Digite abaixo o que você procura

Como criar rotinas diárias na Alexa e controlar sua casa inteligente

Quando o assunto são assistentes virtuais, a Alexa já virou a queridinha de muitos. A assistente da Amazon, presente na linha de caixas de som inteligentes Amazon Echo, é famosa não só por tornar nosso dia a dia mais prático, mas também por ter uma personalidade muito divertida e cativante. Com uma Alexa em casa, podemos controlar diversos aparelhos através de comandos de voz, além de fazer pesquisas na internet e até mesmo compras.

Um dos recursos mais úteis que a Alexa dispõe é a possibilidade de criar rotinas, ou seja, programar a assistente para realizar certas funções automaticamente, sem a necessidade de dar ordens o tempo inteiro. Isso faz parte do processo de automação de uma casa, algo que só é possível com a ajuda das tecnologias inteligentes e da chamada Internet das Coisas (IoT), um conceito usado para definir a capacidade de certos dispositivos se conectarem à rede para trocarem informações de forma constante.

A Alexa é um dispositivo bem versátil que pode criar diferentes tipos de rotinas, das mais simples para algo mais complexo, que envolve uma rede de aparelhos smart. A seguir, confira como criar sua própria rotina para ambos os casos.

Criando rotinas simples

Começando pelo mais básico, vamos entender como programar a Alexa para uma rotina simples, ou seja, sem utilizar outros dispositivos externos. A assistente virtual por si só já pode realizar diversas ações pré-programadas usando apenas informações da internet ou registradas em suas contas pessoais, como lembretes na agenda, por exemplo.

Sendo assim, você pode programar sua Alexa para tocar um despertador em um determinado horário todos os dias, falar alguma frase (como “bom dia”, por exemplo), ler as notícias de manhã, falar a previsão do tempo, informações do trânsito e coisas do tipo. É uma forma de integrar a assistente no início do seu dia, se manter sempre informado e o melhor: sem precisar dizer uma única palavra.

No próprio app da Alexa já existem todas as funções mais básicas que podem ser programadas na rotina, mas também existe a opção de personalizar, nesse caso para criar rotinas mais complexas, como veremos depois. Confira o passo a passo de como realizar esse processo:

  • No aplicativo da Alexa, clique no menu “Mais”, na aba inferior da tela;
  • Ao abrir a lista de opções, selecione “Rotinas”;
  • Clique no sinal de mais (+) na parte superior da tela para criar uma nova rotina;
  • Aqui será possível definir o nome da rotina, os horários e a ação. Comece pelo nome clicando no +, digitando o título desejado e depois clicando em “Avançar” na parte superior da tela;
  • Na próxima opção, intitulada “Quando isto acontecer”, você definirá os dias e os horários que a Alexa deverá desempenhar suas ações. Ao finalizar, clique em “Avançar”;
  • Na última opção, “Adicionar ação”, você poderá definir que tipo de ação a Alexa fará no horário programado. A lista é grande e inclui falas, data, hora, músicas, notícias e diversas outras opções. Basta selecionar o que deseja e pronto, sua rotina está criada. Caso queira adicionar um comando de voz específico, selecione a primeira opção, “Personalizar”.

Pronto, você já criou uma rotina simples para sua Alexa. Agora, vamos entender como é possível criar rotinas que incluam seus dispositivos inteligentes e automatizam processos cotidianos da sua casa.

como-criar-rotinas-alexa-casa-inteligente

Controlando sua casa inteligente

Na lista que o aplicativo apresenta ao selecionar “Adicionar ação”, você pode ter percebido que existe uma opção chamada “Casa inteligente”. Ela permite que a Alexa controle dispositivos smart que estejam conectados à rede Wi-Fi automaticamente, criando uma rotina integrada ao ecossistema de automatização de uma smart home. É uma forma ainda mais prática de usufruir dessas tecnologias, já que tudo será controlado pela própria Alexa.

Um exemplo de como pode ser utilizado: caso tenha lâmpadas smart conectadas na casa, é possível programar a Alexa para ligá-las e desligá-las em determinados horários do dia, dessa forma cumprindo sua função de iluminação sem desperdícios. É possível fazer isso com qualquer dispositivo inteligente como tomadas (para ligar e desligar eletrodomésticos) e fechaduras, além de eletrônicos como televisores, ar-condicionado e outros que possuam funções smart.

Essa é uma forma de ir além e explorar ao máximo todas as vantagens de se ter uma Alexa em casa. Você deixa de se preocupar com a parte mais básica do cotidiano e passa a aproveitar uma rotina muito mais automatizada e eficiente. É claro que, para isso, será necessário investir em alguns dispositivos inteligentes antes, mas é um investimento que vale muito a pena a longo prazo, já que são tecnologias duradouras e que colaboram com a economia e segurança da casa.

Para programar sua Alexa para desempenhar a automatização desses processos, basta seguir o mesmo passo a passo apresentado anteriormente, selecionando “Casa inteligente” na parte de “Adicionar ação” e depois designando as ações para cada dispositivo conectado.

Está procurando dispositivos smart para sua casa? Não deixe de dar uma olhada na linha Positivo Casa Inteligente!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente