Digite abaixo o que você procura

O que são sensores e como eles funcionam?

Os sensores já são uma tecnologia um tanto antiga utilizada para diferentes fins. Seja para uso doméstico ou até mesmo empresarial, com o tempo novos modelos foram sendo lançados no mercado, sempre trazendo formas mais modernas e atualizadas de se realizar suas principais funções. Hoje em dia, alguns sensores já foram até mesmo combinados com todos os recursos e vantagens das tecnologias inteligentes, como veremos melhor adiante.

No geral, todo tipo de sensor é um dispositivo que detecta determinados estímulos e desencadeia reações específicas a partir disso. O que diferencia um do outro é justamente o tipo de estímulo que eles respondem, que pode variar entre calor, luz, movimentos, pressão etc. A ação também varia de acordo com a finalidade do produto, então existem sensores capazes de iluminar, outros que reforçam a segurança do local, que abrem portas e por aí vai.

A seguir, vamos conhecer quais são os diferentes tipos de sensores, como eles funcionam e qual seria o mais indicado para você, de acordo com suas principais necessidades.

Tipos de sensores

Como explicado anteriormente, o principal diferencial de um sensor é o tipo de estímulo que ele é capaz de detectar, existindo uma boa variedade com diferentes tecnologias. Confira quais são os principais:

Sensor mecânico

Esses são um dos mais populares no nosso dia a dia, pois são os responsáveis por detectar qualquer tipo de movimentação ao redor. Através de recursos mecânicos, é possível realizar algumas funções na presença de qualquer pessoa, como acender uma ou várias luzes, abrir portas automaticamente e coisas do tipo. É algo que vemos de forma recorrente em estabelecimentos públicos, como shoppings, por exemplo.

sensor-de-movimento

Já no uso doméstico, é mais comumente utilizado para iluminar certos pontos da casa na presença de pessoas, o que pode servir tanto para facilitar o dia a dia quanto para reforçar a segurança, pois também serve como sinal de alerta no caso de invasores.

Sensor elétrico

Um sensor elétrico é capaz de detectar qualquer tipo de variação na corrente e tensão elétrica da instalação local, assim sendo capaz de desempenhar funções que, em sua maioria, se resumem a proteger os aparelhos eletrônicos locais de qualquer sobrecarga e instabilidade elétrica.

Esses sensores podem ser encontrados nos protetores eletrônicos, aparelhos dedicados a proteger qualquer eletrônico conectado de variações de energia. Quando ocorre uma queda de eletricidade, eles automaticamente desligam para evitar que os dispositivos sejam danificados com o aumento súbito de tensão.

Sensor acústico

Esse tipo de sensor se orienta através do eco propagado na velocidade do som, mais utilizado para medir distâncias. Não é um sensor utilizado para fins domésticos, mas está presente em alguns objetos do dia a dia, como nas câmeras polaroides e em carros mais modernos, que contam com um sistema de estacionamento mais avançado e seguro. O sensor alerta o motorista quando a traseira do carro está muito próxima de alguma parede ou objeto, assim evitando batidas.

Sensor magnético

Fabricado com a ajuda de ímãs, os sensores magnéticos conseguem detectar a abertura de portas e janelas através de seus componentes de metal. Quando posicionado em algum ponto de entrada da casa, o sensor dispara um alarme sempre que sentir movimentação naquela porta ou janela, servindo como um excelente recurso contra arrombamentos e invasões.

sensor-de-abertura

Sensor térmico

Como o nome já entrega, esse sensor é capaz de captar variações na temperatura para diferentes fins. Um simples objeto como um termômetro funciona como um sensor térmico, mas em aplicações estruturais, geralmente são sensores utilizados para regular a temperatura ambiente em salas que precisam se manter em temperaturas intensas. Já para uso doméstico, não é utilizado.

Sensor óptico

O sensor óptico ou fotoelétrico funciona a partir da propagação da luz para detectar pessoas e objetos. É a tecnologia utilizada em portas de elevadores, por exemplo, assim como em outros objetos do dia a dia como mouses e leitores de código de barras. Veículos mais modernos que contam com sensores de ré também utilizam esse recurso.

Quais sensores usar na sua casa?

Agora que você já sabe qual a função de cada sensor, ficou fácil, não é? O primeiro passo é avaliar suas principais necessidades em casa e a partir disso definir que tipo de sensor atenderia melhor suas expectativas.

Quem deseja reforçar a segurança da sua residência tem múltiplas possibilidades. Os sensores mecânicos podem ajudar a manter o exterior da casa mais seguro, iluminando pontos estratégicos com o menor dos movimentos. Já os sensores magnéticos são a melhor alternativa para quem quer eliminar algumas vulnerabilidades do local, como portas e janelas isoladas que podem ser arrombadas com mais facilidade.

Para quem deseja uma alternativa mais avançada, ainda existem os sensores de alarme smart, que garantem toda a segurança esperada e ainda podem ser controlados remotamente pelo smartphone do morador. Quando disparados, eles emitem um alerta no celular da pessoa, permitindo que ela tome providências ou chame a polícia até mesmo quando não estiver em casa.

A Positivo Casa Inteligente disponibiliza uma variedade de sensores em sua linha de produtos para smart homes. Não deixe de dar uma olhada!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente