Digite abaixo o que você procura

3 coisas que você pode fazer com uma tomada inteligente

Não é necessário muito para começar a colocar o sonho de ter uma casa inteligente e automatizada em prática. Escolher o dispositivo certo, que garanta alguns recursos exclusivos a eletrônicos e outros aparelhos que você já tenha na sua casa, é uma boa forma de dar o primeiro passo sem gastar muito e ainda usufruir de todos os benefícios das tecnologias inteligentes do jeito que quiser.

Nesse aspecto, as tomadas inteligentes acabam se destacando e sendo uma ótima pedida. Uma tomada tradicional tem uma função muito simples: conectar dispositivos eletrônicos e fornecer energia elétrica para eles. Agora imagina poder contar com tomadas que podem ser controladas remotamente de qualquer lugar, programar rotinas e até mesmo monitorar o consumo de energia. Tudo isso é possível com as tomadas smart!

Esses modelos devem ser conectados ao Wi-Fi da casa para que possam ser pareados com seu smartphone, seja pelo aplicativo do fabricante (no caso, o app Positivo Casa Inteligente) ou por outro aplicativo de controle de smart homes, como o Google Home, por exemplo. A partir disso, tudo que for plugado naquela tomada passa a ser controlável através do celular, abrindo as portas para uma série de possibilidades.

A seguir, confira algumas dicas de uso de smart plugs e tomadas na sua casa.

Ligar e desligar eletrônicos remotamente

Hoje em dia já existe uma grande variedade de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que contam com tecnologias inteligentes, mas também é de se esperar que esses os modelos mais caros do mercado. Equipar uma casa inteira somente com aparelhos inteligentes é uma alternativa pouco viável para muitos, então é nessa hora que as tomadas inteligentes entram para conseguir suprir parte dessas necessidades.

Smart Plug 10A
Smart Plug 10A

Ao instalar smart plugs pela casa, você passa a controlar o fluxo de energia de cada aparelho individualmente. Um exemplo: se você tem uma televisão que não é smart conectada a uma tomada inteligente, você pode ligá-la e desligá-la quando quiser com um simples toque no smartphone. Isso vale para qualquer outro eletrônico, sendo além de prático, econômico! É o fim daquela preocupação de esquecer alguma coisa ligada e também dispensa a necessidade de ficar retirando tudo da tomada o tempo todo para economizar.

É claro que os recursos se limitam somente a ligar e desligar, não podendo controlar outras funções do aparelho conectado, mas isso sem dúvidas já é uma vantagem e tanto. Imagine só poder ligar o ar condicionado para deixar o ambiente na temperatura certa antes mesmo de chegar em casa? Com as tomadas inteligentes, isso é possível! Basta posicioná-las em lugares estratégicos e definir os melhores aparelhos para utilizá-las.

Programar rotinas

Controlar as coisas remotamente já é um divisor de águas para quem busca ter uma rotina mais prática, mas com os dispositivos inteligentes é possível ir além. Um de seus principais atrativos é a possibilidade de criar rotinas, ou seja, programar o aparelho para realizar determinadas atividades em horários pré-definidos. Essa automação é o que classifica uma casa como inteligente, já que é um recurso proporcionado pelo conceito conhecido como Internet das Coisas (IoT), utilizado para definir a capacidade de alguns dispositivos se conectarem à rede e trocarem informações constantemente, em tempo real.

Ao programar uma rotina em uma tomada inteligente, ela pode ligar ou desligar eletrônicos conectados sem a necessidade de ficar recebendo comandos o tempo inteiro. Esse é um recurso que facilita ainda mais toda a parte apresentada no tópico anterior, na maioria das vezes até dispensando a necessidade de ficar comandando tudo remotamente. Basta fazer a programação e deixar que o dispositivo faça o resto por conta própria.

Isso pode ser útil de diversas formas. O exemplo do ar condicionado usado anteriormente acaba ficando ainda mais prático, já que a tomada smart fará com que ele ligue sozinho um pouco antes de você chegar do trabalho. Existem diversas formas de se explorar a automação de suas tomadas, sempre de acordo com suas principais necessidades.

Smart Plug 16A
Smart Plug 16A

Monitorar o consumo

Hoje em dia, economizar nunca é demais, especialmente se tratando da conta de energia, que pode ser uma verdadeira vilã no nosso orçamento. Identificar o que está consumindo mais eletricidade em casa pode ser um verdadeiro desafio, mas com as tomadas inteligentes, isso se torna tão fácil quanto ligar ou desligar os eletrônicos da casa.

Através do aplicativo Positivo Casa Inteligente, é possível monitorar em tempo real quantos kWh estão sendo consumidos em cada smart plug. Isso ajuda a ter um controle maior do que deve se manter desligado quando não estiver em uso e, dessa forma, também colabora bastante com a conta de luz no fim do mês. Esse também é um jeito muito útil de se definir quais aparelhos devem ser priorizados nas tomadas inteligentes, já que a melhor alternativa seria aplicar os recursos de automação naqueles que consomem mais.

Viu só quantas coisas é possível se fazer com uma tomada smart? Confira a linha de Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente e comece já a equipar sua casa!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente