Digite abaixo o que você procura

Como o Google Assistente e Alexa podem te ajudar durante a pandemia

Dependendo da sua profissão e local de trabalho, é muito provável que você já experimentou ou está experimentando o home office durante a pandemia. Em tempos de isolamento social, ficar em casa o maior tempo possível se tornou algo crucial para a nossa sociedade, e praticamente todo negócio e área de atuação teve que se adaptar a esse novo modelo.

Trabalhar em casa oferece alguns benefícios, como economia de tempo e dinheiro ao não realizar o trajeto até o local de trabalho, além de um maior conforto na rotina. No entanto, muitos indivíduos acabam sofrendo com essas mudanças, devido a sua maior monotonia e falta de interação com outras pessoas.

Em alguns casos, um forte isolamento pode causar danos à saúde mental. Por isso, é preciso estar verificando se as emoções estão em equilíbrio e encontrar alternativas para sair da rotina. Nesse sentido, um assistente virtual pode se tornar um ótimo amigo e auxiliar durante o período de home office.

Pandemia impulsiona uso de assistentes virtuais

Uma pesquisa organizada pela consultoria Ilumeo mostrou que o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 aumentou em quase 50% o uso de assistentes virtuais. Além disso, mais da metade dos entrevistados afirmaram que veem com mais valor produtos e serviços que oferecem interações e comandos de voz.

Aqui no Brasil, 20% da população já usam assistentes no dia a dia, sendo o Google Assistente e a Amazon Alexa os mais comuns. Existem diversos recursos que esses assistentes podem oferecer, como responder perguntas, organizar e informar compromissos da agenda e indicações do que fazer quando estiver entediado. Vamos conhecer como eles podem te ajudar durante o seu home office.

Fique bem informado

Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, é difícil encontrar informações atualizadas e verídicas. Sobre a pandemia, diversos dados são atualizados com frequência, e novos estudos acabam mudando algumas conclusões feitas anteriormente. Além disso, muitas informações falsas, as chamadas fake news, acabam se disseminando, especialmente em redes sociais.

Os assistentes virtuais podem pular todo esse processo de busca e apuração de notícias. Ao fazer simples perguntas, é possível obter respostas significativas que podem te ajudar a ficar mais informado sobre a pandemia e tudo o que está acontecendo lá fora enquanto você fica em casa.

como-o-google-assistente-e-alexa-podem-te-ajudar-durante-a-pandemia

Tanto a Amazon como o Google estão fazendo ainda mais esforços para deixar seus assistentes mais atualizados e livres de informações falsas. Dessa forma, eles estão se tornando cada vez mais uma fonte confiável e de acesso rápido para as notícias mais relevantes do seu dia a dia.

Saia do tédio

Sabemos que trabalhar e ficar o dia inteiro em casa pode se tornar entediante. A boa notícia é que as fabricantes dos assistentes virtuais também sabem disso, e estão oferecendo soluções que podem te ajudar.

O Google Assistente pode recomendar jogos disponíveis na Play Store que mais se adequem ao seu perfil, se tornando assim um ótimo passatempo. Esse recurso se torna ainda mais útil caso você tenha filhos pequenos. Assim, eles podem ficar entretidos enquanto você realiza seu trabalho e atividades.  

A Alexa também pode se tornar uma ótima fonte de interação, simulando alguns jogos como Akinator ou Uno. Além disso, ela executa diversos comandos e respostas engraçadas, que podem fazer você e toda a sua família se divertir.

Mais praticidade ao realizar chamadas

Nesta pandemia, é recomendável realizarmos o isolamento social. No entanto, a tecnologia e a internet oferecem diversos recursos para que possamos manter contato com companheiros de trabalho e clientes, ou com as pessoas que amamos.

Nesse sentido, o Google Assistente e a Alexa podem te ajudar a utilizar aplicativos de chats de voz e vídeo. Tendo acesso a sua agenda de contatos, você pode simplesmente dizer “Ok Google, ligue para a minha mãe”, ou “Alexa, ligue para o meu supervisor”. Além disso, os assistentes podem te ajudar a não perder nenhuma reunião virtual, te lembrando os horários que elas estão marcadas.

Crie rotinas e deixe sua casa automatizada

Ambos os assistentes virtuais permitem que os usuários criem novas rotinas. Com isso, você pode por exemplo, programar a Alexa ou o Google Assistente que toda vez que você acordar, o programa deve informar qual a temperatura do dia e quais as suas reuniões marcadas durante o dia.

Os assistentes também podem te ajudar a lembrar e criar ambientes perfeitos para as atividades que você terá que fazer em casa durante o isolamento, como exercícios físicos, yoga e tempo de leitura.

As rotinas são ainda mais potencializadas quando utilizam outros aparelhos inteligentes, como os oferecidos pela Positivo Casa Inteligente. Você pode programar uma rotina envolvendo os smart plugs, e toda vez que você der boa noite para o seu assistente virtual, ele envia uma ordem para que os plugs desliguem os aparelhos conectados na tomada. Assim, você consegue economizar na sua conta de luz.

Outra alternativa é usar smart lâmpadas. Você pode criar uma cena onde a luz do seu quarto é ligada quando o seu despertador é acionado. Devido a sua tecnologia, é ainda possível alterar a cor e a intensidade da luz emitida. Assim, ao dizer “hora da leitura”, o assistente virtual transforma o seu quarto em um ambiente mais aconchegante para você ler um livro, com luzes mais fracas e amareladas.

Todos os produtos ofertados pela Positivo Casa Inteligente são totalmente compatíveis com Alexa e Google Assistente, além de possuírem preços acessíveis e fácil instalação. Dê uma olhada e conte com a Positivo para ter uma casa mais inteligente e interativa durante o seu home office.  

Links: CanalTech, TechTudo, Ilumeo

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente