Digite abaixo o que você procura

Saiba como resetar o Chromecast pelo celular

8 de junho de 2021

Lançado originalmente em 2013, o Chromecast é um dispositivo do Google capaz de transformar qualquer televisor em uma smart TV completa. É fato que hoje em dia esse modelo de televisão já está bem mais popular e acessível, mas o Chromecast segue sendo um acessório muito versátil que ainda oferece diversas vantagens, como a possibilidade de espelhar a imagem do seu celular, computador ou tablet diretamente na tela da TV.

Semelhante a um pen drive, o Chromecast deve ser conectado em uma entrada HDMI da televisão para disponibilizar sua interface na tela. Basta conectá-lo à rede Wi-Fi da casa para começar a utilizar todos os seus recursos; quanto melhor estiver o sinal da internet, mais estável será a transmissão de áudio e vídeo entre os dispositivos conectados.

Contudo, é claro que, por se tratar de um aparelho eletrônico, o Chromecast também não está livre de bugs e erros estranhos que podem implicar no seu funcionamento. Nem sempre isso significa que o dispositivo quebrou ou está defeituoso, pois é um tipo de inconveniente comum em tudo que dependa de um sistema operacional para funcionar e que, geralmente, pode ser facilmente corrigido com um reset completo.

A seguir, entenda melhor como isso pode ser feito diretamente pelo seu celular.

Modelos de Chromecast

Atualmente, o Chromecast já está em sua terceira geração e, além do design, cada modelo novo traz consigo algumas particularidades. A primeira versão, lançada em 2013, tinha um design mais arredondado, que não se assemelha tanto a um pen drive. Ele conta com suporte a resolução Full HD (1080p) e é compatível com redes Wi-Fi de 2,4 GHz.

O segundo modelo foi lançado em 2015 e adiciona suporte a 720p com 60 fps (quadros por segundo) ou o padrão de 1080p a 30 fps, além de compatibilidade com redes Wi-Fi de 5 GHz. A terceira versão, lançada em 2018, já traz resolução em Full HD e 60 fps. Esses são todos os modelos disponíveis no Brasil, mas ainda existe uma opção mais recente que não chegou ao país: o Chromecast Ultra. Ele é compatível com resolução 4K, HDR10 e som Dolby Vision, mas por enquanto não há previsão de quando será vendido oficialmente no Brasil.

Independente do modelo, todos funcionam da mesma forma: após conectar o dispositivo à sua TV e ao Wi-Fi local, é possível controlá-lo através do seu smartphone, designando o que deseja reproduzir no televisor. Apesar de existir a opção de espelhamento de tela, o Chromecast não reproduz o que está no seu celular, apenas realiza sua própria busca daquele conteúdo e o converte para a melhor qualidade possível.

como-resetar-o-chromecast-pelo-celular

O dispositivo é compatível com diversos aplicativos como Netflix, Prime Video, YouTube, Spotify, HBO Go, Globoplay, Apple Music e praticamente qualquer outro serviço de streaming disponível no mercado. Ainda é possível usá-lo para jogar alguns jogos do Google Play Store, além de usar a internet diretamente pelo seu sistema ou acessar aplicativos próprios, como uma galeria de fotos, por exemplo.

Como resetar o Chromecast pelo celular

Como o Chromecast é controlado diretamente pelo smartphone, todo o processo de reset também pode ser feito pelo celular. Contudo, é importante ressaltar que isso fará com que seu dispositivo volte para as configurações de fábrica, então essa é uma medida recomendada somente para casos de emergência como travamentos, problemas para acessar aplicativos ou outras questões que impeçam o bom funcionamento do produto.

O método de reset varia de acordo com o sistema operacional, que pode ser Android ou iOS. O aplicativo ainda é o mesmo, mas pode sofrer algumas alterações de interface dependendo do sistema utilizado. Confira o passo a passo para cada um:

Android

  • Pelo aplicativo Google Home, selecione Chromecast;
  • No canto superior direito da tela, toque na engrenagem para abrir o menu de configurações;
  • Novamente no canto superior direito da tela, toque no ícone dos três pontinhos;
  • Selecione a opção “Restaurar configuração original”;
  • O aplicativo irá pedir uma confirmação, clique novamente em “Restaurar configuração original” para dar início ao reset.

iOS

  • Pelo aplicativo Google Home, selecione Chromecast;
  • No canto superior direito da tela, toque na engrenagem para abrir o menu de configurações;
  • Novamente no canto superior direito da tela, toque no ícone dos três pontinhos (este ícone varia de acordo com o sistema operacional);
  • Selecione a opção “Restaurar configuração original”;
  • O aplicativo irá pedir uma confirmação, clique novamente em “Restaurar configuração original” para dar início ao reset.

O reset também pode ser realizado diretamente pelo Chromecast. Enquanto conectado a TV, basta pressionar o botão de ligar por aproximadamente 25 segundos até que comece a piscar uma luz laranja ou vermelha. Continue pressionando até a luz ficar branca e a imagem transmitida ao televisor desaparecer. Feito isso, solte o botão para concluir o reset.

Uma vez resetado, será necessário pareá-lo novamente com seus dispositivos, como televisão e celular. Provavelmente tudo voltará a funcionar normalmente e você poderá voltar a usufruir dos recursos do seu Chromecast.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente