Digite abaixo o que você procura

Como adequar a rede doméstica às necessidades da casa conectada?

17 de novembro de 2021

O consumidor decidiu que é hora de incluir produtos de casa inteligente em sua residência e está disposto a comprar os itens. Porém, será que a casa dele está preparada para a instalação?

A boa notícia é que, dada a facilidade de uso das novas tecnologias, é bem provável que uma simples conexão de internet banda larga seja suficiente para tudo. Entretanto, alguns detalhes podem ajudar a tornar essa experiência ainda melhor.

Ao deixar a rede residencial mais segura e preparada para receber diversos itens de casa inteligente, você não apenas facilita a integração entre os produtos como também garante a satisfação do usuário. Listamos aqui alguns aspectos básicos, mas essenciais, que podem contribuir para que a instalação seja um sucesso.

Verifique a posição do roteador na residência

O roteador é o equipamento responsável por distribuir o sinal de internet para toda a residência. Quando ele está posicionado em um local pouco estratégico ou, ainda, é obstruído por elementos que causem interferência, isso resulta em uma experiência de uso ruim para o usuário.

O ponto de partida é: reveja a localização do roteador. De preferência, instale o roteador em um ponto central da casa ou, em residências grandes, utilize repetidores ou uma rede Mesh para distribuir melhor o sinal. Isso garantirá que o sinal chegue “com a barra cheia” aos itens de casa conectada e evitará que eles percam a conexão de forma inesperada.

Ajuste os equipamentos para operarem na frequência ideal

Modelos mais antigos de roteadores vêm configurados por padrão para operar na frequência de 2.4 Ghz, mas essa nem sempre é a melhor opção. Isso faz com que alguns eletrônicos possam sofrer até mesmo interferências dos telefones fixos sem fio ou de aparelhos de forno micro-ondas.

As redes 2.4 Ghz têm maior alcance, mas recebem sinal com menor intensidade. As redes 5 Ghz têm menor alcance, mas recebem sinal com maior intensidade. Os dispositivos de casa conectada operam, em sua maioria, nas redes 2.4 Ghz. Portanto, se possível, reserve-a para esse tipo de conexão e deixe a de 5 Ghz para smartphones, Smart TVs e consoles.

Cabos são coisa do passado? Não necessariamente

Muitos usuários têm interesse em se livrar completamente dos cabos de rede e utilizar internet sem fio por toda a casa. De fato, essa é a opção mais cômoda quando se trata de equipamentos de casa conectada, mas isso não significa que os cabos devem ser eliminados por completo.

Equipamentos como SmartTVs e consoles, por exemplo, podem oferecer uma conexão mais estável nas transmissões se estiverem plugados nos cabos. Isso faz com que a rede fique com mais espaço para os itens de casa inteligente, o que consequentemente os ajudará a funcionarem livre de interferências.

Mantenha a rede segura

Segurança é fundamental em qualquer ocasião, mas quando se trata da rede doméstica, muitos usuários se esquecem dos princípios básicos de proteção. De fato, elas são menos visadas do que as redes corporativas, mas nem por isso estão imunes a pessoas mal-intencionadas que desejam acessar seus dados.

A dica aqui é baixar e instalar as atualizações mais recentes de firmware do roteador e deixá-lo configurado para que as próximas sejam baixadas e instaladas automaticamente. Essas atualizações, além de deixarem sua rede mais segura, também servem para corrigir problemas de software e, eventualmente, adicionar funções aos seus equipamentos.

Invista em equipamentos mais novos

Se o seu roteador tem mais de cinco anos de uso, é bem provável que ele não tenha suporte para alguns dos padrões mais recentes de transmissão de dados. É preciso que o roteador opere no padrão 802.11ac, por exemplo, que atinge velocidades de até 1,3 Gbps.

Lembre-se do seguinte: as duas pontas da conexão devem ser compatíveis com o padrão mais novo, pois, caso contrário, a tecnologia mais antiga prevalecerá. Por isso, oriente os consumidores para que toda a rede seja compatível com as opções de conexão mais recentes, isso garantirá uma melhor experiência de uso.

Entrar para o mundo das casas conectadas não é difícil e é bem provável que a maioria dos consumidores esteja apta a dar os primeiros passos. Porém, ficar atento a esses pequenos detalhes proporciona uma experiência mais agradável e permite que o usuário desfrute de todo o potencial que a tecnologia oferece.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente