Apesar de oferecer ótimos benefícios, uma casa inteligente pode estar…
Casa mais segura: 3 dicas para proteger a sua casa nas férias de verão
Uma viagem é um momento que dedicamos exclusivamente ao lazer, deixando a correria do dia a dia de lado para relaxar e renovar as forças. Porém, para quem mora em casa, esse período pode acabar não sendo tão tranquilo quanto se espera, já que existe uma preocupação constante em deixar a residência vazia. Com tantos problemas de segurança pública que ainda precisamos enfrentar, os riscos de invasões e furtos são reais, então esse medo acaba não sendo infundado.
O que muita gente não sabe é que existe uma forma muito simples de reforçar a segurança da sua casa e garantir total tranquilidade quando precisar passar vários dias fora: transformando seu lar em uma smart home. Os recursos de monitoramento e controle à distância desses dispositivos acabam se tornando um grande aliado do morador nessas situações, já que permite que ele fique de olho na casa mesmo estando a milhares de quilômetros dela. Basta manter todos os dispositivos inteligentes conectados à rede Wi-Fi doméstica e garantir acesso à internet pelo smartphone para usufruir desses benefícios.
A seguir, listamos quais os melhores dispositivos smart para proteger sua casa nas férias. Confira:
Câmeras de segurança smart
O acessório número um para dar um upgrade na segurança da sua residência certamente são as câmeras de segurança, que também se encaixam como um dos dispositivos mais tradicionais do gênero. O diferencial dos modelos inteligentes é que eles dispensam todo aquele cabeamento que era necessário para fazer as câmeras funcionarem, inclusive a necessidade de um monitor para transmitir as imagens. Só será preciso garantir uma boa conexão com a internet e um smartphone.
Uma vez que a câmera for posicionada e ligada à rede Wi-Fi, é possível monitorar suas imagens diretamente pela tela do celular, que recebe uma transmissão em tempo real. Além disso, não é necessário nem sequer estar em casa para isso, pois como tudo é feito com a ajuda da internet, o acesso remoto é garantido e facilita ainda mais todo o processo.
Os modelos inteligentes costumam ser vendidos por unidade, então basta definir pontos estratégicos da casa que necessitem de monitoramento para comprar a quantidade ideal. O mais indicado é posicionar as câmeras em locais passíveis de invasão como fundos da casa, garagem e outras portas de acesso.
Sensor de presença
As câmeras de segurança são eficazes, mas somente elas não dão garantia total de uma casa 100% segura. Outra vantagem das tecnologias smart é que elas podem criar um ecossistema de dispositivos controlado por um único ponto, que no caso seria o seu smartphone. Sendo assim, é possível combinar diversos aparelhos e ter total controle de cada um deles de forma remota, garantindo mais tranquilidade quando estiver viajando.
Para auxiliar as câmeras na tarefa de proteger sua casa, instalar alguns sensores de presença também é altamente recomendado. Apesar de terem uma função mais simples, eles também são eficazes na hora de afugentar possíveis invasores, pois elas acendem a luz do local ao menor sinal de presença, o que acaba servindo como um sinal de alerta. Ainda que não tenha ninguém em casa, existe a chance do criminoso se assustar e fugir. Os sensores de presença também podem ser combinados com o próximo dispositivo da nossa lista, como veremos a seguir. O ideal é que sejam posicionados no exterior da casa, em locais como garagem, quintal e nos fundos.
Uma outra alternativa que também ajuda a afastar invasores é programar uma rotina de iluminação com a ajuda de lâmpadas LED smart. Os modelos inteligentes de lâmpadas podem ser programados para funcionarem em horários pré-determinados, dessa forma sendo possível acender e apagar automaticamente, transmitindo a impressão de que tem alguém em casa. Além de ser convincente e tornar a residência mais segura, também evita desperdícios, já que não será necessário deixar as luzes ligadas 24 horas por dia.

Sistema de alarmes
O sistema de alarmes também é um clássico da segurança doméstica e aqui também faz toda a diferença. Do nada adianta poder monitorar tudo se não existe alguma forma de afugentar invasores quando estamos fora, então para complementar a luz do sensor de presença, é indicado colocar alguma coisa que também faça barulho e chame a atenção dos vizinhos.
Um sistema de alarmes funciona da mesma forma que o sensor de presença, porém ele dispara um aviso sonoro quando for transgredido. No caso do modelo smart, o morador receberá uma notificação no smartphone de que o alarme disparou, assim possibilitando que chame a polícia imediatamente. O ideal é implementá-lo na parte interna da casa, em portas ou janelas dos cômodos com acesso ao exterior. Só é preciso tomar cuidado com animais de estimação, evitando deixar que tenham acesso a esses cômodos para que não disparem o alarme por acidente.
Agora que você já sabe como usar a tecnologia inteligente para tornar sua casa mais segura, não deixe de conferir a linha de dispositivos smart da Positivo Casa Inteligente!