Digite abaixo o que você procura

3 dicas para escolher o roteador perfeito para sua residência

Muita gente acha que basta contratar um bom plano de internet para garantir a melhor conexão possível em sua casa. É claro que contar com uma rede veloz é importante e, hoje em dia, até mesmo indispensável, mas o que determina o quão bom será sua conexão doméstica não é o plano de internet e sim o roteador que está sendo utilizado. O problema é que existem muitos modelos diferentes no mercado e pode ser realmente difícil encontrar qual a melhor opção para sua casa.

Dos mais baratos até os mais caros e luxuosos, é importante ter em mente que cada roteador possui especificações técnicas diferentes para dar conta de diversos tipos de conexões. Os que costumam vir com a operadora, por exemplo, costumam dar conta do recado e geralmente oferecem dois tipos de banda: 2.4 GHz e 5 GHz, o que diz respeito ao alcance do sinal e à velocidade da rede. Porém, esses modelos ainda são dos mais simples e não conseguem suportar grandes distâncias, tornando complicado o uso de dispositivos inteligentes em certos cômodos.

dicas-para-escolher-o-roteador-perfeito-para-sua-residencia-pai-e-filho

Separamos aqui três dicas de como escolher o roteador ideal para você de acordo com suas principais características. Confira:

Defina o principal uso da sua rede

A primeira coisa a ser levada em consideração é: quantos dispositivos irei conectar simultaneamente ao meu Wi-Fi? Muitos modelos mais simples não suportam uma grande quantidade de aparelhos conectados simultaneamente, e devemos levar em consideração qualquer coisa: o número de celulares na casa, televisões, computadores, notebooks e qualquer outro eletroeletrônico que conte com recursos smart.

Um roteador que tenha banda exclusivamente 2.4 GHz já não é o mais adequado para dar conta de muitos dispositivos, então o ideal é investir em um modelo dual band. Já para quem tem casa inteligente e precisa de uma boa conexão em toda a residência para manter os dispositivos smart funcionando, o mais adequado pode ser um roteador Mesh, uma alternativa mais moderna que trabalha com diferentes unidades espalhadas por toda a casa. Dessa forma, o problema do sinal fraco em cômodos mais distantes do roteador é resolvido, já que a cobertura abrange toda a área de forma igualitária.

Leve em consideração o tamanho da casa

Como já enfatizado na dica anterior, o tamanho da casa é determinante com relação à eficácia do roteador. Esses aparelhos funcionam a base da emissão de ondas de rádio, que são as responsáveis por espalhar o sinal da internet pela casa. Qualquer barreira no caminho já é o suficiente para enfraquecer consideravelmente a potência dessas ondas, então é por isso que a cada cômodo a conexão fica pior.

Os roteadores dual band resolvem parcialmente esse problema, já que cada banda é dedicada para um tipo de conexão. A 2.4 GHz possui velocidade limitada, não atingindo todo o potencial do seu plano (nem mesmo quando estiver próximo do roteador), mas em compensação garante um alcance maior com conexão mais estável. Já a de 5 GHz libera todo o potencial da internet, mas não consegue ir tão longe quanto a outra, por isso é mais recomendado para uso próximo do roteador.

Em uma casa muito grande e repleta de dispositivos eletrônicos, novamente o mais indicado são os roteadores Mesh. Uma outra vantagem desse modelo é que eles possuem uma função inteligente de direcionar o sinal do aparelho, assim evitando barreiras e garantindo a melhor conexão possível no local onde está instalado. Outra alternativa seria investir em um roteador com muitas antenas, já que elas são responsáveis por expandir o sinal por distâncias maiores.

dicas-para-escolher-o-roteador-perfeito-para-sua-residencia-casal

Avalie as especificações técnicas

Ainda que sejam mais caros, investir em um roteador mais moderno pode oferecer um custo-benefício maior, já que eles são compatíveis com conexões mais modernas e garantirão um excelente desempenho a longo prazo. Hoje já existem modelos que contam com a tecnologia do Wi-Fi 6, que é a mais recente do mercado, então quem deseja contratar um plano de centenas de megabytes ou até de 1 gigabyte de conexão ficará bem satisfeito.

Outro ponto a ser levado em consideração é que os roteadores mais avançados trabalham melhor de uma forma versátil, tanto com rede sem fio quanto cabeada. Muitas vezes é vantajoso ligar um ou vários aparelhos no modem diretamente pelo cabo para garantir máxima velocidade e estabilidade, então para que seu Wi-Fi não seja prejudicado com o excesso de banda por cabo, é necessário contar com um aparelho mais moderno.

Por outro lado, quem não tem um plano de internet tão veloz, seja por falta de interesse ou pela ausência de cobertura na região onde mora, um modelo mais simples certamente dará conta do recado. Para quem precisa de algo mais potente, a Positivo Casa Inteligente oferece os roteadores Mesh, o melhor que o mercado tem a oferecer. Confira em nosso site!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente