Digite abaixo o que você procura

Como controlar sua casa inteligente com comandos de voz via Alexa

10 de agosto de 2021

Uma casa inteligente depende de um sistema de comando central para que os aparelhos funcionem com rotinas. A Alexa, assistente virtual da Amazon, oferece aos usuários a possibilidade de integrar diferentes dispositivos para que eles recebam diferentes programações ao longo do dia. Achou a possibilidade interessante? Então siga conosco para saber quais os benefícios da Alexa em sua casa inteligente.

Os aparelhos inteligentes de uma casa podem ser configurados por meio de apps dedicados ou através de um sistema de comando central. É nesse momento que a Alexa surge como alternativa para que tudo funcione de forma automatizada. A assistente virtual, entre outras coisas, ligar e desligar eletrodomésticos conectados na mesma rede Wi-Fi.

A opção de usar a assistente da Amazon pode ser a mais prática quando a residência conta com muitos aparelhos inteligentes. Pense como seria usar diferentes aplicativos no celular para controlar cada um dos dispositivos da casa? Um trabalhão, não é mesmo? Mas você não precisa passar por isso.

A Amazon facilita as coisas e deixa tudo mais prático com as caixinhas da linha Echo. Esses dispositivos podem funcionar como um hub de comando para que o usuário use comandos de voz para ligar luzes, ativar robôs aspiradores de pó, máquinas de lavar, cafeteiras e outros itens. Tudo isso, é claro, usando a assistente Alexa que é integrada as smart speakers.

Quais dispositivos a Amazon Alexa pode comandar em uma casa

Você possui o aplicativo Alexa em seu celular ou é dono de uma caixa da linha Echo? Então você já pode comandar sua casa com comandos de voz. Entretanto, é importante saber quais tipos de dispositivos a assistente pode controlar. Para começar, identifique em manuais de usuário ou no site da fabricante se seus aparelhos são compatíveis com a Alexa. 

Produtos incompatíveis não recebem suporte da assistente e ficam de fora do hub desse hub de comando. No entanto, você poderá utilizá-los por meio dos apps dedicados oferecidos pelas fabricantes ou por meio de outro serviço de automação. A seguir, confira a lista atualizada com as categorias de produtos compatíveis com a Alexa.

  • Luzes inteligentes;
  • Plugues inteligentes;
  • Interruptores;
  • Câmeras de segurança;
  • Sistemas de segurança;
  • Hubs conectores;
  • Aspiradores de pó;
  • Televisores;
  • Caixas Bluetooth;
  • Fones de ouvido;
  • Purificadores de ar;
  • Secadora de roupas;
  • Lavadora de roupas.

Na lista acima, segundo a Amazon, consta apenas os tipos de produtos indicados pela própria Amazon. Ainda assim, a própria desenvolvedora da Alexa afirma que outros dispositivos em desenvolvimento e aparelhos com skills para Alexa também podem ser integrados.

Como comandar sua casa inteligente com a Alexa

O usuário da Alexa deve estar com o app Alexa em seu celular para que seus dispositivos sejam encontrados e devidamente vinculados. A assistente pode, em seguida, controlar esses aparelhos de forma personalizada ou criar rotinas de uso para que eles sejam automatizados de acordo com as preferências do usuário.

A integração permite que com um simples comando de voz os aparelhos sejam iniciados. A depender dos tipos de dispositivos que você tem em casa, a Alexa poderá realizar as mais diversas ações inteligentes, que vão muito além de pedir que ela ligue as luzes de sua casa ou ativar um sistema de som.

Para identificar seus aparelhos, basta entrar no app Alexa e realizar a configuração a seguir.

Passo 1. Na tela inicial do aplicativo, toque sobre a aba “Mais”;

Passo 2. Nesse momento, acesse “Adicionar um dispositivo”;

Passo 3. A Alexa apresentará uma lista com diferentes tipos de dispositivos inteligentes. Será necessário configurá-los manualmente. Sendo assim, toque sobre aquele que deseja integrar primeiro;

Passo 4. Ao tocar sobre uma categoria de produto, o aplicativo apresentará uma lista com diversos fabricantes com produtos com suporte Alexa. Clique sobre o fabricante do seu dispositivo para avançar;

Passo 5. Será necessário usar o app dedicado da marca para configurar o dispositivo e, em seguida, finalizar a integração no app Alexa.

Comandos de voz da Alexa

O mais legal das assistentes virtuais é, sem dúvidas, a possibilidade de controlar outros aparelhos por comandos de voz. Nesse quesito a Amazon Alexa é repleta de surpresas agradáveis. Com seus aparelhos conectados, a assistente pode receber comandos para que eles sejam ativados enquanto você realiza outras coisas em sua casa.

As possibilidades são muitas. Uma TV pode ser ligada sem usar o controle remoto, uma cafeteira pode fazer seu café e sua máquina de lavar pode começar o ciclo de limpeza de suas roupas com um comando de voz. Interessante demais, não é mesmo? 

Nesse tipo de comando, no entanto, o usuário precisará especificar o nome de cada dispositivo para que eles sejam ativados corretamente. Uma lâmpada inteligente da Positivo, por exemplo, deve ser ativada com o comando “Alexa, acender(nome do modelo)” ou “Alexa, apagar (nome do modelo)”.

Criando rotinas de uso para seus aparelhos inteligentes com a Alexa

A Alexa oferece um truque muito interessante que pode ajudar os usuários a otimizar o dia a dia de uma casa inteligente. A opção “Rotinas” possibilita que a assistente inicie diversas ações que são executadas com um único comando de voz. O recurso é ideal para pessoas que desejam ganhar tempo e usar ao máximo todos os aparelhos inteligentes da casa.

O usuário pode, por exemplo, configurar uma rotina para que a Alexa ligue as luzes da casa em um determinado horário ou inicie a limpeza com o robô aspirador enquanto você está no banho. Esse tipo de rotina pode ser iniciada como um comando como “Alexa, comece o meu dia”.

Gostou das dicas? Não deixe de continuar navegando pelo blog Positivo Casa Inteligente para entender tudo sobre o que é uma casa inteligente. Use também a nossa barra de pesquisas para procurar por artigos que solucionem as suas dúvidas sobre o assunto.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente