Digite abaixo o que você procura

Chromecast x Smart TV: Entenda quais são as diferenças

16 de junho de 2021

Hoje em dia as Smart TVs já dominaram o mercado de televisores e a maioria das pessoas já possui uma televisão com diversos aplicativos e funcionalidades em casa. Porém, antes da febre das TVs inteligentes começar, o Google já havia providenciado uma alternativa igualmente eficaz que transformava qualquer aparelho com entrada HDMI em uma Smart TV: o Chromecast.

O Chromecast é um acessório semelhante a um pen drive que deve ser conectado a uma entrada HDMI da televisão para disponibilizar uma interface com todos os aplicativos de uma Smart TV como navegador, YouTube, Netflix e outros serviços de streaming. Para isso, ele precisa estar conectado à rede Wi-Fi da casa, assim como uma Smart TV, que precisa de internet para disponibilizar todos os seus recursos.

Diante disso, muitos podem ficar confusos a respeito de qual aparelho devem investir, já que ambos têm as mesmas funções. Mesmo com tantas semelhanças, ainda são duas coisas bem diferentes, então a seguir vamos falar em detalhes sobre as principais características de cada um e as diferenças entre Chromecast e Smart TV.

Chromecast

Hoje em dia o Chromecast pode ser considerado um pouco “obsoleto”, justamente porque a maioria das Smart TVs disponibilizam os mesmos aplicativos que este dispositivo diretamente do sistema do televisor. Contudo, o acessório do Google também conta com alguns recursos exclusivos que podem ser muito úteis para diversas ocasiões.

Primeiramente, o Chromecast disponibiliza muito mais aplicativos que qualquer Smart TV, já que ele está vinculado à Google Play. Semelhante à App Store do celular, o Chromecast possui aplicativos que vão desde os já conhecidos serviços de streaming até jogos. É claro que apenas apps compatíveis com o dispositivo podem ser baixados, mas a variedade é grande e também inclui alguns exclusivos que desbloqueiam funções como espelhamento de tela.

Falando nisso, o espelhamento de tela é justamente um dos maiores atrativos do Chromecast. Através de alguns aplicativos disponíveis no Google Play, é possível transmitir a tela do seu celular ou tablet diretamente para a televisão, desde que seus dispositivos sejam Android. Esse recurso é muito útil, especialmente para utilizar alguns apps que não estão disponíveis na loja do Chromecast de uma forma mais confortável.

diferenças-entre-o-chromecast-e-a-smart-tv

O Chromecast também é um dispositivo muito simples de usar, podendo ser controlado totalmente pelo seu smartphone, que aqui faz o papel do controle remoto. É só colocar na TV, conectar ao Wi-Fi e começar a utilizar todos os aplicativos disponíveis. Ele também é capaz de ler de forma individual várias extensões de arquivos de imagem e vídeo, então no geral é um acessório muito versátil.

Para quem ainda não tem uma Smart TV e não quer gastar demais com um upgrade, adquirir um Chromecast é uma ótima alternativa, já que sai bem mais em conta e ele disponibiliza os mesmos recursos. Só é importante se certificar que a televisão tenha uma entrada HDMI, pois é necessário para conectar o dispositivo à TV.

Smart TV

Agora que você já sabe as principais características do Chromecast, vamos entender o que difere uma Smart TV do dispositivo do Google. Quase todos os recursos citados anteriormente como aplicativos, serviços de streaming e navegador de internet também estão presentes aqui, mas uma Smart TV já possui tudo isso embutido em um sistema operacional próprio.

Cada fabricante conta com um sistema diferente, como o Tizen da Samsung, o webOS da LG e outros. Todos conseguem desempenhar perfeitamente suas funções e recebem atualizações constantes para continuar disponibilizando mais aplicativos, conforme novos são lançados. Contudo, não dá para comparar o sistema operacional dessas televisões com a eficácia de um sistema Android. Nesse ponto o Chromecast leva vantagem, pois ele é muito mais rápido e processa informações com mais facilidade.

Isso não significa que as Smart TVs são menos vantajosas, mas pode ser mais lento e desmotivador usar certos recursos diretamente por elas, como é o caso do navegador de internet, por exemplo. Entretanto, esses televisores também possuem suas próprias vantagens e a principal delas é ter tudo em um único aparelho, sem a necessidade de ficar carregando um dispositivo consigo sempre. Além disso, ela também possui seu próprio controle remoto e não depende de outros elementos para funcionar, como é o caso do Chromecast, que precisa de um smartphone ou outro dispositivo Android.

Já se tratando de valores, é claro que as Smart TVs são bem mais caras que um simples acessório. Os preços variam muito de acordo com a marca e o modelo, sempre seguindo a lógica: quanto mais recente e mais recursos oferecer, mais caro. Mas certamente é um investimento que vale a pena, já que é um pacote completo que garantirá incontáveis horas de entretenimento a todos.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre o Chromecast e as Smart TVs, basta avaliar qual atende melhor a suas necessidades e expectativas. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente