível, inclusive, programá-los para que eles se mantenham em atividade por um tempo determinado. Um sistema inteligente também identifica janelas e portas que estão abertas.

A segurança da residência inteligente também pode ser melhorada. Os moradores podem utilizar fechaduras inteligentes e um sistema de câmeras que pode ser acessado pelo celular. Sendo assim, o usuário poderá acompanhar tudo o que acontece em sua casa à distância.

Algumas desvantagens de uma casa inteligente

Em geral, a principal desvantagem está ligada ao fator financeiro. Arquitetos especializados em sistemas de automação reforçam que a implementação da automação custa caro e, muitas vezes, necessita de adaptações na casa para que tudo funcione corretamente. Além disso, a manutenção desses equipamentos é mais cara e especializada. 

Um ponto que gera muita discussão sobre automação está relacionado ao sedentarismo. Equipamentos automatizados evitam que os usuários realizem atividades que, até então, eram naturais. A mobilidade dentro da residência é reduzida e pessoas com tendência ao sedentarismo podem intensificar esse problema.

Gostou das dicas? Siga navegando pelo blog Positivo Casa Inteligente para conhecer tudo sobre a “Internet das Coisas”. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos inteligentes e como eles podem transformar a sua casa em um ambiente inteligente, agradável e repleto de praticidades.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente