Digite abaixo o que você procura

Como serão as casas inteligentes do futuro com a chegada do 5G?

O 5G está cada dia mais próximo de ser finalmente implementado no Brasil e as expectativas são altas. Sendo a última tecnologia do mercado em termos de redes móveis, o 5G pode atingir velocidades até 100 vezes maiores que as do 4G, com latência (tempo de envio e recepção de dados) igualmente surpreendente. Nos países mais desenvolvidos em que já foi lançado, os avanços foram imensos, especialmente no que envolve o uso de tecnologias inteligentes.

Em uma cidade com 5G, milhares de dispositivos podem se conectar à mesma rede sem interferências nem quedas de conexão. Por conta disso, será possível automatizar muito mais coisas através de aparelhos smart, que hoje já protagonizam as casas inteligentes. Graças ao seu grande poder de latência e velocidade que pode atingir até 100 gigabits, a troca de informações constante entre esses dispositivos será mais fácil do que nunca.

Muitos avanços mais ambiciosos envolvendo tecnologias smart ainda estão em fase de planejamento e desenvolvimento, mas as casas inteligentes já poderão usufruir de todas as vantagens do 5G logo de cara. Confira o que muda:

O que é uma casa inteligente?

como-serão-as-casas-inteligentes-do-futuro-com-a-chegada-do-5g-casa-inteligente

Antes de tudo, é importante entendermos todo o conceito de smart home e o que é Internet das Coisas (IoT), dois fatores diretamente ligados que serão altamente impactados pela chegada do 5G. Uma casa inteligente é uma residência comum, porém equipada com dispositivos smart, que podem ser conectados à internet para automatizar processos simples do cotidiano.

Todo aparelho smart se enquadra no que é chamado de Internet das Coisas, um conceito criado para definir um ecossistema de dispositivos que, através da internet, conseguem trocar informações constantemente e se comunicar entre si. No caso das smart homes, qualquer um desses acessórios pode ser conectado ao Wi-Fi da casa e depois ao smartphone do morador, dessa forma sendo possível controlá-lo diretamente do celular, pelo app do fabricante.

Nesse caso, temos um dispositivo inteligente (o smartphone) controlando diversos outros de forma remota e totalmente descomplicada, tudo graças à Internet das Coisas e seus recursos. Uma vez que criamos um ecossistema inteligente, é possível automatizar algumas atividades do dia a dia como definir o horário em que as lâmpadas da casa funcionarão, que determinados eletroeletrônicos serão ligados e coisas do tipo. Toda essa rotina é controlada por outros dispositivos, então acaba sendo algo prático que facilita muito nossa vida.

Quem possui algum assistente virtual em casa como a Alexa da Amazon ou o Google Assistente (disponível em qualquer dispositivo Android) ainda pode ir além e implementar comandos de voz para controlar seu ecossistema. Na prática funciona da mesma forma, porém quem controlará cada dispositivo será seu assistente de acordo com as ordens que lhe forem dadas. Tudo isso é possível em uma casa inteligente.

O que muda com o 5G?

como-serão-as-casas-inteligentes-do-futuro-com-a-chegada-do-5g-internet

Como já enfatizado, o 5G dá um salto no quesito de velocidade e latência, dois pontos essenciais para quem possui dispositivos smart em casa. Hoje em dia, as pessoas ainda sofrem de complicações em suas redes domésticas relacionadas a lentidão e quedas de conexão, especialmente pelo excesso de dispositivos conectados e a distância do roteador para alguns cômodos da casa, fazendo com que a internet não funcione bem em qualquer ponto da residência.

Tudo isso interfere negativamente no desempenho das tecnologias inteligentes, pois elas necessitam estar conectadas 24 horas por dia para manter suas funções ativas e o excesso de dispositivos ligados na mesma rede pode ser um problema. O 5G promete eliminar de vez essas questões, pois garantirá uma excelente conexão de qualquer lugar que estivermos e quem ainda morar em uma região com cobertura de rede ainda poderá usufruir de todo o potencial da sua internet de qualquer lugar da casa.

Um dos grandes atrativos das casas inteligentes é poder controlar todo dispositivo smart conectado de qualquer lugar, mesmo quando não estiver em casa. Com o 5G, a resposta será praticamente instantânea, devido a sua baixa latência e velocidade de transmissão de dados, então apagar uma luz, trancar uma porta ou desligar qualquer outra coisa fora de casa se tornará ainda mais fácil do que é agora.

Por último e não menos importante, a popularização da tecnologia 5G certamente servirá de estímulo para que novos dispositivos inteligentes sejam desenvolvidos, permitindo que automatizemos ainda mais nossas casas em um futuro nem tão distante. Hoje já existe uma variedade considerável de elementos que podemos automatizar, mas a tendência é que esse ecossistema inteligente seja ainda mais expandido, sempre visando tornar nosso dia a dia mais prático.

O 5G ainda está em fase de preparação no Brasil, mas já é possível ir se preparando e montando sua casa inteligente para, quando o momento chegar, começar a usufruir dessa tecnologia em sua totalidade. A Positivo Casa Inteligente trabalha com uma série de dispositivos de máxima qualidade para quem busca facilidade e praticidade no seu dia a dia. Visite nosso site e saiba mais!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente