Digite abaixo o que você procura

O que é Internet das Coisas (IoT)

4 de dezembro de 2021

Hoje em dia não é incomum termos um celular, uma televisão ou até uma geladeira que podem ser conectados à internet e desempenhar diversas funções que vão além do seu propósito mais básico. De uns anos para cá, as tecnologias inteligentes foram sendo integradas em nossas vidas gradativamente e hoje já desempenham um papel fundamental em nosso dia a dia. É até difícil imaginar como seria a nossa vida sem toda a praticidade que a internet e suas tecnologias nos proporcionam, não é mesmo?

Contudo, a tendência é que a internet não esteja integrada somente nestes aparelhos que dependem dela para desempenhar suas funções, como é o caso dos smartphones, computadores e outros. No futuro, basicamente tudo ganhará o status de dispositivo inteligente e poderá se conectar à rede, dessa forma trocando informações constantemente com milhares de dispositivos simultaneamente. Essa é a premissa básica do conceito que chamamos de Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things, do inglês).

A Internet das Coisas é a fusão do mundo físico com o digital e pouco a pouco já está sendo implementada no nosso cotidiano. Entenda melhor do que se trata este fenômeno e como ele pode revolucionar o futuro.

Um mundo mais conectado

Para entendermos melhor o que é a IoT, primeiro precisamos entender como funcionam as tecnologias inteligentes e onde elas já estão sendo aplicadas. O termo smart se refere justamente à capacidade de um dispositivo de se conectar à internet para obter informações e realizar algumas atividades. Com o tempo, esse recurso evoluiu para a automatização de processos, como veremos melhor a seguir.

Usando uma casa inteligente como exemplo, hoje já existem diversos dispositivos smart que outrora seria inimaginável pensar que um dia eles poderiam se conectar à internet. Além de televisores e outros eletrodomésticos, já é possível encontrar lâmpadas, fechaduras e até tomadas inteligentes. Quando conectados à rede, é possível controlá-los através de outro dispositivo smart, como um celular, por exemplo, e assim programá-los para desempenhar algumas funções automaticamente, sem a necessidade de serem diretamente controlados.

Tudo isso é possível graças aos avanços da Internet das Coisas, que permite que equipamentos banais possam ser integrados à web. A premissa é criar uma grande rede de dispositivos, todos conectados e desempenhando suas respectivas funções, porém de uma forma única e em perfeita harmonia. Boa parte desse conceito já está em vigor há algum tempo, mas os planos para o futuro são ainda mais ambiciosos e vão além de ter total controle da nossa casa na palma da mão, como é o caso das smart homes.

Enquanto boa parte do nosso cotidiano domiciliar e até mesmo outras questões fora de casa já foram consideravelmente facilitadas pelas tecnologias inteligentes, o setor tecnológico continua trabalhando arduamente para fazer disso um recurso global, que em breve poderá ser aplicado em empresas e até mesmo em cidades inteiras.

internet-das-coisas-o-que-e

Qual o futuro da Internet das Coisas?

Sabe aqueles filmes de ficção científica onde aparelhos tecnológicos funcionam sozinhos e existem até carros que se dirigem sem precisar de um motorista? Nós não estamos muito longe dessa realidade e, graças à Internet das Coisas, esse momento está cada vez mais próximo. Já existem projetos urbanísticos das chamadas Cidades Inteligentes, que usarão toda essa tecnologia para controlar basicamente tudo de uma forma mais eficiente e sustentável.

Quando isso se tornar realidade, poderemos ver semáforos que não funcionam de forma pré-programada, mas que abrem e fecham a passagem de acordo com o fluxo de trânsito; também teremos carros inteligentes que poderão nos levar para qualquer lugar sem motorista, bastando definir uma rota. Ciclovias inteligentes, um sistema de reaproveitamento de água e muitos outros avanços revolucionários poderão se tornar realidade, mas é claro que isso exigirá uma grande infraestrutura tecnológica em toda a área urbana, com uma conexão poderosa o bastante para suportar muitos dispositivos conectados simultaneamente.

A boa notícia é que isso também já é uma realidade! A tecnologia do 5G, que já está disponível nos países mais desenvolvidos, disponibiliza a melhor conexão com a internet que o mundo já viu de qualquer lugar. Nós não estamos falando de uma rede cabeada, mas sim de internet móvel, a mesma que utilizamos no smartphone fora de casa. Com a ajuda do 5G, todos os dispositivos smart que foram citados anteriormente poderão sair do papel e se manter conectados à internet 24 horas por dia, sem interrupções e com potência suficiente para desempenharem suas funções inteligentes sem falhas.

Não menos importante, somente com o 5G também será possível aguentar milhares de dispositivos conectados à mesma rede sem prejudicar a conexão. É claro que uma tecnologia dessa proporção também exige um investimento muito alto, afinal será necessário a instalação de muitas antenas para suportar áreas imensas como os centros urbanos. No Brasil, isso já está acontecendo e o lançamento do 5G em parte do território nacional está previsto para julho de 2022.

Por isso, muito em breve todos poderão usufruir do verdadeiro potencial da Internet das Coisas, um fenômeno que chegou para mudar nossas vidas para melhor.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente