Dispositivo inteligente do Google permite conectar diferentes eletrônicos entre si
Problemas com o Chromecast? Confira 4 dicas de como resolver erros comuns
O Chromecast é uma alternativa simples e prática para quem não tem smart TV poder usufruir de todos os recursos disponíveis em televisores inteligentes. Desenvolvido pelo Google, esse dispositivo deve ser conectado a uma entrada HDMI para transmitir uma interface com os conteúdos disponíveis em rede, além de disponibilizar a possibilidade de espelhar a imagem de outras telas, como celular e computador, diretamente para a televisão.
Apesar das smart TVs já serem bem mais populares hoje em dia, o Chromecast ainda é uma ferramenta utilizada por muitos e que, eventualmente, pode apresentar alguns probleminhas. Todo aparelho eletrônico está sujeito a enfrentar erros que podem impedir seu bom funcionamento, especialmente se tratando de uma tecnologia smart, que conta com um sistema operacional próprio.
É importante entender que, na maioria das vezes, esses inconvenientes não se tratam de um defeito que condena o aparelho, mas sim de erros comuns que podem ser corrigidos pelo próprio usuário. A seguir apresentaremos alguns dos mais recorrentes e como resolver problemas com o Chromecast.
Problemas de conexão
O Chromecast é um dispositivo smart, então é necessário que ele esteja conectado à internet o tempo inteiro para conseguir desempenhar suas funções. Mesmo quando configurado corretamente, ainda é possível que ele apresente alguns problemas de conexão como dificuldades para se conectar ao Wi-Fi da casa, instabilidade de rede e outras questões.
O primeiro passo é verificar se o problema está no Chromecast ou diretamente na sua internet. Quando a rede está turbulenta e enfrentando dificuldades para se manter estável, é comum que todos os dispositivos conectados também sejam afetados. Caso a conexão esteja normal em outros aparelhos, como no celular ou no computador, então a origem do erro realmente está no Chromecast.
A primeira alternativa para corrigir o problema é reiniciar o dispositivo. Isso pode ser feito diretamente pelo aplicativo de smartphone “Google Cast”, através da opção “Reiniciar o Chromecast”. Caso não resolva o problema, o recomendado é restaurar as configurações de fábrica, também pelo aplicativo, pois assim você consegue eliminar qualquer conflito que esteja impedindo o Chromecast de se conectar à internet com aquelas configurações.
Transmissão travando
O espelhamento de tela do Chromecast é um recurso muito útil, pois ele não só transmite a imagem de outro dispositivo na televisão, mas também busca adaptá-las para dimensões em full HD da melhor forma possível. Contudo, nem sempre essa transmissão consegue atingir a qualidade esperada, o que também pode acontecer com os demais aplicativos do dispositivo.
O Chromecast é um dispositivo de streaming, ou seja, ao reproduzir vídeos de algum aplicativo ou espelhar a tela de outro dispositivo, ele está utilizando a internet o tempo inteiro. Dependendo da qualidade da conexão, essa transmissão pode ficar travando ou apresentar uma imagem bem inferior à esperada, mas nesse caso é um problema da internet e não do dispositivo. O mais indicado é reiniciar o roteador ou reconfigurar a conexão para resolver o problema.
Quando o problema é recorrente ao usar determinado aplicativo, o mais recomendado é fechar e abrir o app ou procurar uma outra alternativa. O Chromecast também conta com Google Chrome, permitindo transmitir qualquer vídeo diretamente pelo navegador. Uma outra solução seria espelhar a tela, reproduzindo o vídeo pelo computador ou celular.
O espelhamento não costuma apresentar travamentos quando a conexão está boa, então deixar o roteador no mesmo cômodo da televisão já costuma eliminar boa parte desses problemas.
Falha ao encontrar dispositivos
Ao tentar sincronizar a tela do celular ou computador com o Chromecast, o usuário pode se deparar com a mensagem “nenhum dispositivo Google Cast foi encontrado”. Esse é um problema de pareamento relativamente comum que pode ser resolvido com alguns passos.
Primeiro, verifique se tanto o Chromecast quanto o dispositivo que deseja conectar estão conectados à mesma rede Wi-Fi, pois é isso que garante o streaming entre ambos. Caso a conexão esteja estável e funcionando, tente reiniciar a televisão e o Chromecast. Se nada disso resolver o problema, o impedimento pode estar sendo gerado por algum software instalado no dispositivo como antivírus, VPN ou servidor de proxy. Se desconectar dessas redes alternativas e abrir permissão para o Chromecast seriam uma das formas de resolver isso.
Se nenhuma dessas alternativas funcionarem, o mais recomendado é restaurar as configurações de fábrica do seu Chromecast.
Outros erros comuns
Além desses três erros citados, o Chromecast também pode apresentar problemas diversos ao ler diferentes tipos de arquivos do seu celular ou computador. Isso porque ele só é compatível com algumas extensões específicas, que no geral já enquadram todas as mais utilizadas nos dias de hoje, como MP4 para vídeos, MP3 para áudio e JPEG para imagens.
Caso o Chromecast não suporte o tipo de arquivo desejado, a solução seria fazer uma conversão utilizando algum software de PC que ofereça essa função. Se nenhuma das soluções apresentadas aqui resolverem os problemas apresentados, o mais indicado é entrar em contato com a central de atendimento ao cliente do Google.