Digite abaixo o que você procura

Como reduzir a conta de luz com dispositivos inteligentes?

Reduzir a conta de luz da sua residência talvez seja um dos seus principais objetivos atualmente. Afinal, devido à crise hídrica que o país tem passado nos últimos meses, os gastos com energia dispararam neste ano.

Estima-se que a cobrança para cada 100 kWh de energia tenha saltado de R$ 1,34 no início do ano para os atuais R$ 14,20, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a falta de chuva que tem afetado diversas regiões do Brasil, as hidrelétricas estão enfrentando dificuldades para fornecer energia, fazendo com que ela fique mais cara.

Esse problema parece estar longe do fim, com o governo federal informando que a conta de luz deverá ficar mais cara até abril de 2022. Com isso, poupar o máximo de energia possível se tornou algo essencial não somente para economizar no fim do mês, mas para ajudar o país a passar por essa crise.

Como dispositivos inteligentes podem ajudar?

À primeira vista, parece ser contraditório precisar gastar com novos dispositivos inteligentes para economizar os gastos. No entanto, esses equipamentos smart podem ser o seu maior aliado no objetivo de reduzir a conta de luz.

Isso porque os aparelhos eletrônicos são um dos maiores gastadores de energia, mesmo quando estão desligados. Equipamentos como microondas, máquinas de lavar, TVs e computadores podem aumentar a conta de luz somente estando conectados à tomada.

O impacto desses dispositivos na conta de luz mesmo quando não utilizados é tanto que até o termo “energia fantasma” foi criado para definir o desperdício de energia que eles ocasionam. 

Caso você seja uma pessoa que vive esquecendo lâmpadas e aparelhos ligados por onde passa ou quando sai de casa, isso pode dificultar ainda mais a sua luta para reduzir gastos.

Por sorte, existem diversos dispositivos eletrônicos que podem te ajudar. Há tipos de tomadas que eliminam a energia fantasma que aparelhos desligados consomem. Além disso, você pode controlar diversos produtos pelo seu celular ou assistente virtual a distância, programando cenas ou acionando comandos para garantir que nenhuma luz ou produto esteja ligado sem motivo.

Vamos descobrir quais produtos já contam com essas tecnologias smart e podem te ajudar a economizar na sua próxima conta de luz.

Smart plugs

Contar com um smart plug é uma ótima opção para quem deseja eliminar o problema de energia fantasma. Ao conectar um desses dispositivos em uma tomada, é possível pelo celular decidir se aquela tomada deve estar ligada ou não. Dessa forma, mesmo que um aparelho esteja conectado, ele não gastará energia, fazendo a conta de luz reduzir.

Esse dispositivo ainda é capaz de fazer diversos produtos comuns se tornarem inteligentes. Saiu de casa e deixou a TV ligada? Basta acionar o smart plug e fazer um comando para que ele desligue a tomada onde está conectada à TV. Quer chegar em casa com a temperatura mais ambiente? Você só precisa ligar o smart plug que está conectado ao seu ar-condicionado cinco minutos antes de chegar em casa e pronto.

A Positivo Casa Inteligente oferece uma ótima opção de smart plug, que ainda conta com uma função de monitoramento de consumo, que ajuda a acompanhar em tempo real os gastos dos aparelhos que estão conectados a ele.

Lâmpadas inteligentes

Tem o mau hábito de esquecer as luzes da sua casa ligada? Isso deixará de ser um problema ao adquirir lâmpadas inteligentes. Pelo celular, é possível ver quais luzes estão ligadas e desligá-las a distância.

Lâmpadas inteligentes, como as ofertadas pela Positivo, ainda possuem diversos recursos como milhões de cores disponíveis, ajuste de temperatura e intensidade, sem exigirem um maior consumo de energia para realizar essas atividades.

Interruptor Inteligente

Caso você não queira trocar todas as lâmpadas da sua casa, mudar somente o interruptor pode ser uma boa alternativa. O Smart Interruptor Wi-Fi por exemplo, permite que você ligue ou desligue as luzes que estão conectadas a ele pelo seu celular,

Como podemos ver, a Positivo possui diversas opções de produtos que podem te ajudar a economizar na conta de luz, além de dar muito mais conforto e praticidade no seu dia a dia. Uma ótima dica é usar esses produtos para criar cenas e automatizações.

Você pode programá-los para que sempre sejam desligados no momento que você sai de casa para ir trabalhar, ou então quando vai dormir. Assim, não precisará mais ficar se preocupando com as luzes ou aparelhos que estão ligados sem nenhum motivo. 

Todos os produtos vendidos pela Positivo ainda são fáceis de serem instalados e possuem total compatibilidade com o Google Assistente e com a Alexa.

Dessa forma, eles são uma ótima opção não somente para quem deseja poupar na conta de luz, mas para aqueles que querem tornar a sua casa, e por consequência, a sua vida, mais inteligente. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente