Digite abaixo o que você procura

Confira 3 tendências tecnológicas na arquitetura

4 de junho de 2021

A progressão da tecnologia anda lado a lado com todas as áreas possíveis e na construção civil não é diferente. Hoje já é possível vermos os impactos que a tecnologia vem causando neste setor, especialmente através das casas inteligentes, que são o que existe de mais moderno em termos de integração entre construção e inovações tecnológicas.

Entretanto, isso é apenas o começo e não vai demorar muito para que novas tecnologias apareçam para revolucionar ainda mais este mercado. Na arquitetura e no urbanismo, especificamente, esses recursos não buscam apenas tornar o ambiente mais bonito, esteticamente falando, mas sim oferecer cada vez mais funções que deixem o lugar prático, confortável, funcional e seguro.

A automatização residencial já é uma realidade e vem mudando a vida de muitos, algo que não seria possível sem a integração das casas com a internet, outro avanço que foi muito importante. Diante de tudo isso, neste artigo trazemos algumas das principais tendências tecnológicas para o futuro da arquitetura. Confira:

Impressão 3D

Hoje já é possível imprimir praticamente qualquer coisa com uma impressora 3D, não importa qual seja o tamanho ou a finalidade do objeto. Essas impressoras especiais foram criadas para construir pequenos objetos tridimensionais utilizando um tipo de plástico, mas hoje já evoluíram de tal modo que é possível construir casas inteiras com sua tecnologia!

Já existem impressoras 3D gigantescas que podem imprimir uma construção utilizando cimento e qualquer outro material convencional. As casas impressas já são até realidade em alguns países da Europa, como Holanda e Bélgica, que estão produzindo residências para pessoas de baixa renda utilizando esta tecnologia. Com a impressora certa, é possível imprimir uma casa de 60m² levando entre 12 e 24 horas e o melhor: todo esse processo é bem mais barato que os métodos tradicionais, tornando o preço dos imóveis mais acessível.

Esta é certamente uma das maiores revoluções da construção civil impulsionadas pela tecnologia. Devido a rapidez com que esses recursos evoluem, acredita-se que em um futuro nem tão distante será possível construir casas de tamanhos ilimitados e, aos poucos, esse se tornará o principal meio de construção de novos imóveis.

Realidade aumentada

Há alguns anos seria inimaginável pensar que a realidade virtual se tornaria algo tão banal em nossas vidas, mas hoje já é possível encontrá-la até na arquitetura! A existência de softwares e aplicativos que permitem criar estruturas internas e externas já não é novidade, dando liberdade para o arquiteto projetar casas de forma detalhada, realista e tridimensional.

Esse simples recurso já é um avanço e tanto, mas imagina poder “entrar” dentro desse ambiente virtual? É isso que a realidade aumentada proporciona, garantindo uma perspectiva totalmente imersiva de um projeto que ainda nem saiu do papel. Com os acessórios certos, tanto o arquiteto quanto os responsáveis pela obra podem visualizar diversos detalhes técnicos do projeto e definir melhorias antes de colocar a mão na massa.

tendencias-tecnológicas-na-arquitetura

Isso também é vantajoso para os clientes, se tratando da venda de imóveis. Alguns lugares ao redor do mundo já oferecem uma visita virtual a casas e apartamentos, permitindo que as pessoas explorem aquele espaço através da realidade aumentada. Essa tecnologia já está sendo muito bem utilizada na arquitetura e tudo indica que, em breve, seus recursos serão cada vez mais integrados na área.

Internet das Coisas

A chamada “Internet das Coisas” é uma revolução tecnológica que já vem sendo aplicada em nossas vidas há algum tempo. Esse conceito se resume na conectividade, transmissão e armazenamento de dados entre diversos objetos do nosso cotidiano, o que pode ser literalmente qualquer coisa. Esses utensílios se conectam entre si e criam uma grande rede de automatização, podendo desempenhar pequenas atividades de forma autônoma e tornando nossas vidas cada vez mais práticas.

Na arquitetura, a Internet das Coisas se faz presente nas casas inteligentes, que aplicam todo esse conceito dentro do nosso lar. Através de dispositivos que utilizam tecnologia smart, podemos automatizar processos que envolvem iluminação, segurança, controle de eletroeletrônicos e muitas outras coisas, sempre visando tornar nosso dia a dia mais prático e nossa casa mais confortável.

Tudo que esses dispositivos precisam para funcionar bem é uma boa conexão com a internet, já que é através dela que eles conseguem se conectar a outros sistemas e desempenhar suas funções. Graças a esse recurso, hoje boa parte desses acessórios inteligentes podem ser controlados diretamente pelo smartphone, através de aplicativos específicos. Não é necessário nem estar em casa para conseguir ter controle total da sua casa, o que também oferece mais segurança e tranquilidade para o morador.

Com o tempo, as casas inteligentes se tornarão o novo normal e novas tecnologias passarão a ser integradas a este conjunto, proporcionando ambientes mais automatizados e funcionais. Essas são apenas algumas das tendências que já são uma realidade e prometem mudar o futuro da arquitetura para melhor.   

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente